Jean-Marie Le Bris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Le Bris e a sua máquina voadora, Albatros II, em 1868
Réplica de um planador de Le Bris

Jean-Marie Le Bris (Concarneau, 1817Douarnenez, 1872) foi um aviador e inventor francês que efectuou um dos primeiros voos de planador, na Europa, em Dezembro de 1856.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jean-Marie Le Bris foi marinheiro e capitão de navios, e viajou por todo o mundo observando a forma de voar do albatroz. Analisou a maneira como as aves interagiam com o ar, e identificou a aerodinâmica da descolagem, que designou por aspiração.

Le Bris construiu um planador, inspirado na forma do albatroz, dando-lhe o nome da ave. Puxado por um cavalo, Le Bris efectuou o seu voo na praia de Sainte-Anne-la-Palud, em Finistère. Terá atingido cerca de 100 m de altura, e percorrido uma distância de 200 m.

Em 1868, com o apoio da marinha francesa, construiu um segundo planador, que não atingiu o mesmo sucesso do primeiro. Era semelhante ao primeiro, sendo mais leve e possuindo um sistema de distribuição do peso. A sua máquina foi a primeira a ser fotografada, pelo fotógrafo Félix Nadar, em 1868.

Le Bris também inventou os controlos de voo, que controlavam as asas. Esta invenção foi patenteada em Março de 1857.

Antes de Le Bris, diversos outros inventores (chineses, Abbas Ibn Firnas-no século IX, Eilmer de Malmesbury no século XI e George Cayley em 1853) tentaram voos de planador, mas nenhum tinha forma de propulsão. No Reino Unido, Stringfellow construiu alguns planadores em 1848, mas nenhum transportou pessoas. O primeiro voo propulsionado foi realizado por Clément Ader, em 1890, no seu monoplano Eole, movido por um motor a vapor. No entanto, este voo não foi considerado um voo controlado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Patente do voo de 1857 de Le Bris
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.