Jason and the Argonauts

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jason and the Argonauts
Os Argonautas (PT)
Jasão e os Argonautas / Jasão e o Velo de Ouro / Jasão e o Velocino de Ouro (BR)
Honor Blackman como a Deusa Hera
 Reino Unido
 Estados Unidos

1963 • cor • 104 min 
Direção Don Chaffey
Elenco Todd Armstrong
Nancy Kovack
Niall MacGinnis
Honor Blackman
Género fantasia
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Jason and the Argonauts (no Brasil, Jasão e os Argonautas, em Portugal, Os Argonautas) é um filme dos EUA de fantasia baseado no mito de Jasão e o Velo de Ouro, da Mitologia grega, de 1963. Dirigido por Don Chaffey, em colaboração com o gênio da animação em stop motion, Ray Harryhausen, este filme é famoso pelos monstros criados e animados segundo a técnica, como as Harpias, o gigante de bronze Talos e a Hidra que guarda o Velo de Ouro. A sequência em que sete esqueletos brotam do chão e atacam os heróis ainda é considerada como uma das maiores realizações em efeitos especiais cinematográficos do Século XX. Ainda possui trilha sonora composta especialmente para o filme de Bernard Herrmann, que também trabalhou com Harryhausen em outros de seus filmes, como Mysterious Island (1961) e The Seventh Voyage of Sinbad.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Pélias ( Douglas Wilmer ), sob a proteção do deus Zeus ( Niall MacGinnis ), usurpa o trono da Tessália por invadir o palácio do rei Aristo e matá-lo; mas aprende uma profecia de que ele será derrubado por um filho de Aristo usando uma sandália. Em uma tentativa de frustrar a profecia, Pélias mata uma das filhas de Aristo, Briseis (Davinia Taylor), o que irrita a deusa Hera ( Honor Blackman ), pois o assassinato profanado seu templo. Antes Briseis é morto, ela coloca a filha recém-nascida de Aristo, Philomela - seu destino deixou desconhecido - para os braços da estátua de Hera. Enquanto isso, a criança Jason foi resgatado por um soldado de Aristo de ser levantado para a idade adulta para cumprir a profecia. Zeus, irritado por tentativa Pélias 'para confundir seus projetos, determina que Pélias cairão eo filho recém-nascido de Aristo será seu instrumento.

Vinte anos mais tarde ("mas um instante de tempo no Olimpo"), Jason ( Todd Armstrong ), o filho de Aristo crescido a masculinidade, salva Pélias de afogamento durante um encontro "acaso" (orquestrada por Hera), mas perde uma sandália para as profundezas do rio para que Pélias reconhece. Ao saber que Jason significa obter o lendário Velocino de Ouro , Pélias-ocultando sua identidade a partir da inocente Jason-incentiva-lo, na esperança de que ele vai ser morto na tentativa.

Jason é levado para o Monte Olimpo pelo deus Hermes ( Michael Gwynn ) para falar com Zeus e Hera. Hera deseja-lhe bem, mas acrescenta, como decretado por Zeus, ele só pode invocar sua ajuda cinco vezes. Ela orienta-lo a procurar o Velocino na terra de Cólquida . Zeus oferece a sua ajuda directa para Jason, mas Jason declara que ele pode organizar a viagem, construir o navio, e selecione um grupo de homens mais corajosos e capazes de toda a Grécia , mantendo uma Olimpíada. Zeus, observando-se que os mais digno da ajuda dos deuses são aqueles que menos invocá-lo, concorda e envia Jason de volta à Terra para fazer os preparativos para a aventura.

Homens de toda a Grécia competiram pela honra de se juntar Jason; homens que, por seu navio é chamado de Argo após seu construtor Argus , ( Laurence Naismith ) e seu ajudante, a deusa Hera , são dublados os Argonautas . Entre os escolhidos são Hercules ( Nigel Green ) e Hylas ( John Cairney ). Acastus ( Gary Raymond ), o filho de Pélias, é enviado pelo pai para sabotar a viagem.

