Jardim Ipiranga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jardim Ipiranga é um bairro localizado na Zona Oeste de Sorocaba. [1]

História[editar | editar código-fonte]

O Jardim Ipiranga foi fundado em 1979, nos altos das terras da antiga Fazenda Matarazzo, quando imigrantes do Sul do Estado de São Paulo e Norte do Paraná, com o êxodo rural, iniciaram invasão naquele local. Sua história começou no início da década de 80, no governo de Flávio Chaves, quando a Secretaria Social, encabeçada por Izolda Lichtentyle, e o vice-prefeito Luiz Francisco, aproveitaram uma viagem do então prefeito e atenderam os incansáveis pedidos dos moradores que viviam em situação desumana, ou seja, amontoados em barracos de madeira e lonas plásticas, sem água e esgoto céu aberto. O casal levou uma máquina da prefeitura e abriram as três primeiras ruas, dividindo terrenos para os moradores, instalaram água encanada, esgoto e luz nas casas. Os beneficiados homenagearam os benfeitores, chamando o local de "Lilu", numa alusão à suas iniciais (LI - de Lichtentyle - e Lu - de Luiz).[2]

Este apelido perdurou até o ano de 1995, quando um plebiscito promovido pelos moradores escolheu o nome de Jardim Ipiranga. [2] Outra alternativa era Parque das Mangueiras (devido a centenárias árvores de manga existentes e pertencentes à fazenda).

Diferente daquele local desprezível de antigamente, onde só havia mato e lixo, hoje o bairro é ladeado de condomínios de luxo como o Vivendas do Lago (2000), Green Vilage (2002), e outros bairros como Wanel Ville (1999), Conjunto Habitacional "Júlio de Mesquita Filho" (1991) e outros. O primeiro a ser construído na região foi o Parque Ouro Fino, que na época (1981), era um bairro fechado com muros. Neste, a maioria dos moradores eram famílias de servidores públicos. Em 2006, cerca de mil famílias residiam no local, totalizando uma média de 4.500 pessoas.

No ano de 1997, o Jornal Cruzeiro do Sul publicou uma declaração de um delegado de polícia, dizendo que o local é um dos bairros mais seguros de se morar. Não há terrenos baldios ou abandonados.

Atualmente o bairro possui boa infra-estrutura com todas as ruas asfaltadas, iluminadas, e 100% da água e esgoto encanados. Possui uma igreja católica (Sagrado Coração de Maria), e duas evangélicas (Assembleia de Deus e Deus É Amor); uma escola municipal (Prof. Irineu Leister); uma creche; um Centro de Integração Social, uma Pré-Escola, além de farmácia, açougues, minis-mercados, padarias, quitandas, papelaria, lojas de roupas e de armarinhos, sorveterias, salões de cabeleireiro, auto-eletrética, moldadora de gesso, bares tradicionais e outros. Uma filial do Santo Supermencado está instalada ao lado do bairro e, futuramente, um Terminal de Ônibus será construído na região, conforme projeto iminente na câmara municipal.

O bairro é uma mistura de gente vinda de várias cidades e residem profissionais que vão de servente de pedreiro e empregadas domésticas a advogados, músicos e jornalistas. A Uniso (Universidade de Sorocaba) possui documentos que retratam os fatos, o desenvolvimento e as personalidades do Jardim Ipiranga, conforme TCC "Ipiranga Em Close-Up", do jornalista Dirceu Gonçalves.

Cenas da novela Dance Dance Dance foram gravadas no Jardim Ipiranga.

Referências

  1. Equipe Online (21 de abril de 2013). «0 famílias do Jardim Ipiranga têm moradias Regularizadas». Consultado em 2 de novembro de 2017 
  2. a b Equipe Online (26 de dezembro de 2011). «Governador regulariza imóveis em Sorocaba». Consultado em 2 de novembro de 2017. Cópia arquivada em 2 de novembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]