Jason Robards

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Jason Robards

Jason Nelson Robards Jr. (Chicago, 26 de julho de 1922Bridgeport, 26 de dezembro de 2000) foi um ator estadunidense de teatro, cinema e televisão.

Tornou-se famoso e respeitado pelos personagens de obras do dramaturgo Eugene O'Neill que interpretou regularmente no decorrer de sua carreira.

Jason Robards participou da segunda guerra mundial, tendo sido um dos sobreviventes do ataque japonês a Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941, razão pela qual recebeu a Navy Cross, a segunda mais alta condecoração da Marinha dos Estados Unidos da América. Foi casado com a atriz Lauren Bacall, de 1961 a 1969.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Recebeu dois Oscar na categoria de melhor ator coadjuvante, por Todos os homens do presidente, de 1976, e por Julia, de 1977, pela interpretação do escritor Dashiell Hammett, tendo ainda sido indicado por Melvin e Howard, de 1980.

Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro na categoria de melhor ator - comédia / musical por Mil Palhaços, de 1965, e teve três indicações na categoria de melhor ator coadjuvante por Todos os homens do presidente; Julia; e Melvin e Howard. Foi ainda indicado ao Globo de Ouro de melhor ator - minissérie /filme para televisão por Sakharov, de 1984.

Recebeu duas indicações ao BAFTA na categoria de melhor ator coadjuvante por Todos os homens do presidente e por Julia.

Recebeu o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes por Longa jornada noite adentro, de 1962.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]