Jared Leto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde julho de 2012)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Jared Leto
Jared no Festival de Venise em 2009
Informação geral
Nome completo Jared Leto
Nascimento 26 de dezembro de 1971 (42 anos)
Origem Bossier City, Louisiana
País  Estados Unidos
Gênero(s) Rock
Ocupação(ões) Vocalista, Compositor, Diretor, Produtor, Ator
Instrumento(s) Vocal, Guitarra, Violão, Baixo
Período em atividade 1992 - presente
Afiliação(ões) 30 Seconds to Mars
Página oficial 30 Seconds to Mars
Jared Leto

Jared Leto (Bossier City, 26 de dezembro de 1971) é um ator americano e vocalista da banda 30 Seconds to Mars e vencedor, entre outros, do Oscar e do Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel "Rayon" no filme Dallas Buyers Club[1] Venceu também diversos prêmios musicais com sua banda por sua carreira como músico, incluindo vários VMA e EMA.[2]

Início de vida[editar | editar código-fonte]

Jared Leto teve uma infância conturbada. Sua mãe, Constance Leto , se divorciou de seu pai quando Jared tinha apenas dois anos. Sua mãe casou novamente, desta vez com um italiano, do qual ele e seu irmão Shannon Leto adquiriram o sobrenome Leto; a partir daí passaram a mudar-se constantemente, chegando a morar no Colorado, Virginia, Wyoming e até no Haiti. Seu pai logo se casou de novo e morreu em um acidente (boatos dizem que foi em um incêndio). Jared teve seu primeiro emprego aos 12 anos - era lavador de pratos - mas seu salário era de apenas £ 1,57. Foi também aos 12 anos que Jared comprou sua primeira guitarra, provavelmente não com o dinheiro de seu salário, entretanto, o primeiro instrumento que aprendeu a tocar foi um velho piano quebrado, quando ainda era criança. Constance Leto sempre incentivou a arte de seus filhos, recentemente em uma entrevista com a revista Kerrang! Jared disse "Eu cresci em um ambiente de atores, músicos, fotógrafos, artistas e pessoas diferentes teatrais" ... ". Através desta atmosfera não houve quaisquer fronteiras claras e linhas retas, "Estávamos proclamando uma liberdade de criação e auto-expressão". Ele cresceu tocando e cantando rock clássico de Pink Floyd a Led Zeppelin. Jared abandonou brevemente a escola no 10° ano, depois decidiu voltar e se concentrar em sua educação no privado Flint Hill School em Oakton, Virgínia, mas formou-se Escola Preparatória de Emerson, em Washington DC, em 1989. Quando ele terminou o ensino, matriculou-se na Universidade de Artes da Filadélfia, queria ser pintor, mas desistiu no início e se transferiu para a New York School of Visual Arts, onde se formou em cinema.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Música[editar | editar código-fonte]

Jared Leto em 2009.

Em 2002 Jared lançou nacionalmente o primeiro álbum da sua banda "30 Seconds To Mars". A banda chegou a fazer shows em todo território nacional, Canadá e Inglaterra para promover o álbum.

Em 2005 lançaram "A Beautiful Lie" (no Brasil em 2007) que foi um sucesso de vendas. Em 2006 a banda de Jared foi nomeada para o VMA de melhor videoclip de Rock com o The Kill, junto de bandas como Red Hot Chili Peppers e Green Day, mas a grande vencedora foi a banda AFI.

30 Seconds to Mars também receberam indicações para melhor videoclip do MTV2 Awards, video inspirado no filme e Princípe das Trevas no Fuse Chainsaw Awards. A Banda saiu vencedora em todas as categorias batendo nomes de peso como Franz Ferdinand, Fall Out Boy, My Chemical Romance e AFI

Também em 2008 sua banda 30 seconds to mars foi nomeado para a categoria de Best rock band com A Beautiful lie e para Best video Star também com A Beautiful lie do qual a banda saiu vencedora e levou esses 2 prémios para casa.

Em 2009 lançaram o CD "This is War"(Isto é Guerra), é o terceiro álbum gravado em estúdio da banda, que foi lançado em 8 de Dezembro de 2009. This Is War será o primeiro álbum gravado em estúdio em quatro anos desde A Beautiful Lie, lançado em 2005.

Em 2010 a banda foi indicada em duas categorias do VMA - Video Music Award (MTV); Melhor Video Clip de Rock e Melhor Video Clip do Ano. Apesar de não acreditarem que levariam o prêmio - segundo o próprio vocalista declarou em entrevista no programa Chelsea Lately - a banda garantiu o troféu na primeira categoria pelo clip "Kings and Queens". Já o prêmio de Melhor Video Clip do Ano ficou com Lady Gaga.

Também em 2010 a banda levou o prêmio no EMA - Europe Music Award (MTV); como Melhor Rock, concorrendo com várias bandas, entre elas Kings Of Leon, Muse e Linkin Park.

