Jazmine Sullivan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jazmine Sullivan
Jazmine Sullivan em 2009.
Informação geral
Nome completo Jazmine Marie Sullivan
Também conhecido(a) como Jaz
J Sullivan
Nascimento 9 de Abril de 1987 (27 anos)
Origem Filadélfia, Pensilvânia, EUA
País  Estados Unidos
Gênero(s) R&B
Soul
Ocupação(ões) Cantora
Compositora
Atriz
Instrumento(s) Vocais
Período em atividade 2002 - presente
Outras ocupações Cantora
Compositora
Atriz
Gravadora(s) Jive Records
Arista
J Records
RCA Records (Presente)
Afiliação(ões) Missy Elliott
Influência(s) Missy Elliott, Brandy Norwood, Kim Burrell, Stevie Wonder, Donny Hathaway, Dorinda Clark Cole, Changing Faces.
Página oficial JazmineSullivanMusic.com

Jazmine Marie Sullivan (Filadélfia, Pennsylvania, 9 de Abril de 1987) é uma cantora e compositora Americana de R&B. Jazmine é grande amiga e colega de trabalho de Missy Elliot. Seu primeiro single, "Need U Bad", do álbum Fearless, alcançou o primeiro lugar no Billboard's Hot R&B/Hip-Hop Songs, enquanto seu segundo single, "Bust Your Windows", alcançou o quarto lugar. Elementos de diversos gêneros musicais, como reggae, dub, pop, jazz, Neo soul e doo-wop, podem ser identificados em suas músicas. Jazmine cita Kim Burrell, Lauryn Hill, Brandy Norwood, Stevie Wonder, Dorinda Clark Cole, Donny Hathaway e Changing Faces como suas principais influências.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida e criada na Philadelphia, Pennsylvania, Jazmine Sullivan é a irmã do meio entre um irmão mais velho, Donnell, e um irmão mais novo, Andre. Sua mãe, Pam, é uma antiga cantora de fundo da Philadelphia International Records. Quando tinha 5 anos, seu pai foi contratado para supervisionar o Historic Strawberry Mansion, um monumento da cidade, e sua família se mudou para lá. Ela se formou em 2005 no Philadelphia High School no curso de Creative/Performing Arts, aonde ela era a vocalista. Sullivan começou a cantar no coral infantil da Igreja e mais tarde no coral adulto. A exposição de Jazmine na música, inicialmente, foi limitada. "Eu cantava na Igreja e apareciam algumas oportunidades de contrato em gravadoras gospel, mas eu tinha 11 anos e não estava pronta para isso," ela diz. "E então, quando houve uma grande competição para crianças no McDonald's e eu tive a chance de participar cantando 'Accept What God Allows', a audiência respondeu muito bem". Inicialmente, Jazmine tinha um contrato com a Jive Records quando estava com 16 anos. Lá, ela gravou um álbum completo com o título de Break My Little Heart (Quebre Meu Pequeno Coração, em tradução livre), mas o álbum nunca foi lançado e Jazmine saiu da gravadora. Ela continuou amiga da também cantora Missy Elliott, que produziu algumas faixas do álbum, e continuou também escrevendo músicas até que ela foi contratada pela sua atual gravadora, J Records.

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

2004: Início da carreira como compositora[editar | editar código-fonte]

Antes de lançar seu primeiro álbum, Jazmine escreveu uma música e a gravou com os produtores Cool & Dre, com o título de "Say I". A música foi dada para a então namorada de Dre Christina Milian para seu terceiro álbum, So Amazin'. A música se tornou o single principal da cantora e alcançou o 13º lugar no Billboard Hot R&B/Hip-Hop Songs e 21º lugar no Hot 100 da Billboard. Após alcançar seu próprio sucesso, escrevendo seu álbum completo, Jazmine escreveu diversas canções para cantores famosos, sendo algumas delas I'm His Only Woman de Jennifer Hudson, Everything to Me de Monica, Selfish (I Want You to Myself) de Fantasia e I Don’t Know Why, But I Do de Chrisette Michele.

