Jeff Krosnoff

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jeff Krosnoff
Nome completo Jeffrey John Krosnoff
Nacionalidade    Estados Unidos Norte-americano
Data de nascimento 24 de setembro de 1964
Data de falecimento    14 de julho de 1996 (31 anos)
Registros na CART/Champ Car
Anos 1996
Times 1 (Arciero-Wells)
Voltas mais rápidas 0
Primeira corrida GP de Miami, 1996
Última corrida GP de Toronto, 1996
GPs Poles Pódios Vitórias
11 0 0 0

Jeffrey John Krosnoff (Tulsa, 24 de setembro de 1964 - Toronto, 14 de julho de 1996), mais conhecido por Jeff Krosnoff, foi um piloto automobilístico norte-americano.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Entre 1989 e 1995, Krosnoff disputou a Fórmula 3000 japonesa, e também competiu nas 24 Horas de Le Mans. Em 1996, retornou aos EUA para disputar a CART (futura Champ Car), pela equipe Arciero-Wells. Não pontuou em nenhuma das onze provas que disputou, tendo como resultado mais significativo o décimo-quinto lugar em Detroit.

Morte[editar | editar código-fonte]

Quando os pilotos da CART chegaram a Toronto, no Canadá, Krosnoff ainda não havia marcado pontos na categoria. Mal sabia ele que a etapa canadense seria a última de sua carreira - e de sua vida.

Faltando três voltas para o término da prova, Krosnoff tenta ultrapassar o sueco Stefan Johansson, da Bettenhausen, mas o ex-piloto de F-1 se enrosca com o carro do norte-americano, que decola e bate com violência contra uma árvore e um poste. O acidente vitimou também um fiscal de pista, Gary Avrin, que acabou morrendo na hora. Além de Johansson e Krosnoff, os brasileiros Emerson Fittipaldi e André Ribeiro e o norte-americano Michael Andretti também se envolveram no acidente, mas sem consequências mais graves.

Levado para o hospital, Krosnoff foi declarado morto após o encerramento do GP de Toronto, vencido pelo mexicano Adrián Fernández. Ele tinha 31 anos de idade, e a causa de sua morte foi o fato de sua cabeça ter batido contra a árvore e o poste ou seja traumatismo craniano.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.