Jardim da Luz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Jardim da Luz
A Fonte, no centro do Jardim.
Localização Bom Retiro, São Paulo, Brasil
Tipo Público
Área 113.400 m²
Inauguração Fim do Século XIX
Administração Prefeitura de São Paulo

O Jardim da Luz é um espaço público, caracterizado como jardim público ou como um parque com 113.400 m², localizado na avenida Tiradentes, região da Luz, na cidade de São Paulo, Brasil. Está ao lado da Estação da Luz, próximo ao Museu de Arte Sacra de São Paulo e ao Departamento Histórico da Prefeitura do Município. No Jardim, encontra-se a sede da Pinacoteca de São Paulo.

Originalmente um jardim botânico, foi transformado em jardim público no fim do século XIX.

Em 1900 foi aí inaugurada a sede do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, prédio que atualmente abriga a supracitada Pinacoteca.

Durante grande parte do século XX o Jardim passou um grave período de degradação, servindo de zona de prostituição e tráfico de drogas. A situação reverteu-se com uma política de revitalização da região central levada a cabo pelo Governo do Estado cujos resultados foram, entre outros, a instalação de esculturas ao longo do parque, reforma da Pinacoteca, maior policiamento e valorização da região.

Visão superior da Praça da Luz, foto tirada do 3º andar do Museu da Língua Portuguesa - 2006.

Localização[editar | editar código-fonte]

Rua Ribeiro de Lima, 99

Bairro do Bom Retiro

Ligações externas[editar | editar código-fonte]