Jethro Tull (agricultor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jethro Tull
Jethro Tull
Nome completo Jethro Tull
Nascimento 30 de Março de 1674
Basildon, Inglaterra
 Reino Unido
Morte 21 de fevereiro de 1741 (66 anos)
Hungerford, Inglaterra
 Reino Unido
Ocupação agricultor
Principais trabalhos Invenção da semeadeira

Jethro Tull (Basildon, Berkshire, 1674 - Shalbourne, Berkshire, 1741) foi um agricultor inglês pioneiro, considerado um dos pais da agricultura científica. Viveu no período da Revolução Industrial.

Teve um papel fundamental no projeto de vários implementos que transformaram a agricultura, o mais notável deles a semeadeira mecânica em 1701. Observou e comparou os métodos agrícolas empregados na França, Holanda e Alemanha. Foi um dos primeiros a conceber a moderna noção de cultura intensiva: recomendou o esterroamento e a lavra profundos, as rotações contínuas, que faziam a terra produzir, sem cansá-la, uma sucessão de colheitas variadas e supria o desperdício dos pousios.

Homem de leis tornado gentleman farmer que se acreditava versado em progresso agrícola, chegou a proclamar a inutilidade do esterco e da rotação dos cultivos, mas preconizou o uso de semeadores, semeaduras em linha, economia de sementes, multiplicação dos trabalhos do solo e escarificações com enxada tracionada [1] .

Lápide de Tull na igreja de São Bartolomeu

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. MAZOYER, marcel, e ROUDART, Laurence. História das Agriculturas do Mundo: do Neolítico à crise contemporânea. Editora Unesp. Ministério do Desenvolvimento Agrário. página 390. Disponível em: <http://www.iica.int/Esp/regiones/sur/brasil/Lists/Publicacoes/Attachments/60/Historia_das_agriculturas.pdf>. Acesso em: 21 de julho de 2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.