Jean Baptiste Kléber

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Jean Baptiste Kléber

Jean Baptiste Kléber (9 de março, 1753 - 14 de Junho de 1800) foi um general francês durante as Guerras revolucionárias francesas. Sua carreira militar começou a serviço dos Habsburgo, mas sua ascendência plebeia prejudicou suas oportunidades. Posteriormente, em 1791, ele se ofereceu para o exército francês subindo na hierarquia militar rapidamente.

Kléber servido na Renânia durante a guerra da Primeira Coalição, e também suprimiu a revolta de Vendeia. Retirou-se à vida privada após o Tratado de Campoformio, mas voltou ao serviço militar para acompanhar Napoleão Bonaparte na campanha do Egito em 1798-99.

Quando Napoleão deixou o Egito para retornar à Paris, ele nomeou Kléber como comandante das forças francesas. Ele foi assassinado por um estudante no Cairo em 1800.

Referências

  • Jean Vermeil, Chapter 17 of L`Autre Histoire de France, Editions due Félin, Paris: 1993 (ISBN 2-86645-139-2).

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jean Baptiste Kléber