Jesus Huerta de Soto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jesus Huerta de Soto

Jesús Huerta de Soto (Madrid, 23 de dezembro de 1956) é um economista da Escola Austríaca e catedrático de economia política da Universidade Rey Juan Carlos de Madri. Obteve títulos de doutor em Direito em 1984, e em Ciências Econômicas e Empresariais em 1992, ambos pela Universidade Complutense de Madri. Fez também MBA na Universidade de Stanford. É professor de Economia Política na Facudade de Direito da Universidade Complutense de Madri desde 1979, atualmente é um catedrático da Facudade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Rey Juan Carlos. Em 1983 obteve o Prêmio Extraordinário de Economia Rey Juan Carlos.

Huerta de Soto, além disso pertence ao Instituto Ludwig von Mises, a equipe de direção da Sociedade Mont Pelerin, ao conselho editorial de Quarterly Journal of Austrian Economics e é co-fundador da Sociedade para o Estudo da Ação Humana.

Em fevereiro de 2005 recebeu o Prêmio Adam Smith outorgado anualmente pelo Centro para a Nova Europa (CNE) por sua obra científica de reconhecimento internacional e suas contribuições a teoria austríaca do ciclo econômico em seu livro Dinero, crédito bancario y ciclos económicos (Dinheiro, crédito bancário e ciclos econômicos).

No dia 5 de outubro de 2011 se juntou ao Partido da Liberdade Individual espanhol (Partido de la Libertad Invidual, P-Lib)[1] .

Pensamento[editar | editar código-fonte]

Huerta de Soto é um anarquista de mercado, de tendência anarco-capitalista, e apesar de que até antes de 2000 defendera o liberalismo clássico, atualmente afirma que o anarquismo de qualquer variedade é antagônico ao liberalismo clássico ou minarquismo. Sustenta que apesar das aparências são projetos radicalmente distintos, tanto em seus métodos como objetivos já que o liberalismo clássico preserva o eixo de todos os outros monopólios as liberdades pessoais e econômicas: a força e a lei.

O liberalismo tradicional é uma utopia irrealizável que se baseia em doutrinas falsas. O capitalismo libertário, da propriedade privada ou anarquia de propriedade privada é a única opção compatível com a natureza humana. Jesús Huerta de Soto

Livros[editar | editar código-fonte]

  • Planes de pensiones privados (Planos de pensão privados)
  • Lecturas de economía política, ed. (3 vols) (Leituras de Economia Política)
  • Socialismo, cálculo económico y función empresarial (Socialismo, cálculo econômico e função empresarial).
  • Estudios de economía política (Estudos de economia política).
  • Dinero, crédito bancario y ciclos económicos (Dinheiro, crédito bancário e ciclos econômicos).
  • La escuela austriaca: mercado y creatividad empresarial (A escola austríaca: mercados e criatividade empresarial).
  • Nuevos estudios de economía política (Novos estudos de economia política).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]