Jean-Claude Rodet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jean-Claude Rodet
Jean-Claude Rodet, em 2012
Nome completo Jean-Claude Rodet
Nascimento 1944
Saint-Vérand (Ródano)

Jean-Claude Rodet, nascido em 1944 em St-Vérand, é um escritor e cientista francès, "doctor de agricultura biologica"[1] e de medicinas alternativas naturales[2] . É autor de vários livros e numerosos artigos em diferentes revistas de saúde natural e de agricultura biológica[3] .

Rodet é fundador do Centro International de Documentação Alternativa[4] e diretor de um centro de formação profissional[5]  : o Instituto de Saúde Natural Fleury-Rodet (ISNFR) de Montreal até 2010.

Percurso profissional[editar | editar código-fonte]

Em 1977, obteve um doutoramento em Agronomia na Universidade NWLU (Reino Unido). Favorável a um aumento substancial dos rendimentos agrícolas sem uso de produtos químicos, Rodet está inscrito no anuário web de IOIA (Independente Organic Inspectors Association – USA)[6] .
Rodet age em prol duma nova medicina da nutrição : a nutriterapia. É assim que ele orienta a sua carreira nas medicinas naturais nos anos 1980 com abordagem dos "Heilpraktiker" alemãos.

Em Junho de 1983, esta solicitado pela Universidade Espírito Santo de Évora para apresentar o primeiro curso de Agricultura Biológica no departamento de Ecologia e depois, mais tarde, pelo Ministério do Emprego e da Formação profissional para organizar e ensinar o primeiro curso profissional de Agricultura biológica em Portugal (Torre de Moncorvo, Outobro/Novembro 1986).

Em 1985, é fundador (sócio n°1) da Agrobio, associação portuguesa de agricultura biológica e participa na formação dos primeiros conselheiros agrobiologistas portugueses.

Em 1988, junte-se à « Cité Écologique » no Québec – Canadá como técnico e conselheiro para acompanhar a exploração de uma estufa « High tech » de 10 000 m2 com tecnologias bio.

Em 1991, lança o Instituto Internacional de Pesquisas em Homeopatia e Bioterapias (IIRHB - Montréal, Canadá)[7] .

Em 1999, funda, no Canadá, com a sua esposa, Francine Fleury, a associação humanitária Médicos de Pé Descalço[8] sob o modelo da organização do Dr Jean-Pierre Willem[9] que iniciara a sua actividade em França em 1987.

Membro da Direção da "Fondation pour l'Avancement de la Recherche Anti-âge" (Fundação para Pesquisa Anti-Envelhecimento), promotor da redacção do guia alimentar « L’Assiette Vitalité » publicado no Quebec e depois em França com o apoio da Liga Francesa Contra o Cancro[10] .

Rodet e Dom Duarte

Em novembro 2002, Rodet por solicitação do Ministério do Ambiente do Governo do Quebec, inicia um estudo sobre o desenvolvimento sustentável da produção de suínos. Ele observa e critica a ausência de representante profissional independente especializado em pecuária biológica dentro desta comissão pública. Depois de realçar os efeitos negativos no ambiente das mega-suiniculturas é perseguido pela Ordem dos Agrónomos do Quebec por usurpação do diplôma de agrónomo. Na realidade é agrónomo mas não reconhecido no Canadá.

Em 2007, inicia a Associação Internacional dos Nutriterapeutas (AIN) no Quebec. No curso de nutrição de sua autoria propõe praticas alimentares baseadas na composição bioquímica de mais de 650 alimentos. Com o apoio de milhares de fontes bibliográficas, Rodet sintetisa as vantagens nutricionais recomendadas e a dose quotidiana admissível pela FAO e pela FDA (USA)… Duma forma geométrica (ex : pirâmides alimentares) com indicação de 100 g de alimentos frescos : água, kilocalorias, minerais, vitaminas, celulose (fibras), lípidos, proteínas, glúcidos, anti-oxidantes…

Em 2008, o IIRHB no Canadá é rebatizado « Instituto de Saúde Natural » em ligação com Médicos de Pé Descalço para promover acções humanitárias.

Em 2010, o Instituto Kine-Concept (IKC), especializado em Massoterapia passa a dirigir o Instituto de Saúde Natural[11] .

No fim de uma carreira profissional dedicada à Agricultura Biológica e às Medicinas Naturais, Rodet apresenta-se agora como um cientista ao serviço do Planeta. Ele fomenta a interdisciplinariedade e tece laços entre os especialistas da agricultura, da medicina, da educação e da psico-espiritualidade, os 4 pilares que segundo ele permitirão a perpetuidade das sociedades, legado dos nossos antepassados.

Obras[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Instituto de ciencia del hombre, el 2 de setembre de 1982.
  2. Diplome de Heilpraktiker em 1979 e Diploma del la Confederacion International de Asociaciones de Medicinas Naturales, 5 de diciembre de 1984.
  3. Agrobio.pt
  4. 10000 volumes sobre nutriçao, terapias naturais e ecologia.
  5. Nutriterapia «é uma terapia feita através da escolha dos alimentos»
  6. IAOA
  7. « Écoles de naturopathies, massothérapie, phyto-aroma, nutrithérapie », InfoNaturel.ca.
  8. (em francês) « Qui sommes-nous? Les fondateurs au Canada », no site Médecins aux pieds nus.
  9. (em francês) Federaçao MAPN
  10. Fondation Anti-Age
  11. (em francês) Kiné-Concept conclui um acordo com o Instituto de Saude Natural FR, Kiné-Concept, 13 novembre 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Jean-Claude Rodet
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Jean-Claude Rodet
Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a), poeta ou poetisa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.