Jesus na casa de Marta e Maria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jesus na casa de Marta e Maria.
1535. Por Grão Vasco, atualmente no Museu Grão Vasco, em Viseu, Portugal.

Jesus na casa de Marta e Maria ou Cristo na casa de Marta é um episódio da vida de Jesus que aparece apenas no Evangelho de Lucas, após a Parábola do Bom Samaritano, em Lucas 10:38-42.[1] Jesus visita a casa das irmãos de Lázaro, Marta e Maria,[2] sendo que esta última é tipicamente representada na tradição católica medieval como sendo Maria Madalena.

De acordo com Lucas:

«Quando iam de caminho, entrou ele em uma aldeia; e uma mulher chamada Marta hospedou-o. Esta tinha uma irmã chamada Maria, a qual, sentada aos pés do Senhor, ouvia o seu ensino. Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e chegando-se, disse: Senhor, a ti não se te dá que minha irmã me tenha deixado só a servir? manda-lhe, pois, que me ajude. Mas respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e te ocupas com muitas coisas. Entretanto poucas são necessárias, ou antes uma só. Maria escolheu a boa parte, que não lhe será tirada.» (Lucas 10:38-42)

Segundo Santo Agostinho, o significado da cena está em Jesus Cristo aceitar humildemente ser servido por duas mulheres, deixando-as pensar que Ele precisava da ajuda delas. Mas, na verdade, elas precisavam ouvir seus ensinamentos e aceitar a sua Salvação. Isto fica mais evidente na ressurreição de Lázaro.

Representações na arte[editar | editar código-fonte]

O episódio é encontrado principalmente na arte a partir da Contra-Reforma, especialmente no século XVII, quando representações domésticas eram feitas de forma realista e o tema aparecia como uma obra singular e não parte de ciclos, como a Vida de Cristo ou a vida de Maria Madalena. Porém, ele aparece também em alguns ciclos da arte otoniana em manuscritos, incluindo as Perícopes de Henrique II (c. 1002-1012), onde ele é tratado como uma cena arquitetural hierática. Muitas pinturas refletem a tradição católica medieval de fundir Maria de Betânia com Maria Madalena, e ela geralmente aparece lavando - ou tendo acabado de lavar - os pés de Jesus (veja Parábola dos Dois Devedores).[3] Entre os artistas que pintaram a cena estão Diego Velázquez, Rembrandt, Jan Vermeer, Caravaggio e Rubens.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Marta e Maria

Referências

  1. Literary studies in Luke-Acts by Joseph B. Tyson, Richard P. Thompson 1998 ISBN 0865545634 page 271
  2. Mercer dictionary of the Bible by Watson E. Mills, Roger Aubrey Bullard 1998 ISBN 0865543739 page 507
  3. Schiller, Gertud, Iconography of Christian Art, Vol. I, 1971, pp 158-159, (English trans from German), Lund Humphries, London, ISBN 0853312702