Jessie J

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde maio de 2012).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Jessie J
Jessie em 2013.
Informação geral
Nome completo Jessica Ellen Cornish[1] [2]
Também conhecido(a) como Jessie J, Jes, Ellen, Nish
Nascimento 27 de março de 1988 (26 anos)[3]
Origem Chadwell Heath, Londres, Inglaterra[1]
País  Reino Unido
Gênero(s) Pop, R&B, Soul, Blues, Dance-pop, Hip hop
Instrumento(s) Violão, teclado e violino
Período em atividade 2005atualmente
Gravadora(s) Island, Lava, Universal Music Group
Afiliação(ões) B.o.B, Miley Cyrus, Dr. Luke, Katy Perry, David Guetta, Big Sean
Influência(s) Beyoncé, Cyndi Lauper, Cher, Michael Jackson, Whitney Houston, James Brown, Lauryn Hill, Mariah Carey, Amy Winehouse,[4] Christina Aguilera e Katy Perry
Página oficial jessiejofficial.com

Jessica Ellen Cornish[5] , mais conhecida pelo seu nome artístico Jessie J (Londres, 27 de março de 1988) é uma cantora e compositora britânica, nascida na Inglaterra. Antes de alcançar a fama como cantora, Jessie J já tinha ganho notoriedade na indústria da música por escrever canções de sucesso para artistas como Miley Cyrus, Rihanna, Justin Timberlake e Chris Brown, ainda quando era contratada da Sony/ATV Music Publishing. Assinou com a gravadora Island Records, subsidiária da Universal Music Group em 2009, tendo lançado o seu álbum de estreia, Who You Are, em fevereiro de 2011. Aclamado pela crítica e pelo público, o álbum atingiu a 2ª posição da UK Albums Chart, do Reino Unido, como a melhor, vendendo 600 mil cópias no país até julho de 2011[6] — e atingindo o Top 10 em diversos países mundialmente, incluindo Austrália, Suíça, Estados Unidos, Canadá e Irlanda.

Seguindo por outras vertentes de sua carreira, a cantora foi jurada e mentora do reality show musical The Voice UK. Citando diversos importantes nomes da música mundial como influências, Jessie é reconhecida por um estilo musical não convencional[7] [8] e desempenho artístico que mistura sua voz típica de cantoras do estilo soul com R&B contemporâneo, pop e hip hop. Desde que alcançou o estrelato internacional, a cantora já recebeu dezenas de prêmios e indicações em reconhecimento à sua contribuição para o mundo da música, incluindo o Critics' Choice do Brit Awards de 2011 e o Sound of 2011 da rede de TV britânica BBC. Até abril de 2012, Jessie já vendeu a soma de 2,5 milhões de álbuns e mais de 12 milhões de singles mundialmente.[9] [10]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jessica Ellen Cornish nasceu no distrito londrino de Redridge[1] , na Inglaterra, em 27 de março de 1988. Educada na Mayfield High School, frequentou também a Colin's Performing Arts School e com onze anos estava no elenco para a produção de Andrew Lloyd Webber, Whistle Down the Wind em West End[11] [12] [13] . Jessie tem duas irmãs, que são cinco e sete anos mais velhas que ela.

Ao contrário de suas irmãs, Jessie afirmou que o que fazia "nunca estava realmente tão bom". Ela diz que sempre foi boa em cantar e que era a sua paixão. No entanto, aos 11 anos, ela foi expulsa do coral de sua escola, por cantar muito alto[14] .

Jessie J tem um batimento cardíaco irregular desde os seus 2 anos, e sofreu um pequeno AVC aos 18. Como resultado disso, ela não bebe álcool nem fuma. Jessie disse: "Aos 11 eu fui diagnosticada com um batimento cardíaco irregular; eu tinha fios colocados no meu ombro, virilha e coração para tentar pô-lo a um ritmo normal, mas não deu resultado. Então, aos 18 anos, eu sofri... um pequeno ataque. Foi assustador, mas eu estou bem agora. Ter uma má saúde fez-me perceber que não se pode tomar nada como garantido e que devo cuidar do meu corpo."

