Jardim Botânico (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jardim Botânico
—  Bairro do Brasil  —
Pórtico do Jardim Botânico de Porto Alegre.
Pórtico do Jardim Botânico de Porto Alegre.
O Jardim Botânico dentro de Porto Alegre.
O Jardim Botânico dentro de Porto Alegre.
Município Porto Alegre
Área
 - Total 203 hectares
População
 - Total 11,494 hab (2 000)
5,163 homens
6,331 mulheres
    • Densidade 57 hab/ha/km2 
Taxa de crescimento (-) 0,6% (de 1991 a 2000)
Domicílios 4.171
Rendimento médio mensal 12,32 salários mínimos
Fonte: Não disponível

Jardim Botânico é um bairro da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela lei 2022 de 7 de dezembro de 1959.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O bairro originou-se a partir de sua principal atração, o Jardim Botânico de Porto Alegre[1] , aberto ao público em 1958. Antes da inauguração do parque, a área em que este estava situado era conhecida como Vila Russa ou Vila São Luiz[2]

Características atuais[editar | editar código-fonte]

Uma das trilhas do jardim botânico.

O desenvolvimento do bairro Jardim Botânico ocorreu através da ampliação da Avenida Ipiranga. No final da década de 1970 houve um considerável investimento em termos habitacionais com a construção do Condomínio Felizardo Furtado, onde residem cerca de quatro mil e quinhentos moradores. O condomínio é um dos mais organizados da capital, localizado em um ponto estratégico do bairro.

Outro fator de crescimento do Jardim Botânico foi o estabelecimento da sede da Escola Superior de Educação Física (ESEF), em 1963[3] . Esta instituição foi anexada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1969. Hoje, a Escola e estrutura de que dispõe estão localizadas dentro do Campus Olímpico da universidade.

É dentro do Jardim Botânico que está localizado também um dos mais completos núcleos hospitalares do Estado, o Hospital São Lucas[4] , que foi aberto ao público no ano de 1976. A instituição, administrada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), atende hoje a convênios particulares e também ao Sistema Único de Saúde. Próximo do Hospital está localizado o parque esportivo da PUCRS.

O centro de compras que mais se destaca é o Bourbon Shopping Ipiranga[5] [6] .

Pontos de referência[editar | editar código-fonte]

Áreas verdes e de lazer
Educação
Outros
  • Bourbon Shopping Ipiranga
  • 35 CTG

Limites atuais[editar | editar código-fonte]

Do ponto de convergência da Avenida Ipiranga (talvegue do Arroio Dilúvio) com a Rua General Tibúrcio; desta, pela Rua Eça de Queiroz, Rua Itaboraí e Rua Machado de Assis; desta, até encontrar a Rua Felizardo Furtado; desta, até o limite norte com o Jardim Botânico e, por este limite, sempre por uma linha reta, seca e imaginária, na direção oeste/leste, até a Avenida Cristiano Fischer; por esta, até a Avenida Ipiranga, seguindo pela linha do Arroio Dilúvio até o ponto de convergência com a Rua General Tibúrcio.

Seus bairros vizinhos são: Petrópolis, Partenon e Jardim do Salso.

Referências

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • SANHUDO, Ary Veiga. Crônicas da minha cidade. vol. 2. Porto Alegre: Editora Movimento/Instituto Estadual do Livro, 1975.
  • Dados do censo/IBGE 2000

Ligações externas[editar | editar código-fonte]