Jason Goes to Hell: The Final Friday

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jason Goes to Hell: The Final Friday
Sexta-Feira 13 - Parte IX (PT)
Jason Vai Para o Inferno: A Última Sexta-Feira (BR)
 Estados Unidos
1993 • cor • 90 min. min 
Direção Adam Marcus
Roteiro Jay Huguely
Adam Marcus
Elenco Kane Hodder
John D. LeMay
Kari Keegan
Steven Williams
Steven Culp
Erin Gray
Rusty Schwimmer
Allison Smith
Julie Michaels
Género terror
Idioma inglês
Cronologia
Último
Último
Sexta-Feira 13 -
Parte VIII
Jason X
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Jason Goes to Hell: The Final Friday (br: Jason Vai Para o Inferno: A Última Sexta-Feira, pt: Sexta-Feira 13 - Parte IX) Lançado em 1993, é um filme de terror, o nono e, como o título sugere, destinaria o final da série de filmes Sexta-Feira 13, mas é a primeira seqüência a ser distribuída pela New Line Cinema, e teve direção de Adam Marcus. No Brasil, é um lançamento em VHS em 1994 uma distribuição Europa Carat Home Vídeo, em São Paulo. E na TV, exibido na Rede Globo na estréia do filme em 22/06/1998 na Tela Quente a noite, e na madrugada em Intercine, e atualmente no SBT.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Jason é emboscado pelo FBI e feito em pedaços ... mas durante a autópsia no necrotério Federal em Youngstown, Ohio, o médico legista é possuído por um ser que habita o coração de Jason. Uma semana depois, Diana Kimble, uma garçonete B's Diner Joey em Crystal Lake, assiste "American Casefile do relatório sobre o desaparecimento do corpo de Jason e juiz e da morte do legista assistente e dois agentes do FBI. AC anfitrião Robert Campbell oferece o famoso caçador de recompensas Creighton Duke $ 500.000 para matar Jason, se ele está, como afirma Duque, ainda vivo. Enquanto isso, o Diner está comemorando a morte de Jason ". Diana fica cara-a-cara com o duque, que pede a sua ajuda e diz que sabe que ela "realmente é". namorado de Diana, Sheriff Landis, Duke tem levado para seu cruzador.

Naquela noite, Steven pega três caronas e leva-los em Crystal Lake para "ter um pouco de sexo antes do casamento, fumar um pouco de droga." Quando ele deixa a três, a menina ruiva é cortado com um bisturi e os outros dois são divididos aberto com um ponto. O juiz retorna ao restaurante e mata Edna, que está tendo um affair com Josh. Ele pega Josh volta para a casa Voorhees, onde ele transfere o coração mal para o deputado.

Diana fala para sua filha Jessica, que agora está namorando Casefile do americano Robert Campbell. Eles são interrompidos por agora possuído Josh, que ataca Diana. Quando ela vê o reflexo de Jason no espelho, ela atira na cabeça. Mas Josh não ficar para baixo, e Steven vem em encontrar Josh e Diana lutando. Quando ele separa Josh acidentalmente atropela Diana com uma pole-sharpening faca nas costas. Steven Josh corre através de um poker lareira e empurra-o para fora da janela. O xerife chega para encontrar Diana morta no chão. Steven protesta a sua inocência, mas quando ele olha pela janela Josh desapareceu. Steven é levado para uma cela.

Jessica chega à estação para cuidar dos negócios, e Steven vê-la - ea sua filha - enquanto ele está sendo movido. Na célula, Creighton Duke Steven dá a informação que ele precisa saber - Diana era irmã de Jason, e ele precisa de um parente de sangue para renascer em seu próprio corpo. Como Diana morreu, seu único restantes membros da família são Jessica e sua filha Stephanie. Para protegê-los, Steven sai da prisão. Ele vai à casa de Voorhees, onde ouve Robert Campbell delineando os seus planos para incrementar Casefile Jason cobertura americana com o roubo de seu corpo Diana. Mas rajadas de Josh e transfere o coração para Robert. corpo de Josh derrete e deixa Robert.

Steven alcança com Robert na casa de Jessica e atropelado. Jessica não acredita que a explicação de Steven e atira-o para fora do carro. Ela corre para a delegacia de polícia e deputado Randy é enviada para recuperar Steven. Enquanto isso, Robert começa um massacre na delegacia. Steven e Randy chegam como Robert tenta transferir o coração em Jessica. Steven rouba a arma e atira Randy Robert na cabeça. Jessica e Steven cabeça para o jantar com Robert em perseguição. Stephanie se foi, mas há uma nota que Jessica não diz Steven aproximadamente. Quando ela tira, Steven veja a nota e arma-se com um facão na parede.

