Jararaca-cruzeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jararaca-do-rabo-branco)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaBothrops neuwiedi
Bothropoides neuwiedi no Jardim Zoológico de Brasília
Bothropoides neuwiedi no Jardim Zoológico de Brasília
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Viperidae
Género: Bothrops
Espécie: B. neuwiedi
Nome binomial
Bothrops neuwiedi
Wagler, 1824

Bothrops neuwiedi, popularmente conhecida como jararaca-cruzeira, jararaca-pintada, boca-de-sapo, bocuda, jararaca-do-rabo-branco, jararaquinha, rabo-de-osso, tirapeia e urutu, é uma espécie de serpente da família Viperidae. Endêmica do Brasil, pode ser encontrada na Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.[1]

É uma serpente de até 1,15 metros. Possui coloração variável entre cinza, marrom ou pardo de acordo com a subespécie, com manchas triangulares escuras, margeadas de claro, e indivíduos jovens com a ponta da cauda branca.

Veneno[editar | editar código-fonte]

Seu veneno tem ação proteolítica. Todas as serpentes do grupo Bothrops, quando injetam o veneno, produzem sintomas semelhantes: no local da picada, sempre há dor, com aumento progressivo; a região afetada começa a inchar gradativamente e surgem manchas róseas (avermelhadas) ou cianóticas (azuladas ou arroxeadas); a seguir, surgem bolhas, que podem conter sangue no interior. Quando as reações locais se tornam mais intensas, aparece febre e podem ocorrer infecções secundárias. Nas ocorrências graves, é possível surgir vômitos, sudorese e desmaio. Nos casos benignos, o sangue coagula; já nos casos graves, torna-se incoagulável de 30 a 60 minutos depois da picada. Em situações mais severas, há perigo da queda da pressão sanguínea, com possibilidade de colapso periférico.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

Existem várias subespécies que variam basicamente na coloração e tamanho. Geralmente, a variação leva o nome do lugar de onde a serpente é endêmica.

  • Bothrops neuwiedi goyazensis
  • Bothrops neuwiedi meridionalis
  • Bothrops neuwiedi neuwiedi
  • Bothrops neuwiedi paranaensis
  • Bothrops neuwiedi urutu

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. SILVA, V.X. da; RODRIGUES, M.T. (2008). «Taxonomic revision of the Bothrops neuwiedi complex (Serpentes, Viperidae) with description of a new species». Phyllomedusa. 7 (1): 45-90 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Jararaca-cruzeira
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Jararaca-cruzeira