Jeans (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jeans
Informação geral
Origem Cidade do México, D.F
País  México
Gênero(s) Teen Pop
Pop
Período em atividade 1996—2008
Gravadora(s) Sony BMG Music Entertainment
EMI
Página oficial http://www.grupojeans.com/
Integrantes
Patricia Sirvent
Karla Díaz-Leal
Marcela García Cruz
Ex-integrantes
Ver Ex-integrantes

Jeans foi um girl group pop mexicano iniciada em 1996, que passou por diversas mudanças de integrantes em seus 13 anos de existencias. A única integrante que esteve por todos esses anos foi a líder do grupo Patrícia Sirvent. A segunda integrante com mais tempo dentro do grupo foi Karla Diaz-Leal que ficou por 12 anos e entrou no segundo álbum.

História do Grupo[editar | editar código-fonte]

O grupo começou, segundo a história oficial contada pelas integrantes, com o sonho de Paty de ter uma banda que cantasse e dançasse. Com o apoio da família Sirvent, Paty convidou as amigas Tabatha, Angie, Litzy e Bianca para participarem do projeto e juntas começaram a ter aulas de canto e dança. Bianca abandona o projeto antes de assinar contrato com a gravadora e o Jeans vira um quarteto. Com o lançamento do primeiro cd que levou o mesmo nome, as jovens vão ganhando cada vez mais reconhecimento. Com as músicas Pepe e Me pongo mis Jeans o grupo logo alcançou grande popularidade entre crianças e jovens.

Com todo o sucesso adquirido pelo grupo, logo foi planejado um segundo cd, mas Litzy e Tabatha decidem sair, a primeira para ter sua carreira solo e a segunda para se concentrar nos estudos. Em seus lugares entram as promissoras Melissa e Karla, e com o grupo elas lançam sucessos como Estoy por Él, Enferma de Amor e La Ilusion del Primer Amor. Ao lançar o segundo disco elas são lançadas ao êxito total e suas músicas eram tocadas em várias rádios e elas convidadas a vários programas de televisão.

No ano de 1999 chega a hora de gravar um novo disco e elas se vêem novamente confrontadas com mais uma saída de integrante: Melissa decide abandonar o grupo antes das novas gravações. Em seu lugar entra a jovem Regina, e com ela, as Jeans gravam os singles: Dime que me amas, Solo vivo para ti, Muero por ti e Escaparé Contigo mantendo o êxito do segundo trabalho.

No final do ano 2000 é a vez de Angie sair. Com um contrato para ser cantora solo e querendo novos aprendizados ela diz adeus ao grupo e entra a talentosa Dulce María. Além da novata o grupo muda de gravadora, o que as fazem muito bem e as deixam novamente com o ar juvenil do começo da carreira misturado no ponto certo com suas recem adquirida juventude. Com Dulce gravam os êxitos Entre Azul y Buenas Noches, Corazon Confidente e Azul, singles que ficaram meses entre as músicas mais populares do México.

Em 2002 Dulce e Regina se despedem do grupo, a primeira para protagonizar a novela Clase 406 e a segunda alegando danos psicológicos dentro da agrupação. Em seus lugares entram Valéria e Amiel, jovens que vinham com nova imagem das músicas: agora elas esqueciam o pop juvenil e numa tentativa de mostrar amadurecimento trocam sua música pela grupera, um ritmo regional e exitoso no México. Lançaram as versões de Corazon Confidente, Mensajes en Botellas e a inédita Como Olvidarte.

O estilo regional não lhes caem bem, e elas voltam ao pop em 2004 com uma nova integrante: Sabrina substituindo Valéria que precisou sair porque sua mãe encontrava-se muito doente. Com a nova formação mudam novamente de gravadora e lançam singles como Ammore, Como Duele, En Mala Hora e Loca de Amor, músicas animadas e divertidas que remetiam ao terceiro trabalho ao fazer uma grande mistura de sons e ritmos.

Em 2006 Amiel sai do grupo numa confusa briga acusando o manager, Alejandro Sirvent, pai de Paty, de agredi-la e não pagar seu salário. Enquanto isso entrava a talentosa e bela Marcela, que trazia a imagem livre e independente que o grupo necessitava agora. Com uma imagem mais amadurecida, elas lançam Yo No Te Pido La Luna, Tu Falso Amor e La Mujer Maravilla. O último single desse cd já foi lançado sem Sabrina que deixou o grupo durante a divulgação desse material.

Em 2008 elas comemoravam o aniversário de 12 anos reunindo em CD+DVD seus maiores sucessos e depoimentos de algumas ex integrantes que contavam suas experiências no grupo. Das novas versões, elas trabalharam com La Ilusion del Primer Amor e Estoy Por Él. O terceiro single deste material foi a única música inédita dele: Lo Que Siento.

