Jean-Pierre Bergeret

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Jean-Pierre Bergeret (Oloron, Béarn, 1752Paris, 28 de março de 1813) foi um médico e botânico francês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Estudou cirurgia e botânica com Bernard de Jussieu (1699-1777) em Paris. Embora não tenha frequentado nenhuna escola de medicina, obteve de maneira exepcional o título de doutor.

Tornou-se famoso por ter publicado Phytonomatotechnie universelle (três volumes, 17831784) , ou seja, a arte de dar as plantas nomes tirados de suas características, sistema que possibilita nomear todas plantas que crescem sobre a superfície do globo com certa facilidade. Sua idéia consiste em estabelecer um código, baseado em treze letras, destinado a nomear as plantas de acordo com as suas características. A leitura do nome de uma planta como, por exemplo, LUPXYGVEAHQEZ (Eranthis hyemalis Salisb. in L., 1807), permitiria conhecer a forma e a estrutura dos frutos, pistilos, estames, corola, etc.

A obra, cuja tiragem foi de menos de 200 exemplares, não foi seguida por nenhum botânico, mesmo pelos oponentes ao sistema proposto por Carl von Linné (1707-1778). As ilustrações que acompanham o Phytonomatotechnie universelle são notáveis.

Confunde-se (1) frequentemente Jean-Pierre Bergeret com um homônimo, também botânico, Jean Bergeret (1751-1813) autor de Flore des Basses-Pyrénées.

Nota[editar | editar código-fonte]

  • (1) É o caso da obra de Davy de Virville (1955) que atribui a mesma pessoa as publicações dos dois Bergeret. É o caso também da Flora europaea editada pela Universidade de Cambridege ( citado por Dayrat, 2003).

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Adrien Davy de Virville (dir.) (1955). Histoire de la botanique en France. SEDES (Paris) : 394 p.
  • Benoît Dayrat (2003). Les Botanistes et la Flore de France, trois siècles de découvertes. Publicação científica do Museu Nacional de História Natural : 690 p.



Wikipedia-pt-hist-cien-logo.png Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.