Jason Lewis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jason Lewis
Jason Lewis em outubro de 2007
Nascimento 25 de junho de 1971 (42 anos)
Newport Beach, Califórnia
 Estados Unidos
Ocupação Ator, modelo
Atividade 1995 - presente
IMDb: (inglês) (português)

Jason Lewis (Newport Beach, Califórnia, 25 de junho de 1971) é um ator e modelo norte-americano. Ele se tornou mundialmente conhecido após interpretar Jerry "Smith" Jerrod na série Sex and the City.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lewis nasceu em Newport Beach, Califórnia, filho de Nancy, uma enfermeira, e Lewis Gregory, um juiz;[1] os dois estão divorciados[2] Ele tem três irmãos, Sean, Katie e Nicole. Na adolescência frequentou a Los Alamitos High School, em Los Alamitos, na Califórnia. Ele freqüentou a faculdade na San Diego State University, em San Diego, Califórnia, onde se tornou um membro da Fraternidade Upsilon Delta. Seus colegas de fraternidade incluem Marc Iadanza (filho de Tony Danza) e Jack Gilardi Jr. (filho de Annette Funicello e Gilardi Jack). Após a faculdade, ele começou como modelo, primeiro em Paris e depois com status de estrela em Milão no final de 1990 para alguns dos maiores nomes da moda, incluindo Guess, Tommy Hilfiger e Hugo Boss.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Lewis apareceu em Beverly Hills, 90210 em 1997, interpretando um interesse amoroso da personagem de Valerie (Tiffani-Amber Thiessen), mas seu papel mais proeminente até o momento foi em Sex and the City, onde ele era um membro bastante regular do elenco da série em sua última temporada como o garçom que vira o jovem ator Smith Jerrod, o único homem sincero com Samantha. Ele reprisou o papel em Sex and the City: The Movie e na sua seqüência.

Lewis tem aparecido em vários filmes: My Bollywood Bride, uma comédia romântica de Bollywood, onde Jason interpreta o protagonista junto a atriz Kashmira Shah, e Mr. Brooks, um thriller, onde interpreta o oposto a Demi Moore e Kevin Costner. Ele também é conhecido na Europa por interpretar o galã do anúncio Suflair para Aero Bubbles.

Depois de aparecer no drama sobrenatural da WB Charmed, onde desempenhou o papel recorrente de Dex Lawson, um interesse amoroso (e marido breve) de Phoebe Halliwell (Alyssa Milano), foi anunciado em 5 de dezembro de 2006, de que ele seria ator convidado nos próximos episódios de Brothers & Sisters como um interesse amoroso possível para o personagem Kevin Walker de Matthew Rhys. Ele assinou para fazer sete episódios para interpretar Chad Barry, um gay enrustido e ator de ópera que acha difícil tentar desenvolver um relacionamento com Kevin, mantendo seu segredo longe da imprensa de Hollywood.[3] Ele reprisou o papel em um episódio em Abril de 2009. Ele também desempenhou um ator de novela no episódio "Living the Dream" de House, M.D.. Lewis aparece e é destaque na capa da edição-limitada do livro de mesa de café ("About Face") tirada pelo fotógrafo de celebridades John Russo e publicada pela Pixie Press Worldwide.[4] [5]

Lewis é um defensor da comunidade LGBT. Em 10 de maio de 2008, Lewis participou da GLAAD Media Awards, uma cerimônia que "reconhece e homenageia as representações justas, rigorosas e inclusivas da comunidade LGBT e de questões que afetam as suas vidas nos meios de comunicação".[6]

Lewis reprisou seu papel como Smith Jerrod em Sex and the City 2. Participou do episódio "The Wedding Bride" de How I Met Your Mother como uma estrela de um filme de ficção dentro da série.[7] . Também estrelou o filme Textuality A.K.A. "Sexting" de 2011.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Lewis no GLAAD Media Awards em 2007.
Lewis no GLAAD Media Awards em 2010.
Ano Título Papel Notas
1995 High Sierra Search and Rescue Flynn Norstedt Papel recorrente
1ª Temporada (6 episódios)
1997 Beverly Hills, 90210 Rob Andrews Papel recorrente
7ª Temporada (4 episódios)
1998 Next Stop Wonderland Rory Primeiro filme
1999 Kimberly Scott Filme
2000 The King's Guard William Filme
2001 The Elite Jason Filme
2003 CSI: Miami Jimmy Hutton "Grand Prix"
2003–2004 Sex and the City Smith Jerrod Papel recorrente
6ª Temporada (16 episódios)
2004 The Vision Blake Curta
2005 The Jacket Oficial Harrison Filme
Charmed Dex Lawson Papel recorrente
8ª Temporada (6 episódios)
2006 Brothers & Sisters Chad Barry Papel recorrente
1ª e 3ª Temporadas (8 episódios)
My Bollywood Bride Alex Filme
For One Night Mark Manning Filme para televisão
The Evidence Inspetor Rourke / Oficial Rourke TV
2007 Mr. Brooks Jesse Vialo Filme
Six Degrees Todd TV
1ª Temporada (Episódio 8)
The Death and Life of Bobby Z Bobby Z Filme
Lucifer Lúcifer Curta-metragem
Deadbox Aaron Filme
2008 The Attic John Trevor Filme
Sex and the City: The Movie Smith Jerrod Filme
House Dr. Brock Sterling / Evan Greer TV
Mogli a pezzi TV
CSI: Crime Scene Investigation Craig Hess TV
2009 Tribute Ford Sawyer Filme para televisão
The Eastmans Rick Green Filme para televisão
Rick & Steve: The Happiest Gay Couple in All the World Manfred Dax TV
So che ritornerai Tom TV
2010 Love Bites TV
How I Met Your Mother Movie Tony TV
Sex and the City 2 Smith Jerrod Filme
Idiots Apple Juice Boy Curta
The Pardon Cowboy Filme
2011 Textuality A.K.A. "Sexting" Breslin Filme

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]