Jay Miner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Assinatura de Jay Miner no topo de um computador Commodore Amiga 1000

Jay Glenn Miner (31 de maio de 1932 - 20 de junho de 1994) foi um famoso designer americano de circuitos integrados, conhecido principalmente pelo seu trabalho em chips multimédia e como o "pai do Amiga". Ele recebeu um BS em EECS a partir da UC Berkeley em 1959. Miner começou na indústria electrónica com um número de projetos no mundo da medicina, incluindo um pacemaker por controlo remoto. Ele mudou-se para a Atari no final de 1970. Um dos seus primeiros sucessos foi a combinar um breadboard inteiro de componentes em um único chip, conhecido como o TIA. O TIA foi o hardware de vídeo para o Atari 2600, que passaria a vender milhões.

Depois de trabalhar no TIA chefiou o projeto do follow-on chip set que viria a ser a base da família de computadores domésticos Atari de 8 bits, conhecido como ANTIC e CTIA. No início de 1980 Jay, junto com outros funcionários da Atari, fartou-se da gestão e demitiu-se. desenvolveram outro chipset numa nova empresa em Santa Clara, chamada Hi-Toro (renomeada posteriormente para Amiga Corporation), onde eles tinham liberdade criativa. Lá, eles começaram a criar um novo Motorola 68000-base consola de jogos, com o nome de código Lorraine, que pode ser actualizado para um computador. Para arrecadar dinheiro para o projeto de Lorraine, a Amiga Corporation projectou e vendeu joysticks e cartridges de jogos para consolas de jogos populares como o Atari 2600 e ColecoVision, bem como um dispositivo de entrada estranho chamado Joyboard, essencialmente um joystick. A Atari continuou a estar interessada em esforços de equipa em todo este período, e financiou com $500.000 (EUA) em troca do uso do primeiro chipset resultante.

Também no início de 1980 Jay trabalhou num projeto com Intermedics, Inc. para criar um pacemaker cardiaco baseado num microprocessador. O microprocessador foi chamado Lázaro e o pacemaker foi eventualmente chamado Cosmos. Jay foi listado co-inventor de duas patentes. Patente dos EUA 4390022, Richard V. Calfee & Jay Miner, "dispositivo

implantável com controlo de microprocessador", emitido 1983/06/28, atribuído à Intermedics, Inc. patente dos EUA 4404972, Pat L. Gordon, Richard V. Calfee & Jay Miner, "dispositivo implantável com controlo de microprocessador",emitido 1983/06/28, atribuído a Intermedics, Inc.

A crew do Amiga, persistiu com graves problemas financeiros, tinha recebido mais apoio monetário por parte dos investidores. A Amiga entrou em discussões com a Commodore. As discussões levaram a querer adquirir a Commodore Amiga de imediato, que seriam (do ponto de vista da Commodore) cancelar quaisquer contratos pendentes - incluindo a Atari Inc. '. Então, ao invés de entregar o chipset Amiga, a Commodore entregou um cheque de US $ 500.000 à Atari, em nome da Amiga, com efeito a devolução dos recursos investidos no Amiga para a conclusão do chipset Lorena.

Jay trabalhou no Commodore Amiga, durante vários anos, em Los Gatos, Califórnia. Eles fizeram um bom progresso no início, mas como a gerência da Commodore mudou, tornaram-se marginalizados e os funcionários do Amiga original foram demitidos ou excluídos na base de um-por-um, até que todo o escritório de Los Gatos foi fechado. Miner mais tarde trabalhou como consultor para a Commodore, até que foi à falência. Ele era conhecido como o "Padre" (pai) do Amiga, entre os utilizadores. Jay sempre teve o seu cão "Mitchy" (um cockapoo) com ele onde quer que fosse. Enquanto ele trabalhava na Atari, Mitchy ainda tinha o seu próprio crachá identificativo e a impressão da pata do Mitchy é visível no interior da tampa do Amiga 1000, no topo, ao lado das assinaturas dos engenheiros que trabalharam nele. Jay sofreu com problemas renais durante a maior parte de sua vida, de acordo com sua esposa, e efectuava diálise. A sua irmã doou-lhe um de seus próprios rins. Miner morreu devido a complicações de insuficiência renal com 62 anos, apenas dois meses após, a Commodore declarou falência.

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Jay Miner


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.