Em 2011 mais uma vez a banda foi indicada ao EMA nas Categorias, Maiores Fãs, Melhor Alternativo e Melhor Show World Stage, vencendo nas Categorias Melhor alternativo e Melhor Show World Stage.[3]

Em maio de 2013 o 30 Seconds To Mars lança seu quarto álbum de estúdio intitulado Love, Lust, Faith and Dreams, o álbum debutou no Top 10 de 18 países em sua semana de lançamento, chegando ao numero #6 Da Billboard Hot 100, o primeiro single escolhido foi Up in The Air a música foi lançada ao espaço para seu lançamento em uma capsula do ônibus espacial da Nasa. O Clipe da música concorreu em 3 categorias do VMA 2013, Melhor Video De Rock, Melhor direção de Arte e Melhor Cinematografia, contudo venceu na categoria "Melhor Video De Rock[4]

No mesmo ano a banda recebeu 3 indicações ao EMA 2013, Melhor Alternativo, Melhores Fãs e Video do Ano com Up In The Air, vencendo na categoria "Melhor Banda Alternativa.

Ainda em 2013, o site Google revelou que a Love, Lust, Faith and Dreams Tour, turnê atual da banda foi a mais procurada do ano no site nos Estados Unidos.[5]

Discografia[editar | editar código-fonte]

30 Seconds to Mars

Cinema[editar | editar código-fonte]

Jared Leto
Leto em Soho Square com Thirty Seconds to Mars em 2013..
Nome completo Jared Joseph Leto
Nascimento 26 de dezembro de 1971 (42 anos)
Bossier City, Louisiana  Estados Unidos
Ocupação Ator, Cantor
Oscares da Academia
Melhor Ator Coadjuvante
2014 – Dallas Buyers Club
Prêmios Globo de Ouro
Melhor Ator Coadjuvante
2014 – Dallas Buyers Club
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Ator Coadjuvante
2014 - Dallas Buyers Club
Outros prêmios
Critics Choices Award de melhor ator coadjuvante em cinema
2014 - Dallas Buyers Club

Além de músico, Jared trabalha com atuação. Em 1992 mudou-se para Los Angeles procurando a vida de ator, sem dinheiro nenhum, chegando a morar num abrigo. Conseguiu papéis pequenos em dois episódios da série "Camp Wilder", e, dois anos depois conseguiu o papel de Jordan Catalano na série "My So-Called Life" - no Brasil conhecida como "Minha Vida de Cão" (Multishow) onde interpretava o objecto de desejo da actriz Claire Danes. A partir daí Jared passou a ser conhecido nacionalmente. A série foi cancelada no final da primeira temporada. Em 1995, Jared iniciou a sua carreira cinematográfica. O primeiro filme que participou foi "How to Make an American Quilt", no qual faz um papel pequeno, mas de grande importância no filme. Em 1996, Jared ganhou relevo e actuou como protagonista em "Cool and the Crazy" e "The Last of the High Kings".

Em 1998, ele participou no filme Lenda Urbana, no qual fazia um dos papéis principais. Mas Jared passou a ser conhecido mundialmente pelo filme "Requiem for a Dream" (2000), em que interpreta um jovem viciado em drogas que tem a sua vida revolucionada pelo uso de substâncias. Para interpretar "Harry", Jared perdeu 20 quilos para fazer a personagem o que prejudicou bastante a sua saúde.

Em 1999 Jared participou do filme Clube da Luta (Fight Club) no papel de Angel Face, um dos participantes do Clube da luta , o qual apanha muito do ator principal (Edward Norton) em uma luta até ficar com o rosto desfigurado.

Mas foi em "Alexandre, O Grande", 2004, que Jared encarou um desafio: o de interpretar Hephaestion, o par amoroso de Alexandre, interpretado por Colin Farrell. Mais tarde, em entrevista, Colin referiu que Jared fazia qualquer homem duvidar a sua heterossexualidade.

Em 2005, contracenou com Nicolas Cage no filme O Senhor das Armas, no qual desempenha o papel de Vitaly Orlov, um dos personagens principais da trama.

Em 2007, interpretou o assassino de John Lennon, Mark David Chapman em "Chapter 27". Jared ganhou quase 30 quilos para interpretá-lo, mas recuperou seu peso normal em semanas. Entretanto, o sacrifício rendeu-lhe problemas. Por causa da perda radical de peso com o término das gravações, Jared foi diagnosticado com gota.

Em 2009, interpretou o filme Mr. Nobody, onde interpretou Nemo Nobody em papel principal. O filme conta a história do ultimo mortal da Terra(Nemo Nobody), mostra como seu futuro e passado poderia ter sido diferente com apenas uma escolha.

Em 2013 Após vários anos fora do cinema por se dedicar à sua carreira como vocalista do 30 Seconds to Mars, Jared volta ao cinema no papel de Rayon, no filme Dallas Buyers Club, uma transexual portadora do vírus do HIV. A interpretação de Rayon rendeu à Leto o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante em cinema e um Oscar de 2014 na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, ele concorreu com Barkhad Abdi, de "Capitão Phillips", Bradley Cooper, de "Trapaça", Michael Fassbender, de "12 anos de escravidão" e Jonah Hill, de "O lobo de Wall Street".

