Jason Reitman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jason Reitman
Jason Reitman no Toronto International Film Festival
Nascimento 19 de outubro de 1977 (36 anos)
Montreal, Canadá
Ocupação Realizador, produtor, roteirista, ator
Atividade 1977 – atualmente
Prêmios Globo de Ouro
Melhor Roteiro - Filme
2010 - Up in the Air
IMDb: (inglês)

Jason Reitman (Montreal, 19 de outubro de 1977) é um realizador, guionista, produtor e actor canadiano, mais conhecido por realizar os filmes Thank You for Smoking e Juno. Foi nomeado por duas vezes pela Óscares da Academia. É filho do também diretor Ivan Reitman.

Inicio da Vida[editar | editar código-fonte]

Reitman nasceu em Montreal, Quebec, ele é filho de Robert Geneviève, uma atriz, e também é filho do diretor de comédia de Ivan Reitman. Ele tem duas irmãs mais novas, Catherine e Caroline. Seu pai é judeu e nasceu na Checoslováquia, e sua mãe é uma cristã canadense. Quando ele era ainda uma criança, sua família se mudou para Los Angeles. Seu pai, Ivan, dirigiu varios sucesso como Ghostbusters, Twins, e Kindergarten Cop. Jason descreveu sua infância da seguinte forma:

Cquote1.svg Eu era um perdedor, um nerd, e pior de tudo tímido Cquote2.svg
Jason Reitman sobre sua infancia

No final de 1980, Reitman começou a aparecer em pequenas peças de teatro e servindo como assistente de produção nos filmes de seu pai. Ele passou um tempo nas salas de edição de filmes de seu pai, aprendendo o processo. Ao longo de seus 20 anos, em vez de aceitar ofertas para fazer filmes comerciais, Reitman começou a fazer seus próprios curtas-metragens.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 2005, o primeiro filme de Reitman Thank You for Smoking foi lançado. O filme foi um sucesso comercial e crítico. O filme arrecadou mais de 39 milhões dólares em todo o mundo, e foi indicado a dois Globos de Ouro. Depois do sucesso de Obrigado por Fumar, Reitman mencionou em uma entrevista que seu próximo filme seria a adaptação de outro livro (uma sátira de colarinho branco) em um filme. Este filme fulturamente seria Up in the Air.

Jason Reitman

Seu segundo filme, Juno, gerou grande interesse depois que estreou em 2007 no Toronto Film Festival e foi lançado nos cinemas em dezembro de 2007. Ele recebeu inúmeras críticas positivas (Roger Ebert disse que esse era seu filme favorito de 2007) e recebeu indicações ao Oscar incluindo o Oscar de melhor filme, Ellen Page foi indicada ao Oscar de melhor atriz, Diablo Cody venceu o Oscar de melhor roteiro original, e Reitman foi indicado ao Oscar de melhor diretor.

Na primavera de 2009, Reitman dirigiu Up in the Air, estrelado por George Clooney. Up in the Air é baseado em um romance escrito por Walter Kirn. O filme apresenta personagens do mundo real elenco de recém-rebaixado. Escondido dentro de um filme que parece ser sobre a terminação das empresas e da economia é um filme sobre a decisão de ficar sozinha ou não, observou Reitman em uma entrevista realizada pouco antes do lançamento nacional do filme. Sheldon Turner e Reitman ganharam o Globo de Ouro de Melhor Roteiro em 2010. Reitman recebeu ainda mais três nomeações ao Oscar nas categorias, Oscar de melhor filme, Oscar de melhor diretor e Oscar de melhor roteiro adaptado e ainda George Clooney foi indicado ao Oscar de melhor ator.

Atualmente Reitman esta trabalhando com grande parte da produção de Juno, inclusive com a roteirista Diablo Cody, em seu novo filme Young Adult que conta com Charlize Theron no elenco.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Cargo
1998 Operation Realizador
1999 H@ Realizador
2000 In God We Trust Realizador
2001 Gulp Realizador
2002 Uncle Sam Realizador
2004 Consent Realizador
2006 Thank You for Smoking Realizador e guionista
2007 The Office Realizador (serie tv)
Juno Realizador
2009 Pierre Pierre Realizador
Up in the Air Realizador
2011 Young Adult Realizador

Ligações externas[editar | editar código-fonte]