No início de 2011, ela teve um ataque de pânico em palco, depois de ter sido forçada a se apresentar no escuro. "Eu dei um concerto recentemente e tive um ataque de pânico no palco", disse ela sobre o ocorrido à revista NOW. "A noite era chamada de 'Black Out', e eu tinha que atuar no escuro. Pedi a produção para acender as luzes mas eles não acenderam. Eu estava no palco no escuro e, como eu não conseguia ver nada, comecei a entrar em pânico. Foi horrível"[15] . Em 12 de junho de 2011, Jessie quebrou o pé enquanto ensaiava para o Summertime Ball, precisando passar por uma cirurgia de transplante de alguns ossos. Durante o processo de recuperação ela continuou a se apresentar, agora sentada numa cadeira e com o gesso do pé enfeitado. Os videocliples das músicas "Who's Laughing Now" e "Who You Are", por exemplo, lançados em agosto e setembro de 2011, respectivamente, foram gravados neste período, por isso ela aparece sentada.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Jessie J atuando em Dezembro de 2008.

Início da Carreira[editar | editar código-fonte]

Jessie J assinou com a Gut Records, gravando um álbum para a gravadora, mas a empresa faliu antes que qualquer material fosse lançado[13] . Jessie, então, encontrou o sucesso como compositora, ganhando um contrato com a Sony ATV[16] . Jessie J foi também backing vocal de Cyndi Lauper durante os concertos de Lauper no Reino Unido da sua turnê de 2008, Bring Ya To The Brink Tour. Jessie af Jessie chamou a atenção da Lava Records em 2008, quando a sua produtora na Sony ATV, Rich Christina, enviou ao presidente da Lava Records, Jason Flom, um link para sua página do Myspace, em que mostrava Jessie cantando[17] , o que impressionou Flom. Logo depois disso, a Lava Records foi perspicaz e quis assinar com Jessie, juntamente com várias outras gravadoras subsidiárias interessadas na artista[17] . Mais tarde nesse ano, houve uma mudança na direção da Crown Music, o que permitiu o avanço das negociações do contrato de gravação. Jessie acabou por assinar com a Lava Records em parceria com a Universal Republic, subsidiária da Universal Music Group[17] .

Who You Are[editar | editar código-fonte]

Jessie começou a gravar seu primeiro álbum de estúdio por volta de 2006. Em 2011, no Twitter, Jessie confirmou que o álbum levou muito tempo para ser concebido e estava finalmente completo depois de seis anos, em 19 de Janeiro de 2011[18] [19] Enquanto o álbum estava em andamento, confirmou que "Big White Room" seria incluído no álbum. Revelou que esta canção foi escrita por ela quando tinha apenas 10 anos de idade, num hospital, onde um companheiro de sala dela, um menino, morreu[20] . A faixa titulo do álbum, "Who You Are" é uma das criações que Jessie J mais se orgulha, dizendo que a música é um "modelo positivo para os jovens" e diz que: "Eu digo sempre que eu sou meio-artista, meio-terapeuta"[20] ;

Jessie J num concerto em Nova Iorque em 2011.

No final de 2010, Jessie J lançou seu primeiro single, "Do It Like a Dude", que foi co-escrito com George Astasio, Pebworth Jason, Jon Shave, Abrahams e Kyle Ighile Peter. Originalmente, escreveu a música com Rihanna em mente pois "Rude Boy" tinha sido lançado na época, em parte, inspirando a canção. Enviou então a canção para a gravadora da cantora caribenha, a Island Records, antes de enviá-lo para Rihanna. Em seguida, a Island Records insistiu que a canção deveria se tornar o primeiro single da carreira de Jessie J, uma vez que eles acharam a música "incrível"[21] Jessie J manifestou o seu desejo em cantar a música com Rihanna algum dia.[22] O single ganhou recepção positiva da crítica.[23] . O single alcançou o número dois das tabelas de singles do Reino Unido, sendo afastado do 1º Lugar por Bruno Mars com "Grenade". O seu segundo single "Price Tag" foi lançado no final de Janeiro de 2011. Este foi escrito pela própria Jessie J, por Lukasz Gottwald, por Claude Kelly, e por Bobby Ray Simmons Jr. Após o lançamento, o single foi directo para o topo das tabelas. Manteve-se no número um durante duas semanas. "Price Tag" foi lançado nos Estados Unidos a 1 de Fevereiro de 2011. O single, desde então, atingiu o nº 23 na Billboard Hot 100.[24] O single, desde então, alcançou o número um na Nova Zelândia e na Irlanda.[25] A sua primeira aparição na televisão norte-americana foi como convidado musical no episódio de 12 de Março de 2011 do Saturday Night Live da NBC.[26]