O penultimo single do Jeans foi enquanto estavam juntas foi uma música escrita por Paty em agradecimento e homenagem aos fãs: Fue Por Tí. O clipe continha imagens de todas as integrantes e de vários momentos do grupo. O último já fora lançando no fim: foi a nova versão de Entre Azul y Buenas Noches, gravado no Teatro Metropolitan no dia 19 de outubro de 2008 no último concerto delas como grupo.

Problemas do grupo[editar | editar código-fonte]

Desde o começo do êxito elas já enfrentavam constantes problemas. Quando Litzy e Tabatha saíram e enquanto Karla e Melissa não entravam eram frequentes os boatos que o grupo encerrariam seus sonhos. Com o passar dos anos foram crescendo cada vez mais os boatos de agressão física e psicológica, falta de pagamento, brigas e preferências e proteções exageradas dos empresários do grupo em cima de algumas integrantes, a principal dela Patricia que era a filha do principal empresário: Alejandro Sirvent.

Amizades atuais[editar | editar código-fonte]

Ao saírem do grupo, as três restantes, Karla, Paty e Marcela, pareciam muito amigas. O ultimo show foi cheio de tristeza e melancolia. Mas alguns meses depois, em 2009, alguns problemas vieram a tona. Karla não aceitou comparecer em um programa televisivo que recordaria o grupo. Marcela e Paty disseram que ela estaria de férias, mas a informação foi aceita por poucos fãs.

Em outubro de 2010 Patricia Sirvent se casa e a única a comparecer foi Marcela. Em um twitcam realizado em setembro de 2011, Karla disse que não mantem contato com Paty e que não foi sequer convidada ao seu casamento. Sabrina e Marcela foram, mas a primeira por outros compromissos não pode estar presente. Hoje, nenhuma tem realmente amizades com quem foi um dia considerada fundadora do grupo.

Karla, Marcela e Sabrina são amigas próximas nos dias de hoje. Karla e Sabrina mantêm contato com Amiel e foram em seu casamento, onde também compareceu Valéria. Marcela tem contato com Tabatha a quem conheceu anos depois de desintegração do grupo. Karla tem amizades com Angie, Regina, Melissa e Dulce María até hoje, amizades reanimadas depois do fim do grupo.

Angie e Melissa trabalham juntas e são sócias em uma loja feminina no México. Ambas são amigas de Dulce María. Angie e Regina também mantêm contato. Litzy e Tabatha ainda se vêem, mas são pouco amigas.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Última formação[editar | editar código-fonte]

  • Patricia Sirvent Bartón (1995–2008).
  • Karla Haydeé Díaz-Leal Arreguín (1997–2008).
  • Marcela García Cruz (2005–2008).

Ex-membros[editar | editar código-fonte]

  • Bianca Carrasco (1995–1996).
  • María de los Ángeles (Angie) Taddei Cella (1995–2000).
  • Litzy Vannya Domínguez Balderas (1995–1997).
  • Tabatha Vizzuet Sepulveda (1995–1997).
  • Melissa López Zendejas (1997–1999).
  • Regina Murgía Pages (1999–2002).
  • Dulce María (2000–2002).
  • Valeria Maza Matheu (2002–2004).
  • Elizabeth Amiel Tena Hernández (2002–2005).
  • Sabrina Rodríguez Dalia Chiara (2004–2007).

Atualidade[editar | editar código-fonte]

O grupo encerrou sua história em outubro de 2008. Patricia Sirvent havia mudado seu nome artistico para Patylu e se tornado cantora infantil, mas em 2010 ela se casou com o deputado César Nava e sua carreira foi deixada de lado. Patylu prometeu voltar aos holofotes em 2011 com novo disco e clipe, mas nada aconteceu. Além disso, está grávida de uma menina, a qual nascerá já no início de 2013.

Karla Diaz-Leal depois de alguns projetos que não deram certo, Karla gravou um disco em inglês lançado em 2014, seu primeiro single chama Tell Me. Marcela García lançou uma música de trabalho, mas descontente com seus empresário pós agrupação desistiu de lançar trabalho solo e hoje se dedica a apresentação de programas e outras atividades fora do mundo da música.

Litzy lançou 3 discos solo, mas não atingiu o êxito esperado, tendo mais sorte como atriz com várias protagonistas no currículo. Angie e Melissa apresentam um programa de TV chamado Picnic no canal Telehit. Angie também tentou a sorte como cantora solo, mas foi sem sucesso. Tabatha ainda tentou a sorte com outro grupo de meninas, mas ele não deu certo. Hoje é produtora de cinema.

Regina é hoje modelo, atriz e apresentadora. Dulce María é a mais exitosa das integrantes que passou pelo grupo. Com várias novelas no currículo, ela se tornou integrante da banda RBD e conseguiu êxito em vários lugares do mundo. Atualmente divulga seu segundo trabalho solo.

