Jerry Seinfeld

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde junho de 2013) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Jerry Seinfeld
Seinfeld em 2010
Nome completo Jerome Allen Seinfeld
Nascimento 29 de abril de 1954 (59 anos)
Nacionalidade Estados Unidos Norte-americano
Atividade 1980 - presente
Emmy Awards
Melhor série de comédia
1993 Seinfeld
Prêmios Globo de Ouro
Melhor ator (série cómica ou musical) em televisão
1994, por Seinfeld
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Elenco de Comédia
1997 Seinfeld
1998 Seinfeld
IMDb: (inglês) (português)

Jerome "Jerry" Allen Seinfeld (Nova Iorque, 29 de abril de 1954) é um ator e humorista dos Estados Unidos[1] .

Fez enorme sucesso com a sitcom Seinfeld, que retratava o cotidiano de quatro amigos: Elaine Benes, Cosmo Kramer, George Costanza e seu homônimo Jerry Seinfeld. É considerado (pela TV Guide) o melhor programa de televisão dos últimos tempos. O último episódio foi exibido em 1998 e assistido por 76 milhões de pessoas, um recorde.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jerry Seinfeld começou sua carreira fazendo comédia stand up, em clubes nova-iorquinos, logo chamando a atenção pelo estilo observador e simples dos seus textos, que sempre fez questão de escrever sozinho.

Em 1980 chegou a atuar na série Benson, fazendo o personagem Frankie. Não foi uma boa experiência para Jerry, que foi demitido sem ser avisado. Ele afirma ter prometido a si mesmo "só participar de uma sitcom quando ele tivesse total controle da mesma".

Em 1981 participou de um dos programas mais populares dos Estados Unidos, o The Tonight Show starring Johnny Carson[2] , ainda com o lendário Johnny Carson no comando. Já nessa apresentação, Jerry levou o "OK" de Carson, um gesto raro que significava a aprovação do experiente apresentador.

Jerry seguiu sua carreira realizando programas especiais como Jerry Seinfeld: Stand-Up Confidential e aparições em programas como Tonight Show e Late Show.

E em 1989 os executivos da NBC tiveram a idéia de dar ao Jerry, um programa. A série "Seinfeld" tornou-se um grande sucesso e chegou ao fim em 1998, como "a melhor sitcom de todos os tempos", aclamada por crítica e público.

Em 1998 Jerry fez seu show I'm Telling You For The Last Time, no qual ele contava pela última vez seu material de anos de carreira, prestes a estrear um novo show com texto inédito. A HBO fez um especial com o show, que pode ser encontrado em DVD e CD (no CD, após o show, ouve-se algumas perguntas da platéia ao Jerry).

Em 2001 Jerry voltou a se apresentar em clubes de comédia, até experimentar um novo material para um show inédito. A empreitada foi gravada por Christian Charles e virou filme: o documentário Comedian, que retrata o mundo do comédia stand up, e além de focar Seinfeld de volta aos palcos, revela também o novato Orny Adams. O filme foi lançado no Brasil com o título "Comedian: Nos Bastidores da Comédia".

A última produção de Jerry Seinfeld foi no filme Bee Movie, comédia em animação computadorizada lançada em dezembro de 2007

Em outubro de 2007 Seinfeld participou do seriado 30 Rock (2ª temporada, episódio 1) interpretando a si mesmo.

Referências

  1. Jerry Seinfeld biography. Bio True Story. Página visitada em 30 de junho de 2013.
  2. The Tonight Show starring Johnny Carson - Show Date: 11/12/81. Amazon.com. Página visitada em 30 de junho de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.