"Domino" (2011)
"Domino", lançado originalmente em 29 de Agosto de 2011 na iTunes Store[27] .

Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.

A 25 de Fevereiro de 2011, o seu álbum de estreia, Who You Are, foi lançado.[28] Devido à alta demanda e interesse dos fãs pelo álbum, a data de lançamento foi antecipada um mês, sendo 28 de Março de 2011 a sua data de lançamento original[28] O álbum entrou nos tops a 6 de Março de 2011, onde no número dois na UK Singles Chart. O álbum ficou na primeira posição das tabelas de singles, em vários países. No entanto, o álbum perdeu o Top 10 por uma posição em Abril de 2011, quando ficou no 11º lugar nos Estados Unidos.[29] Com o sucesso de Who You Are na América do Norte, Jessie J saiu em digressão como banda de abertura de Katy Perry na turnê de 2011, California Dreams Tour. Após o lançamento, passou a lançar um terceiro single do álbum, "Nobody's Perfect", que rotulou como uma das suas canções favoritas no álbum.[30] A MTV informou que o single é, até agora, apenas confirmado para lançamento no Reino Unido.[31] Jessie J falou sobre a música e disse que "É uma das canções mais honestas e cruas do álbum ... Sempre que a canto, revivo o momento que escrevi sobre. Acho que é importante expor as nossas falhas na música, bem como os nossos aspectos positivos. Como se diz, ninguém é perfeito e eu definitivamente não sou!"[31] No Festival de Glastonbury de 2011, Jessie J cantou "Price Tag"com uma jovem da plateia chamada Shae White. Shae apareceu numa audição do Britain's Got Talent depois de receber muitos elogios da imprensa, incluindo da apresentadora da BBC Radio 2, Jo Wiley.[32] Jessie J participou do MTV Video Music Awards de 2011, apresentando muitas de suas músicas durante os intervalos comerciais. David Guetta teria adiado o lançamento de seu álbum quando teve de Jessie J uma oferta de colaboração de última hora. "O álbum não pode ficar sem esta faixa" disse David Guetta sobre a música onde colaboram "Repeat".[33]

Alive[editar | editar código-fonte]

Depois do álbum "Who You Are", Jessie J lançou seu segundo álbum de estúdio — "Alive", em 20 de setembro de 2013. Jessie J cantou algumas músicas do mesmo, no Rock In Rio, nas quais foram "Wild", "Square One", "It's My Party", "Excuse My Rude", dentre outras. A maioria de suas músicas já são conhecidas pelo público.

Jessie J diz que tenta manter o novo álbum no mesmo nível de "Who You Are", e espera conseguir. Ela também realizou algumas performances de seu novo repertório de músicas em seu Google Hangout, quando a cantora estava no Rio de Janeiro, no qual os fãs podiam conversar ao vivo com Jessie e ainda fazer uma espécie de Q&A (Sigla em inglês para "Perguntas e Respostas").

O álbum conseguiu ficar entre os Top Charts do iTunes e, mesmo sendo pago, uma versão com todas as músicas do álbum Alive sairam na Internet alguns dias antes, sendo prejudicial à cantora.

O álbum já ganhou sua versão "Deluxe", com 5 músicas a mais que o álbum original.