Valéria foi modelo e apresentadora,fez faculdade, porém vive longe dos holofotes. Amiel segue como cantora solo. Sabrina se casou nos primeiros meses de 2009.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Patricia Sirvent é irmã de Alex Sirvent, ator e cantor, que na época da fundação do grupo era integrante do Grupo Mercurio, um famoso grupo masculino mexicano.
  • Bianca era filha de um importante empresário de uma gravadora, mas não foi a que as Jeans originais firmaram contrato.
  • Enquanto estavam no grupo, nenhuma integrante assumia alguma relação amorosa. Dulce namorou por muitos anos um garoto que havia conhecido em outro grupo do qual participou antes de entrar no Jeans, mas nunca o disse oficialmente no grupo. Karla namorava o irmão de um famoso apresentador mexicano, e também não o assumiu. Amiel namorou (e anos mais tarde se casou) com o baterista do grupo, Melissa e Paty namoravam cantores pop juvenis, Melissa inclusive se casou com esse namorado. Mas nenhum desses namoros foram assumidos oficialmente.
  • Todos os discos foram gravados fora do México. O primeiro e o disco Cuarto Para Las Cuatro volume 2 foram gravados em estudios dos EUA, enquanto os outros discos foram gravados na Espanha ou na Itália. Elas passavam cerca de dois meses viajando para poder gravá-los.
  • O cd Porque Soy Libre teve uma grande aceitação na Itália, e elas chegaram a ir promocioná-lo por lá.
  • Quando esteve no grupo, Dulce María foi chamada pelo apelido de Candy.
  • O apelido de Karla é Karliux ou Win. Outro apelidos eram: Angie, para Maria de los Angeles, Marce para Marcela, Sabri/Sabrina, Amy/Amiel, Mel/Melissa, Paty/Patricia e Rega/Regina.
  • Várias adolescentes famosas se alistaram a entrar no grupo quando este perdia alguma integrante, sem sucesso, entre elas a cantora Anahí e as atrizes Sherlyn e Ana Layevska.
  • Houve boatos que havia relações entre as meninas do grupo com garotos de outros grupos latinos como o Mercúrio e o Ciao Mama. Karla e Paty negam, mas Angie e Regina confirmam algumas histórias.
  • Havia boatos de uma rejeição as novatas no grupo. Elas, quando entravam, deveriam ganhar a confiança das antigas.
  • Angie foi processada por caluniar o Jeans pelo pai de Paty. O processo não se seguiu.
  • Amiel e Regina processaram Alejandro Sirvent, mas não houve julgamento.
  • Angie e Valéria foram as única integrantes do grupo a virem de outros países: Angie é argentina e Valéria da Guatemala.
  • Amiel participou do casting para substituir Dulce, mas não ficou entre as 5 finalistas. Quando Regina abandonou o grupo, Amiel entrou em seu lugar.
  • Sabrina foi convidada ao grupo pela própria Paty. Ela era uma das mais estudadas, sabia falar Italiano e Inglês com fluência, além de ter feito vários anos de canto e dança.
  • Melissa, Karla, Amiel e Valéria entraram no grupo através de um grande casting feito na época das saídas de Litzy, Tabatha, Dulce e Regina.
  • Houve duas formações especiais no grupo: Tabatha chegou a trabalhar com Melissa antes de sair, provando assim que Karla não entrou ao mesmo tempo que Mel; e Regina chegou a fazer concertos com Valéria, mas apenas durante o mês de julho de 2002.
  • Os cd's Tr3s e Ammore foram gravados sem a presença das novatas em seus tempos: Regina e Sabrina. No caso de Regina as vozes que ela fazia eram normalmente no coro ou então um dueto com outra integrante. No caso de Sabrina a voz dela era feita por uma backing vocal da banda.
  • Angie, Melissa, Regina e Dulce María chegaram a formar um grupo chamado Ex-Jeans com a mesma proposta do Jeans. Mas por causa de Dulce que aceitava seu segundo papel protagônico, o projeto não seguiu em frente.

Discografía parcial[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estudio[editar | editar código-fonte]

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

  • 2008 - El ultimo adiós de Jeans

Videografia[editar | editar código-fonte]

  • Pepe
  • Me Pongo Mis Jeans
  • Estoy Por Él
  • Enferma De Amor
  • La Ilusion Del Primer Amor
  • Dime Que Me Amas
  • Solo Vivo Para Ti
  • Entre Azul Y Buenas Noches
  • Corazon Confidente
  • Azul
  • Corazon Confidente (Versão Grupero/Norteña)
  • Ammore
  • En Mala Hora (Vídeo Gravado Por Um Programa De Tv)
  • Yo No Te Pido La Luna
  • Tu Falso Amor
  • La Ilusion Del Primer Amor
  • Estoy Por Él
  • Fue Por Ti
  • Entre Azul Y Buenas Noches (Gravado No Último Concerto)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Crystal Clear app kguitar.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.