Jet (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Band on the Run"
Single de Wings
do álbum Band on the Run
Lado B "Let Me Roll It"
Lançamento 15 de fevereiro de 1974
Formato(s) 7" single
Gravação 1973
Gênero(s) Rock
Duração 4:07
Gravadora(s) Apple Records
Composição Paul e Linda McCartney
Produção Paul McCartney
Cronologia de singles de Wings
Último
Último
"Mrs Vandebilt"
(1974)
"Band on the Run
(1974)
Próximo
Próximo

"Jet" é uma canção dos Wings do seu álbum Band on the Run. A canção atingiu a posição #7 nas paradas Britânicas e Americanas em 30 de Março de 1974. Junto com "Helen Wheels" e "Junior's Farm", é outra canção de McCartney, onde sua principal inspiração para compor a música surgiu na vida diária. Considerando que a maioria do álbum Band on the Run foi gravado em Lagos, na Nigéria, "Jet" foi gravada inteiramente no EMI Studios em Londres, após o regresso do grupo (de acordo com o engenheiro Geoff Emerick, em seu livro 'Here There and Everywhere.')

Quando lançado, o lado B do single era "Mamunia", outra faixa do Band on the Run. No entanto, logo foi substituído por "Let Me Roll It". "Jet" também podem ser encontrada nas compilações Wings Greatest (1978) e All the Best! (1987).

Avaliadores relataram que o tema da canção era sobre o cão labrador de McCartney chamado "Jet". Entretanto, uma entrevista de 2010, no canal de televisão britânico ITV1 para o programa Wings: Band on the Run (para promover em novembro de 2010 um re-lançamento em CD/DVD do álbum) McCartney explicou que "Jet" era o nome de um pônei ele tinha possuído , apesar de que muitas das letras tinha pouca relação com o assunto.

O proeminente crítico musical Dave Marsh incluiu a canção na posição #793 em sua lista dos 1.001 melhores singles já feitos. Ele se referiu a ele como uma "grand confecção pop" que representou a única vez que McCartney se aproximou da "unidade e densidade" de seu mandato com os Beatles. O escritor Graham Reid, descreveu-o como uma "jóia" do power pop.

A banda de rock australiana Jet tirou seu nome do título da canção.

Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.