Jardim Proença

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Prédios do Jardim Proença vistos a partir da Rua Proença.

O Jardim Proença, também conhecido como Proença, é um bairro nobre localizado na Zona Sul de Campinas.

Ocupa um vale, no qual passa a Av. Princesa D'Oeste, tendo nos seus limites os dois principais estádios de Campinas: o Brinco de Ouro e o Estádio Moisés Lucarelli. É um bairro tradicional da cidade de Campinas, considerado, juntamente com os bairros Nova Campinas, Cambuí e Guanabara, por ser um dos bairros de alto poder aquisitivo perto da região central de Campinas (existem outros bairros, como o Alphaville e Gramado, que também constituem a lista de bairros de alto padrão mas encontram-se em região mais afastada do Centro) e ainda com muitas casas fazendo contraste com a intensa verticalização.

História[editar | editar código-fonte]

Em terreno que hoje fica no bairro foi construída a Casa Grande e Tulha, remanescente do período canavieiro e cafeeiro[1] na cidade, entre o final do século XVIII e ao longo do século XIX. O bairro compartilha o nome com a rua na qual se inicia, uma homenagem a Antônio Manuel Proença[2], proprietário de uma fazenda na região entre o Estádio Brinco de Ouro e o Bosque São José.

Bairros dentro do Jardim Proença[editar | editar código-fonte]

Em função do fato de Campinas não ter delimitação legal e precisa dos bairros, há bairros que são desconhecidos da população em geral, em função de seu pequeno tamanho:

  1. Jardim Paulistano (parte entre a Av. Monte Castelo e o Bosque São José);
  2. Jardim Primavera (parte próxima ao Estádio Moisés Lucarelli);
  3. Jardim Novo São José (nas imediações do Bosque São José);
  4. Vila Marta (ao lado do Jardim Primavera);
  5. Vila Nova São José (próxima à linha do trem e ao Cemitério da Saudade).

Referências

  1. «Casa Grande e Tulha». Prefeitura Municipal de Campinas. Consultado em 13 de fevereiro de 2014. Arquivado do original em 22 de fevereiro de 2014 
  2. FERREIRA, Juliana. «Proença homenageia fazendeiro ilustre». EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas. Consultado em 13 de fevereiro de 2014. Arquivado do original em 25 de novembro de 2014