Na casa de Voorhees, Creighton Duke espera com Stephanie. Ele diz Jessica só ela pode matar Jason e dá-lhe uma faca e Jessica avisa que Jason poderia ter saltado para ninguém. . . mas ele cai na adega como o xerife chega, rapidamente seguido por Randy. O xerife lunges e espeta-se sobre a faca. Então agarra Stephanie e Randy tenta transferir o coração -, mas Steven correndo e bate o facão em seu pescoço. mutado coração Jason, agora um Hellbaby, escapa através da ferida no pescoço e desce até o porão, onde ele encontra o cadáver de Diana.

Agora renascido, Jason ressurge do chão. Duke é assassinado com um abraço de morte ao tentar proteger Steven e Jessica. Steven era debatido por Jason, enquanto Jessica tentava tentava recuperar a adaga entregue por Duke. . . quem vai sobreviver para enviar Jason para o Inferno?

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Kari Keegan ... Jessica Kimble
  • John D. LeMay ... Steven Freeman
  • Kane Hodder ... Jason Voorhees
  • Steven Williams ... Creighton Duke
  • Steven Culp ... Robert Campbell
  • Erin Gray ... Diana Kimble
  • Rusty Schwimmer ... Joey B.
  • Allison Smith ... Vicki
  • Julie Michaels ... Elizabeth Marcus

Recepção[editar | editar código-fonte]

O filme recebeu críticas negativas em última instância, que actualmente detém uma classificação de 29% pobre no Rotten Tomatoes. No entanto, se saiu melhor do que a Parte 8. O filme foi elogiado, tanto para a abertura e encerramento cena.

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

O filme estreou em 1.355 cinemas fazendo R$ 7,6 milhões dólares na semana de estreia. Internamente, o filme arrecadou apenas R$ 15,9 milhões, tornando-se o terceiro mais baixo da franquia.

Outros meios de comunicação[editar | editar código-fonte]

A questão três quadrinhos adaptação de Jason Vai Para o Inferno: A Última Sexta-Feira escrito por Andy Mangels foi publicado pela Topps Comics . Como os quadrinhos são baseados em o roteiro original do filme, elementos que ficaram de fora do filme são usados ​​neles. Topps também lançou uma série de cartões comerciais para o filme.

A picada do FBI que ocorre no início do filme é prenunciada na sexta-feira o 13 º romance: Hate-Kill-Repeat, que acontece entre os eventos dos filmes sétimo e oitavo. O epílogo do livro afirma que o FBI, ao descobrir Jason Voorhees realmente existe, começaram a fazer planos para prendê-lo e "mandá-lo direto para o inferno" os eventos reais do 'sting' são revelados na sexta-feira 13 : Igreja do Divino Psicopata.

Mão com garras de Freddy Krueger está saindo do chão e tendo máscara de Jason foi uma referência para o futuro cruzamento entre os dois (Similar ao Crânio Alienígena cena em Predador 2), que tinha sido no inferno de desenvolvimento desde 1987. Foi finalmente concluída em 2003, um ano após este filme sequela .

O filme apresenta as aparições do punhal crânio e o Necronomicon da série de filmes The Evil Dead. Jason, Freddy, e Ash J. Williams (o principal protagonista dos filmes Evil Dead), mais tarde, reunir-se na série de quadrinhos Freddy vs Jason vs Ash (uma história adaptada pela roteirista Jeff Katz de um tratamento roteiro Freddy vs Jason 2, ele tinha escrito em 2004) e novamente em Freddy Vs Jason Vs Ash: The Warriors Pesadelo .

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Este foi o primeiro filme pertencente a New Line, que comprou os direitos da Paramount Pictures.
  • Os policiais que cercam Jason no princípio do filme vem de Cunningham County. Uma homenagem do diretor Marcus ao produtor da série, Sean S. Cunningham (que também dirigiu a fita original).
  • Além do próprio Jason, Kane Hodder interpretou também um dos dois agentes federais encarregados de guardar a entrada do necrotério, no começo do filme, e o braço de Freddy Krueger, que surge do chão e rouba a máscara de Jason no final do filme.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]