Na terceira ocasião de pedir ajuda de Hera, ela orienta Jason para a Ilha de Bronze e avisa-o a tomar nada, mas disposições; mas ao mesmo tempo a explorar a ilha, Hércules rouba um broche de pino do tamanho de um dardo de uma câmara do tesouro encimada por uma estátua de Talos , que ganha vida e ataca o Argo . Jason novamente torna a Hera, que orienta-lo para abrir um tampão cilíndrico na parte de trás do calcanhar deTalo , libertando vital do último icor . Derrotado, Talos cai no chão, esmagando Hylas; depois do que Hércules se recusa a sair até que ele verifica a morte deste último. Os outros Argonautas se recusam a abandonar Hercules, para que Jason convida Hera novamente. Ela lembra Jason esta é a última vez que ela pode ajudá-lo e confirma que Hylas está morto e que Hércules não é continuar com os outros, e direciona-los a procurar o adivinho cego Phineas ( Patrick Troughton ), o qual encontram atormentado por duas harpias enviado por Zeus para castigá-lo por mal uso do seu dom de profecia ; estas fêmeas aladas roubaria Phineas 'comida deixando-o apenas restos fétidos. No retorno para aprisionar as Harpias, Phineas dá direções Jason e apresenta-o com um amuleto . Para chegar a Cólquida, eles devem navegar entre as rochas conflitantes

 que vêm junto e esmagar qualquer navio de tentar passá-los. Quando Jason compromete remo através destas rochas escuras, seu navio fica preso no mar violento. Em desespero, Jason apela ao fim dos deuses e joga presente Phineas 'para a água; após o que o deus Triton sobe de espuma do mar e mantém as rochas no local tempo suficiente para a Argo para passar. Eles pegam três sobreviventes de um outro navio, entre eles Medea (Nancy Kovack ).

Na Cólquida, Acastus e Jason discordam sobre como abordar o rei da Cólquida, e, eventualmente, lutar. Desarmado, Acastus pula no mar para escapar. Acreditando estar morto, Jasão e seus homens aceitam o convite do Rei Aeetes ( Jack Gwillim )

para uma festa, onde são capturados e presos. Posteriormente, Medéia, apaixonada por Jasão, ajuda ele e seus homens a fujir. Acastus tenta roubar o Velocino, mas é mortalmente ferido por seu guardião, Hydra,  a quem Jasão mata para pegar o velo, Aeetes, em perseguição, semeia os dentes da Hidra, depois de rezar para a Deusa Hecate, produzindo um exercito de esqueletos. Quando Medea é ferida por uma flecha na batalja, Jasão usa o velo de ouro para cura-la. Ele ordena a Argus para levar Medea para o navio, enquanto ele e dois de seus homens lutam contra os esqueletos. Quando os dois companheiros estão mortos, Jasão pula de um penhasco, caindo no mar para "Afogar os esqueletos" e foge para o navio. E começa seu retorno a Tessália, no Olimpio, Zeus e Hera diz que vai convocar Jasão novamente.

Elenco. [editar | editar código-fonte]

Partitura[editar | editar código-fonte]

Este é um dos muitos filmes com temática de fantasia mítica marcados por Bernard Herrmann . Além de ser quarta colaboração do compositor com Ray Harryhausen ( The 7th Voyage of Sinbad , Os Três Mundos de Gulliver e A Ilha Misteriosa , feita em 1958, 1960, e 1961, respectivamente), Herrmann também compôs a música para Viagem ao Centro da Terra .

Contrastando com a pontuação de todos os cadeia de Herrmann para Psicose , a trilha sonora de Jasão e os Argonautas foi feita sem uma seção de cordas. Isso deixa a metais e percussão para executar as fanfarras heróicos, e os instrumentos de sopro, juntamente com instrumentos adicionais (como a harpa) a dominar nas partes mais sutis e românticas.

Em 1995, Intrada lançou uma regravação da partitura original. A nova versão foi realizada pela American compositor / maestro Bruce Broughton , e realizada pela Sinfonia de Londres.

Diferenças da mitologia clássica[editar | editar código-fonte]

O filme difere da narrativa tradicional na mitologia grega de várias maneiras.

  • Na mitologia, os Argonautas encontraram Talos em sua viagem de regresso, depois de terem obtido o Velocino de Ouro. Ele não foi derrotado por Jason, mas por Medea lançar um feitiço sobre Talos, levando-o para remover o prego de bronze do tornozelo que manteve o ichor dentro. O mitológico Talos guardado Creta, e não o "Isle of Bronze", e não era proteger um tesouro, mas a rainha Europa .
  • Jason não foi traído por Acastus no conto clássico. Jason disse abertamente Rei Aeëtes que ele tinha vindo para o Velo. O rei prometeu Jason poderia tê-lo se ele realizou três tarefas, sabendo muito bem que eles eram impossíveis. No entanto Jason foi capaz de completar as tarefas com a ajuda de Medéia. Foi o próprio Jason que semeou os dentes do dragão no chão, não Aeëtes. Jason derrotou o exército esqueleto (a spartoi ), fazendo-os lutar entre si e destruir uns aos outros, em vez de os Argonautas lutando contra eles.
  • Medea matar seu próprio irmão, Absyrtus , para ajudar Jason ea fuga Argonautas, é omitido do filme, [ 8 ] como são os episódios com Cyzicus e os Gegeines e estadia dos Argonautas "na ilha de Lemnos . A mitologia antiga sugere Rei Aristo e Pélias eram meio-irmãos; cada partilha de uma mãe comum Tyro , onde o primeiro é um filho de seu marido Cretheus e este último, filho do deus Poseidon .
  • Rei Aeetes é o próprio pai de Medeia e Jason não matar seu tio Pélias, em vez Medéia usa sua inteligência e magia poderosa para realizar a tarefa.
  • O filme termina com uma nota alta com enredos não resolvidos e ignora a tragédia e derramamento de sangue, que marca o fim do mito.