Parcerias[editar | editar código-fonte]

Além da participação do rapper B.o.B na canção Price Tag, fez parceria também com o DJ David Guetta, nas músicas "Repeat" e "LaserLight". Jessie J colaborou também na música "Up" de James Morrison, na música "Remember Me" junto com o cantor Daley, e em "Calling All Hearts" de DJ Cassidy. Em seu segundo álbum "Alive", fez parcerias com Big Sean, Dizzee Rascal, Becky G, e Brandy. Em seu terceiro álbum, no qual ainda sem nome defino já foi confirmado a parceria com Ariana Grande e Nicki Minaj em seu primeiro single "Bang Bang" Jessie J já afirmou sua vontade de gravar algo com as cantoras Britney Spears, Beyoncé, Rihanna, Willow Smith e a cantora country Taylor Swift.

Caridade[editar | editar código-fonte]

Jessie já havia tocado no assunto de raspar sua cabeça pra caridade, e disse que era algo que a mesma prometeu fazer por bom tempo. Então, dia 15 de março de 2013, Jessie cumpriu sua promessa e raspou sua cabeça ao vivo, no Red Nose Day, que no dia, foi exibido para o mundo todo pelo canal BBC.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Single/Compacto Lançamento Álbum Gravadora/
Editora
Formato
1. "Do It Like a Dude" 18 de Novembro de 2010 Who You Are Island/Universal Music Group CD single, download/descarga digital
2. "Price Tag" (com B.o.B 30 de Janeiro de 2011
3. "Nobody's Perfect" 22 de Maio de 2011
4. "Who's Laughing Now" 10 de Agosto de 2011
5. "Who You Are" 29 de Setembro de 2011
6. "Domino" 26 de Novembro de 2011 Who You Are (Platinum Edition)
7. "LaserLight" (com David Guetta) 6 de Abril de 2012
8. "Wild" (com Big Sean e Dizzee Rascal) 26 de Maio de 2013 Alive Island/Universal Music Group
9."It's My Party" 07 de Agosto de 2013
10."Thunder" 20 de Novembro de 2013
11."Bang Bang" (com Ariana Grande Nicki Minaj) 29 de Julho de 2014 Álbum 3 Island/Universal Music Group

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Organização Premiação Resultado
2010 BBC Sound of 2011 Sound of 2011 Venceu
2011 MTV Brand New 2011 Next Big Thing Indicado
2011 BRIT Awards Critics' Choice Venceu
2011 Urban Music Awards Artist of the Year Indicado
Best Album for Who You Are Indicado
Best Female Artist Venceu
Best Single for "Nobody's Perfect" Indicado
Popjustice Twenty Quid Music Prize British Pop Single for "Do It Like A Dude" Venceu
2011 Glamour Awards Woman of Tomorrow Venceu
2011 BT Digital Music Awards Best Newcomer Venceu
Best Female Artist Venceu
Best Song for "Price Tag" Venceu
Best Video for "Price Tag" Indicado
2011 MOBO Awards Best Newcomer Venceu
Best Video for "Do It Like a Dude" Indicado
Best UK Act Venceu
Best Song for "Do It Like a Dude" Venceu
Best Album for Who You Are Venceu
2011 Capital FM Awards Best Role Model In Pop Venceu
Australian Kids' Choice Awards 2011 Fave Song for "Price Tag" Indicado
BBC Radio 1 Teen Awards Best British Single for "Price Tag" Indicado
Best Album for Who You Are Indicado
Best British Music Act Indicado
2011 Q Awards Best Female Artist Indicado
Best Video for "Do It Like a Dude" Venceu
Best Breakthrough Artist Indicado
MTV Europe Music Awards Best New Act Indicado
Best Push Act Indicado
Best UK and Ireland Act Indicado
2011 Stonewall Awards Entertainer of the Year Indicado
2012 BRIT Awards de 2012 Melhor Canção Britânica para Price Tag Indicado
Melhor Artista Revelação Indicado
Melhor Artista Feminina Britânica Indicado