2008-2009: Fearless[editar | editar código-fonte]

Sullivan fez sucesso pela primeira vez quando seu primeiro single "Need U Bad" foi lançado em maio de 2008. A música alcançou primeiro lugar no Billboard Hot R&B/Hip-Hop Songs e também alcançou o 37º lugar no Billboard Hot 100. O primeiro álbum de Jazmine, Fearless, foi lançado nos Estados Unidos dia 23 de setembro de 2008. Sullivan escreveu todas as músicas do álbum, e também o produziu ao lado de Missy Elliott, Salaam Remi e Peter Edge. O álbum alcançou 1º lugar no Billboard Top R&B/Hip Hop Albums e 6º lugar no Billboard 200. O álbum está quase alcançando um certificado de Ouro do RIAA, já que vendeu mais de 517.000 cópias nos Estados Unidos até agora. Jazmine seguiu o sucesso com o seu álbum Fearless em seu segundo single, "Bust Your Windows", que foi lançado em setembro de 2008 e alcançou o quarto lugar no Billboard Hot R&B/Hip-Hop Songs e 31º no Billboard Hot 100, virando seu single de maior sucesso e também o mais polêmico, pois conta a história de uma mulher que, após traída pelo namorado, "quebra as janelas de seu carro". Jazmine já declarou em diversas entrevistas que ela realmente "quebrou as janelas" do carro de um ex-namorado que, assim como na música, a traiu, e que foi dessa situação que ela se inspirou para escrever a música. "Bust Your Windows" foi indicado para o Grammy na categoria de Melhor Canção R&B, porém não foi a vencedora. "Lions, Tigers & Bears" foi lançado como o terceiro single do álbum em dezembro de 2008. Alcançou o 10º lugar no Billboard Hot R&B/Hip-Hop Songs. Depois, Jazmine conseguiu sucesso na Europa lançando o single "Dream Big" como seu primeiro single oficial europeu, em fevereiro de 2009, apesar da música não ter repercutido como o esperado. "Dream Big", então, foi lançado como o quarto single americano em abril, mas também não obteve o sucesso esperado nos Estados Unidos. O quinto e último single do álbum foi "In Love with Another Man", lançado em agosto de 2009. Teve um sucesso moderado, alcançando o 37º lugar no Billboard Hot R&B/Hip-Hop Songs. "Switch!" seria lançado como sexto single em novembro de 2009, porém foi cancelado. Sullivan participou da música "Smoking Gun", do cantor Jadakiss, em seu álbum The Last Kiss, em 2009. Jazmine também abriu os shows de Ne-Yo em 2009, na tour de seu álbum Year of the Gentleman. Também participou da música "Champion", de Ace Hood e da música "Different Languages", de Snoop Dogg, entre outras.

2009-2011: Love Me Back[editar | editar código-fonte]

Jazmine começou a trabalhar em seu segundo álbum em 2009. Alguns produtores que contribuíram com o álbum incluem Ne-Yo, Carlos McKinney, Ryan Leslie, Lamb, sua amiga Missy Elliott e Salaam Remi, que produziu a maioria das músicas de seu primeiro álbum, "Fearless". Algumas músicas gravadas para o álbum incluem "Blow", "Don't Make Me Wait", e uma sequência para sua música de maior sucesso, "Bust Your Windows", com o título de "You Get On My Nerves", com participação de Ne-Yo. Love Me Back, o segundo álbum de Jazmine, foi lançado dia 30 de novembro de 2010. O single principal, "Holding You Down (Goin' In Circles)", foi lançado dia 10 de julho de 2010 e alcançou o terceiro lugar no Billboard Hot R&B/Hip-Hop Songs. O segundo single, "10 Seconds", foi lançado em setembro e alcançou o 31º lugar no Hot R&B/Hip-Hop Songs. O clipe da música foi lançado em 22 de novembro. "Excuse Me" estava programado para ser o terceiro single, após grande insistência de Jazmine, que já havia declarado que essa era sua música preferida do álbum, porém foi cancelado. Em dezembro de 2010, a Billboard honrou Jazmine como 'Rising Star' (Estrela em ascensão, em tradução livre) de 2010, prêmio que, em 2009, foi dado à Lady GaGa.

2011-Presente: Reality Show[editar | editar código-fonte]

Em meados de 2011, alguns meses após surpreender seus fãs ao anunciar que estava se retirando do ramo musical, pois precisava "se encontrar", Jazmine comunicou em seu Twitter oficial que começaria a gravar seu terceiro álbum. No final de março de 2014, a cantora se apresentou em um show em Londres, onde afirmou que seu novo álbum seria lançado no final do ano. Divulgou, também, em diversas entrevistas após o show, que o título do álbum é Reality Show. O primeiro single, "Dumb", com participação do rapper Meek Mill, foi lançado em 12 de maio de 2014. No dia 3 de setembro do mesmo ano, o segundo single do álbum, "Forever Don't Last", foi divulgado. Em uma entrevista para a Billboard, Jazmine revelou que "Forever Don't Last" é a "música mais pessoal" do álbum, e que ela está "basicamente chorando durante a música. É uma balada, e é a Jazmine clássica. A música é sobre superação, e por esse motivo é tão pessoal."