Legado [editar | editar código-fonte]

Em abril de 2004, Empire Magazine classificou Talos como o segundo melhor filme de monstro de todos os tempos, depois de King Kong . [ 9 ]

No 1992 Academy Awards ator Tom Hanks considerado Jasão e os Argonautas para ser "o maior filme de todos os tempos".

Ray Harryhausen considerou este como seu melhor filme. [ 10 ] [ 11 ] anteriores Filmes Harryhausen tinha sido mostrado geralmente como parte de características duplas nos cinemas "B". Columbia era capaz de reservar este filme como uma única característica em muitos teatros "A" nos Estados Unidos. Escudos dos esqueletos são adornadas com desenhos de outras criaturas Harryhausen, incluindo um polvo ea cabeça do Ymir de 20 Milhões de Milhas da Terra .

O filme foi indicado a lista Top 10 Filmes de fantasia da AFI . [ 12 ] Atualmente, detém uma classificação de 96% fresco na revisão do site de cinema Rotten Tomatoes , com base em 26 avaliações. [ 13 ]

Lançamento [editar | editar código-fonte]

Columbia lançou o filme em Blu-ray (regiões A, B e C) em 6 de julho de 2010 características especiais do disco inclui dois novos comentários em áudio , uma por Peter Jackson e Randall William Cook , o outro por Harryhausen, em conversa com o seu biógrafo Tony Dalton. [ 14 

Referências [ editar ][editar | editar código-fonte]

    1. "Recursos Aluguel Top de 1963", Variety , 08 de janeiro de 1964 p 71. Por favor, note figuras são aluguel, em oposição ao total bruto.
    2. Foi a terceira vez que ela ajudou Jason. O primeiro foi quando Hera jogou Pélias de seu cavalo e arrastou-o em um rio. A segunda vez foi quando ela disse Jason sobre Cólquida.
    3. Hera aborda Zeus: "Tu és o deus de muitos homens, mas quando os homens já não acredito em você, então você voltar para nada." Zeus responde: "Você sabe que isso e ainda assim você ficar comigo." Hera sorri e diz: "Você acha fraco de mim, meu senhor?" Zeus responde: "não fraco, quase humano."
    4. Hera está plenamente consciente irritado Rei Aeëtes, não poderia ser persuadido com a razão; a deusa concebe um plano para ajudar Jason, convencendo a deusa Afrodite para convencer seu filho rebelde Eros com um brinquedo de ouro feita para Zeus por sua enfermeira Adrasteia ; Desejando o brinquedo, uma coisa tão maravilhosa que quando "você jogá-lo para cima com as mãos", ele envia uma raia flamejante no céu como uma estrela cadente, Eros dispara uma flecha em Medea ", a feiticeira de muitos feitiços e magia", fazendo-a cair no amor com Jason.
    5. Demorou Ray Harryhausen, bem mais de três meses para animar a sequência esqueleto do filme.
    6.  Argonautica , livro II; Ovídio XIII, 710; Virgil III, 211, 245
    7. Homero, A Odisséia, Livro XII, linhas 76 a 80, Tradutor Robert Fagles, Penguin Books, 1996
    8. Em uma entrevista com John Landis, John disse: "Eu notei que você deixou de fora Medea"; Ray respondeu "Nós tivemos que"
    9.  "King Kong encabeça filme Monstro poll" . BBC. 03 de abril de 2004.
    10. Jasão e os Argonautas . Culver City: Columbia TriStar Home Video, 1998.
    11.  "Jasão e os Argonautas" . Rotten Tomatoes . Flixster, Inc . Obtido 9 de janeiro de 2012 .
    12.  primeiros detalhes! Jasão e os Argonautas Bater Blu-ray

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikimedia Commons possui multimídia sobre Jasão e os Argonautas (1963 filme) .