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Nota
1994 My So-Called Life Jordan Catalano série de tv
Cool and the Crazy Michael
1995 How to Make an American Quilt Beck
1996 The Last of the High Kings Frankie Griffin Também conhecido como Summer Fling
1997 Prefontaine Steve Prefontaine
Switchback Lane Dixon
1998 Basil Basil
Urban Legend Paul Gardener
The Thin Red Line Second Lieutenant Whyte Indicações
Satellite Awards de melhor elenco
1999 Black and White Casey
Fight Club Angelface
Girl, Interrupted Tobias "Toby" Jacobs
2000 American Psycho Paul Allen
Sunset Strip Glen Walker
Requiem for a Dream Harry Goldfarb
2001 Sol Goode Sage "Rock Star Wannabe"
2002 Panic Room Junior
Highway Jack Hayes
2004 Alexander Heféstion
2005 Lord of War Vitaly Orlov
2006 Lonely Hearts Raymond Fernandez
2007 Chapter 27 Mark David Chapman Prêmios
Toronto International Film Festival de melhor documentário
2009 Mr. Nobody Nemo Nobody Prêmios
Puchon International Fantastic Film Festival de Melhor Performance
Pjane Shokivusy Russ Ross Awards de Melhor ator
Ohio Awards de Melhor Performance
Logan Awards de melhor ator
Johnson Garry AWARDS de Melhor Performance
Prêmio Parker Awards de Melhor Ator em Cinema
Stark de Melhor Performance
Kennedy Awards de Melhor Ator
Vancouver Awards de Melhor Ator[6]
Alecssandrah Awards de Melhor Ator - Cinema[7]
Toronto International Film Festival de melhor documentário
Ygret Filme Fesyival Awards de melhor ator
Diana de Melhor Elenco em Cinema
Sarg Hyry Awards de melhor ator
Prêmio Valerie de Melhor Ator
Acadêmia Garryson de Cinema Awards de Melhor Ator
Areltt Vonoshe-Derpadieu Awards de Melhor Revelação
Prêmio da Critica Americana Central de Melhor Ator
Angelo Awards de Melhor Ator
Prêmio do Festival Russo de Melhor Ator
AFI Awards de Melhor Ator
Dallas-Fort Worth Film Critics Association de melhor ator
Central Ohio Film Critics Association Award for Actor of the Year de melhor ator
Jury Award for Best Actor at the Ft. Lauderdale International Film Festival de melhor ator
Jury Award for Best Actor at the Ft. Lauderdale International Film Festival de melhor Revelação
Jury Award for Best Actor at the Ft. Lauderdale International Film Festival de melhor Filme
Jury Award for Best Actor at the Ft. Lauderdale International Film Festival de melhor ator
Jury Award for Best Actor at the Ft. Lauderdale International Film Festival de melhor Produtor em Filem Estrangeiro
Jury Award for Best Actor at the Ft. Lauderdale International Film Festival de melhor Revelação do Ano Jared Leto
2013 Dallas Buyers Club Rayon Prêmios
Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante - Cinema
SAG Awards de melhor ator coadjuvante
Satellite Award de melhor ator Coadjuvante
Broadcast Film Critics Association Award de melhor ator coadjuvante
Independent Spirit Awards de melhor ator coadjuvante
Óscar de melhor ator coadjuvante
Washington D.C. Area Film Critics Association de melhor ator coadjuvante

Phoenix Film Critics Society de melhor ator coadjuvante
Las Vegas Film Critics Society Awards de melhor ator coadjuvante
Florida Film Critics Circle Awards de melhor ator coadjuvante
New York Film Critics Circle de melhor ator coadjuvante
Indicações
SAG Awards de melhor elenco em cinema
MTV Movie Awards - Melhor transformação

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Filme Resultado
2014 Melhor ator (coadjuvante/secundário) Dallas Buyers Club Venceu

Globo de Ouro Golden Globe icon.svg[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Filme Resultado
2014 Melhor ator (coadjuvante/secundário) Dallas Buyers Club Venceu

Screen Actors Guild Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Filme Resultado
2014 Melhor ator (coadjuvante/secundário) Dallas Buyers Club Venceu
2014 Melhor ator Melhor Elenco Dallas Buyers Club Indicado


Critics' Choice em cinema para melhor ator coadjuvante[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Filme Resultado
2014 melhor ator coadjuvante Dallas Buyers Club Venceu

Satellite Award[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Filme Resultado
2014 Melhor Ator coadjuvante/secundário em cinema Dallas Buyers Club Venceu

Independent Spirit Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Filme Resultado
2014 Melhor Ator coadjuvante Dallas Buyers Club Venceu

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Jared Leto
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Jared Leto
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.