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Ano Informação Melhores Posições Vendas
EUA US R&B FRA
2008 Fearless
6
1
95
  • EUA: 517,000
2010 Love Me Back
15
3
45
  • EUA: 350,000
2014 Reality Show
-
-
-
  • EUA: A ser anunciado

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Canção Melhores Posições Álbum
EUA US
R&B

[1]
Hot Adult R&B

TUR
[2]
GRE
[3]
2008 Need U Bad 37 1 2 Fearless
Bust Your Windows 31 4 22
2009 Lions, Tigers & Bears 74 10 11
Dream Big 6 40
2010 Holding You Down (Goin' In Circles) 60 3 Love Me Back
10 Seconds 106 15
Excuse Me 71
2014 Dumb (feat. Meek Mill) 48 Reality Show
Forever Don't Last 49

Participações em álbuns[editar | editar código-fonte]

  • "I Am", Kindred the Family Soul (Featuring Jazmine Sullivan), Surrender to Love (2004)
  • "Selfish (I Want You to Myself)", Fantasia (Featuring Jazmine Sullivan & Missy Elliott), Free Yourself (2004)
  • "Different Languages", Snoop Dogg (Featuring Jazmine Sullivan), Malice n Wonderland (2009)
  • "Million Dolla Baby", Robin Thicke (Featuring Jazmine Sullivan), Sex Therapy (2009)
  • "Champion", Ace Hood (Featuring Rick Ross & Jazmine Sullivan), Ruthless (2009)
  • "World Tour", Wale, (Featuring Jazmine Sullivan), Attention Deficit (2009)
  • "Gonna Make It", Mary J. Blige (Featuring Jazmine Sullivan), Stronger With Each Tear (2009)
  • "Dying In Your Arms", T.I. (Featuring Jazmine Sullivan), No Mercy (2010)
  • "Cocaine", Eminem (Featuring Jazmine Sullivan), Look At Me Now (2011)
  • "Choose Up", Jah Cure (Featuring Jazmine Sullivan), World Cry (2012)
  • "You're My Everything", Robert Glasper (Featuring Bilal & Jazmine Sullivan), Black Radio 2 (2013)

Como compositora[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Jazmine fez a sua estreia como atriz no drama de ação independente Red Tails. O filme fala do primeiro esquadrão de pilotos negros a voar pelas Forças Aéreas dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Fazem também parte do filme Bryan Cranston, Cuba Gooding Jr., Terrence Howard e o cantor Ne-Yo. Jazmine interpreta Deborah 'Love Bunny' Gannett.

  • 2012: Red Tails como Deborah 'Love Bunny' Gannett

Prêmios/Indicações[editar | editar código-fonte]

  • BET Awards
    • 2009, Melhor Cantora de R&B Feminina (Indicada)
    • 2009, Melhor Nova Cantora (Indicada)
    • 2009, BET Centric Award (Vencedora)
  • Grammy Awards
    • 2009, Melhor Nova Cantora (Indicada)
    • 2009, Melhor Vocal Feminina de R&B: "Need U Bad" (Indicada)
    • 2009, Melhor Álbum de R&B Conteporânio: "Fearless" (Indicada)
    • 2009, Melhor Música de R&B: "Bust Your Windows" (Indicada)
    • 2009, Melhor Vocal Tradicional de R&B: "In Love With Another Man" (Indicada)
    • 2009, Melhor Performance em Grupo de Música R&B: "I'm His Only Woman", Jennifer Hudson & Fantasia Barrino (Indicada como compositora)
    • 2010, Melhor Vocal Feminina de R&B: "Lions, Tigers & Bears" (Indicada)
    • 2010, Melhor Música de R&B: "Lions, Tigers & Bears" (Indicada)
    • 2010, Melhor Vocal Feminina de R&B: "Everything to Me", Monica (Indicada como compositora)
    • 2011, Melhor Vocal Feminina de R&B: "Holding You Down (Goin' In Circles)" (Indicada)
    • 2013, Melhor Música de Rap: "Now or Never", Kendrick Lamar feat. Mary J. Blige (Indicada como compositora)
  • Image Awards
    • 2009, Melhor Nova Artista (Indicada)
  • Soul Train Awards
    • 2009, Melhor Nova Artista (Indicada)
    • 2009, Melhor Música de R&B: "Lions, Tigers and Bears" (Indicada)

Referências[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jazmine Sullivan