Referências

  1. a b c Jon O'Brien. Jessie J - biography (em inglês). All Media Guide. Allmusic. Página visitada em 24 de dezembro de 2012.
  2. Jessie J biography (em inglês). top40.about.com. Página visitada em 1 de agosto de 2011.
  3. Jessie J biography (em inglês). billboard.com. Página visitada em 1 de agosto de 2011.
  4. Lyndsey Parker (23 de julho de 2011). Back to Black: Remembering the Day I Met Amy Winehouse (em inglês). Yahoo! Music. Página visitada em 2 de novembro de 2013.
  5. Jessie J Biography. aceshowbiz.com. Página visitada em 1 de agosto de 2011.
  6. Jessie J – The girl from Essex who plans to take the pop world by storm The Independent (10 de dezembro de 2010).
  7. http://www.northumberlandgazette.co.uk/news/local-news/alnwick-date-for-the-voice-star-jessie-j-1-4484361
  8. http://www.journallive.co.uk/north-east-news/todays-news/2012/04/26/jessie-j-to-headline-alnwick-castle-outdoor-show-61634-30841397/
  9. Lewis Corner (13 de abril de 2012). Jessie J debut album 'Who You Are' spawns 12 million record sales (em inglês). Digital Spy. Página visitada em 24 de dezembro de 2012.
  10. Jessie J makes UK chart history with Laserlight (em inglês). The Telegraph (23 de abril de 2012). Página visitada em 24 de dezembro de 2012.
  11. "Jessie J is the BBC Sound of 2011. BBC. Página visitada em 7 de dezembro de 2010.
  12. One to watch: Jessie J. 31 de outubro de 2010.
  13. a b Lester, Paul (2010). New band of the Day No. 902: Jessie J. The Guardian. Página visitada em 4 de novembro de 2010.
  14. Cochrane, Greg (2010). [Introducing...Jessie J. BBC. Página visitada em 23 de novembro de 2010.
  15. Copsey, Robert. "Jessie J suffers on stage panic attack", 23 February 2011.
  16. Leeuwis, Jermy (2010) "Jessie J to release Who You Are, musicremedy.com, retrieved 20 February 2011
  17. a b c Interview with Jason Flom. HitQuarters (1 June 2011). Página visitada em 17 June 2011.
  18. Twitlonger on Twitter by Jessie J's official Twitter. 19 January 2011
  19. Twitter - by Jessie J via Jessie J's official Twitter. 19 January 2011
  20. a b The Independent (2011-01-20). Jessie J Talks about School life. Misformusic.com. Página visitada em 2011-01-28.
  21. Jessie J Glad She Kept Rihanna Song for Herself. Rap-Up (6 January 2011). Página visitada em 9 February 2011.
  22. Barnes, Marcus (27 April 2011). Jessie J takes her roadshow to Canada with another raunchy television performance. Daily Mail. Associated Newspapers Ltd. Página visitada em 3 May 2011.
  23. Singles Review – Jessie J: 'Do It Like a Dude'. Digital Spy (22 November 2010). Retrieved on 24 January 2011.
  24. Jessie J Chart History, Billboard
  25. http://www.theofficialcharts.com/chart-news/jessie-j-wins-champion-chart-battle-as-lady-gaga-swoops-into-top-3/
  26. Vena, Jocelyn. "Jessie J Teases B.o.B 'Saturday Night Live' Performance", MTV, 11 March 2011. Página visitada em 29 May 2011.
  27. Jessie J Previews New 'Domino' Song (em inglês). Capital FM. Página visitada em 4 de Setembro de 2011.
  28. a b News item at official website for Jessie J
  29. Billboard Jesse J chart history
  30. http://www.digitalspy.co.uk/music/news/a306208/jessie-j-reveals-next-single-choice.html
  31. a b http://www.mtv.co.uk/music/urban/260042-jessie-j-reveals-next-single
  32. Jessie J Glastonbury performer Shae White set for Britain's Got Talent? Read more: http://www.metro.co.uk/music/868339-britains-got-talent-beckons-for-jessie-js-glastonbury-pal-shae-10#ixzz1RGkWZZ3y. Metro Newspaper. Metro. Página visitada em 5 July 2011.
  33. David Guetta Stops Album Release For Jessie J. Capital FM. Página visitada em 2 Augusto 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons