Jewelpet (franquia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jewelpet
Criador Sanrio
Sega Toys
Trabalho original Sanrio
Publicações impressas
Romances Jewelpet: The Fuss in the Jewel Festival!?
Revistas Pucchigumi
Ciao
Shogakukan
Filmes e televisão
Filmes Jewelpet the Movie: Sweets Dance Princess
Programas televisivos Jewelpet (2009)
Jewelpet Twinkle☆ (2010)
Jewelpet Sunshine (2011)
Jewelpet Kira☆Deco (2012)
Jewelpet Happiness (2013)
Encenações
Musicais Throbbing Jewelpet! Magical☆March
Jewelpet and Cinnamon's Future Revolution!
Lazer
Brinquedos Vários (incluindo pelúcias)
Jogos eletrônicos The Glittering Magical Jewel Box
Magical Dance in Style Deco!
Cooking at the Magical Cafe!
Apron of Magic
Áudio
Trilha sonora Jewelpet: Happy Music (2010)
Jewelpet Twinkle☆: Happy Happy Music (2010)
Jewelpet: Kirapika☆Song (2010)
Jewelpet Sunshine: Happyx3 Music (2011)
Jewelpet The Movie: Sweets Dance Princess Soundtrack (2012)
Outros
Outras informações Yuko Yamaguchi (Trabalhos artísticos originais)
Últimas informações Slogan "Eyes of Jewel that Shine, glittering with Luck and Good Fortune"
Últimos dados Tradução "Olhos da Joia que Brilham, resplandecem com Sorte e Boa Fortuna"
Site oficial http://jewelpet.info/

Jewelpet (ジュエルペット, Juerupetto?) é uma franquia de mídia japonesa e linha de brinquedos criada em 2008 entre Sanrio e Sega Sammy Holdings, ilustrado pelo terceiro designer de personagens da Hello Kitty, Yuko Yamaguchi.[1] A franquia foi lançada originalmente em 15 de Janeiro de 2008, com foco em animais com nomes de joias(jewels), pedras zodiacais e minerais, que podem usar magia usando seus olhos.[2]

Devido ao sucesso da franquia, Sanrio e Sega Sammy Holdings expandiu a franquia Jewelpet no exterior, mas não se sabe se o plano de expansão incluirá os Estados Unidos. A franquia está sendo licenciada por Giochi Preziosi na Europa.

No Brasil os brinquedos foram licenciados pela Long Jump Brasil.[3] Mas a série nunca foi exibida no Brasil. Os brinquedos também foram licenciados em Portugal, atualmente a série é emitida em Portugal pelo Canal Panda com dobragem em português.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Um dia, em uma loja de antiguidades, em uma caixa de joia mágica que está lá por séculos e brilha em cores muito brilhantes. Uma estranha garota acidentalmente encontrou a caixa e abriu-a, causando uma estranha luz a brilhar e a menina é levada para dentro. Ela não sabia o que estava acontecendo, ela agora está em um estranho mundo novo que brilha como joias. Ele foi escrito em signos como a Jewel Land e menina fica espantada, tudo brilha com cores vivas e decorada com todos os tipos de joias. No centro da cidade ela vê uma torre estranha, também decorado com jóias mágicas. As meninas decidiram ir para a torre e entra nela.

A menina foi recebida por uma princesa e fica feliz de ver a menina e lhe oferece uma maça joia. A menina aceita o presente e a joia na mão da menina brilha, magicamente transformando em uma criatura semelhante. A princesa disse que a criatura da menina se chama Jewelpet, e cada um deles vivem em Jewel Land. No entanto, ela também disse que a Jewel Land está enfrentando uma crise terrível como a magia do mundo está começando a desaparecer. Ela disse para a menina que ela deve elevar essa Jewelpet para que ela se torne um mago completo.

Jewel Land é o nome do mundo onde as Jewelpets vivem. Cada Jewelpet se difere de seus Olhos Jewel mágicos e depende do parceiro humano que lhes despertam e usam a magia sempre que necessário. Eles estudam toda a magia juntamente com os seus parceiros em uma escola especial na Jewel Land para que eles se tornem mestres magos e ambos os animais de estimação e seus parceiros devem suportar uma série de dificuldades e até mesmo problemas. Com cada cuidado os parceiros humanos dão as Jewelpet, o amor em troca.

Para uma Jewelpet para se tornar um Mago de Promessas completo, ele deve passar por uma série de treinamentos rigorosos e estudar junto com seus parceiros humanos para evitar a crise em Jewel Land. Se o Jewelpet torna-se um Mago de Promessas completo, eles serão recompensados ​​com um mágico Jewel Manto, como um símbolo do domínio sobre a sua magia.[4]

História[editar | editar código-fonte]

A franquia Jewelpet estreou em 15 de Janeiro de 2008, como o primeiro projeto de colaboração entre Sanrio e Sega Sammy Holdings. A franquia originalmente começou com 33 personagens e cada um deles foram os mais vendidos durante o verão daquele ano com cada um dos brinquedos que têm recursos de conectividade internet usando senhas especiais. Como a série entrou em seu primeiro ano, em 2009, sua primeira série de anime foi ao ar.

Em Fevereiro de 2010, 600 tipos de mercadoria da série foram todos feitos com mais de 25 empresas licenciadas para a sua expansão no exterior e doméstica. Em 11 de Março de 2010, o 34º Jewelpet, Labra, estreou oficialmente com os personagens da série. Os personagens fizeram sua estréia oficial como personagens alvos na Sanrio Puroland com seus dois primeiros musicais: Throbbing Jewelpet! Magical☆March (ジュエルペットのどきどき!マジカル☆マーチ, Juerupetto no dokidoki! Majikaru ☆ māchi?) e Jewelpet and Cinnamon's Future Revolution! (ジュエルペットとシナモンのみらいレボリューション!, Juerupetto to shinamon nomi rai reboryūshon!?). Além disso, após os personagens estrearem em Puroland, os visitantes aumentou 17% durante o quarto trimestre de 2010.

Em Dezembro de 2010, três novos Jewelpets oficialmente estreou na série: Angela, Charlotte e Jasper. Charlotte e Jasper estavam ambos vencedores de um concurso de design de Jewelpet que foi realizado durante a exibição de Jewelpet Twinkle. Em 2011, o site da Webgurumi foi fechado e foi substituído por um novo site: Jewel Land Online. Em dezembro daquele mesmo ano, O personagem Sakuran fez sua estréia oficial na série ao lado de 11 novos personagens do novo subtítulo da série chamado Sweetspets. Sakuran também foi um vencedor do novo concurso de design de personagem, que foi realizada durante a exibição de Jewelpet Sunshine.

Em 31 de Março de 2012, dois novos Jewelpets masculinos estreou na série: Coal e Granite. Jewel Land online terminou seu serviço nessa data também. Em Junho de 2012, o Puroland Musical Jewelpet Kira☆Deco! Musical (ジュエルペット きら☆デコッ!ミュージカル, Juerupetto kira ☆ deko! Myūjikaru?) estreou em conjunto com a quarta série do anime. Em Agosto de 2012, seu primeiro filme teatral oficial foi lançado nos cinemas japoneses com a introdução do 13º Sweetspet, Gumimin.

Em Janeiro de 2013 da revista Pucchigumi, a 40ª franquia de Jewelpet, Rossa revelou oficialmente.[5]

Mídia[editar | editar código-fonte]

Brinquedos[editar | editar código-fonte]

A Sega Toys colaborou com a Sanrio para lançar uma linha de brinquedos de pelúcia com os personagens da série que foram lançados em 15 de Janeiro de 2008. Cada pelúcia de Jewelpet contém uma senha para acessar o website Web-Gurumi, um site especial no qual o cliente "adota" este animal de estimação no mundo virtual. Se o usuário não tiver a senha, o usuário não pode ter acesso ao site. As contas expiram dentro de um ano, a menos que um outro brinquedo Jewelpet seja comprado, e esse animal é adicionado à conta do usuário. Com a expansão das réplicas da série, brinquedos como o Jewel Bastão, Jewel Encanto, Jewel Livro de Bolso e Jewel Pods da série do anime foram feitos.

Mercadoria[editar | editar código-fonte]

Tal como acontece com outras franquias dos personagens da Sanrio como Hello Kitty, My Melody, Sugarbunnies e Cinnamoroll, na franquia de Jewelpet a mercadoria consiste principalmente de artigos de papelaria, material escolar, bolsas, capas de chuva, guarda-chuvas, caixas bento e até mesmo brinquedos. Cada mercadoria lançada foram todas patrocinadas pela Sanrio, Sega e Bandai, ao longo de outras empresas também. A popularidade da série, em seguida, expandiu-se no exterior, como Hong Kong, Coreia do Sul e Europa.

Os Jogo de cartas colecionáveis e o subproduto também foi lançado pela Bushiroad, os criadores dos jogo de cartas colecionáveis de Weiß Schwarz, Alice X Cross, e Cardfight!! Vanguard. Tanto o conjunto inicial e os boosters foram lançados em 30 de Julho de 2009.[6]

Anime[editar | editar código-fonte]

A adaptação de anime para a série foi produzida pelo Studio Comet e foi ao ar em 5 de Abril de 2009 na TV Osaka e na TV Tokyo, substituindo Onegai My Melody Kirara★ em sua programação. A série também foi ar em Taiwan na YOYO TV, e estreando na programação de Boing no bloco de programação no Telecinco canal de televisão da Espanha em Abril de 2010.[7] Em Fevereiro de 2011 a série foi ao ar na Itália na Italia 1. A segunda série com o título de Jewelpet Twinkle☆ (ジュエルペット てぃんくる☆, Juerupetto Tinkuru☆?) foi ao ar na TV Tokyo em 3 de Abril de 2010 e concluiu a sua transmissão em 2 de Abril de 2011. A terceira série com o título de Jewelpet Sunshine (ジュエルペット サンシャイン, Juerupetto Sanshain?) estreou dia 9 de Abril de 2011. A quarta série com o título de Jewelpet Kira☆Deco! (ジュエルペット きら☆デコッ!, Juerupetto Kira☆deko!?) foi lançada dia 7 de Abril de 2012 e terminou em 30 de Março de 2013.[8] A quinta série com o título de Jewelpet Happiness (ジュエルペット ハッピネス, Juerupetto happinesu?)[9] foi revelada pela primeira vez na edição de Março da Pucchigumi e foi ao ar dia 6 de Abril de 2013.[10] A sexta série com o título de Lady Jewelpet (レディジュエルペット, Redijuerupetto?) foi anunciada pela Sanrio, através do Twitter oficial do anime[11] [12] e está agendada para ir o ar dia 5 de Abril de 2014.[13] [14]

Os desenhos dos personagens de Jewelpets e os personagens humanos foram feitos por Tomoko Miyakawa de Onegai My Melody fama na primeira e quarta temporada. Yukiko Ibe, desenhos dos personagens de Nanatsuiro Drops lidou com os desenhos dos personagens humanos para a segunda série, enquanto Mariko Fujita, desenhos dos personagens de Galaxy Angel lidou com os desenhos dos personagens humanos para a terceira série.

Em Portugal a primeira temporada foi ao ar em Janeiro de 2011, a segunda temporada em Janeiro de 2012, a terceira temporada em 1 de Janeiro de 2013 e a quarta temporada em 2 de janeiro de 2014, todas emitida pelo Canal Panda com dobragem em português.

Filme[editar | editar código-fonte]

Um filme de longa-metragem com o título de Jewelpet the Movie: Sweets Dance Princess (映画ジュエルペット スウィーツダンスプリンセス, Eiga Juerupetto: Suwītsu Dansu Purinsesu?), foram dirigidos por Hiroaki Sakurai (Diretor de Daa! Daa! Daa! e Cromartie High School) e produzido pelo Studio Comet e Toho, conforme divulgado em 11 de Agosto de 2012.[15]

Livros[editar | editar código-fonte]

Os livros de histórias oficiais e os livros de referência também foram publicados por Shogakukan durante o lançamento do série a cada ano. Dois mangás derivados também foram criados, e cada um foram publicados durante a exibição da série do anime. A primeiro foi serializada na revista Shōjo Pucchigumi com as ilustrações de Mako Morie em 2009. A primeira série terminou no mesmo ano. Em 28 de Dezembro de 2009, um segunda mangá foi, então, serializado na revista Shōjo Ciao com ilustrações e a história de Sayuri Tatsuyama entre a permissão da Sanrio e Sega Toys.[16] O mangá foi executado entre Fevereiro de 2010 até Setembro de 2010.

Uma light novel oficial com o título de Jewelpet: The Fuss in the Jewel Festival!? (ジュエルペット: ジュエルフェスティバルはおおさわぎ!?, Juerupetto: Juerufesutibaru wa ōsawagi!??) foi lançada como parte de Kadokawa Tsubasa Bunko Light Novels Infantil em 15 de Maio de 2012, escrita por Hiroko Kanasugi e ilustrada por POP. Ela introduz um personagem exclusivo para a história, uma Jewelpet chamada Lolip (ロリップ, Rorippu?) e a história gira em torno de suas experiências e a ligação com com Ruby e seus amigos durante a preparação do Festival Jewel na Jewel Land.

Um livro guia oficial para comemorar a terceira série também foi publicada pela Yousensha, com o título de Jewelpet Sunshine FANBOOK (ジュエルペット サンシャインFANBOOK, Juerupetto Sanshain FANBOOK?). livro é parte dos livros da coleção de Otoma Anime e contém perfis dos personagens, um esboço da história, uma introdução ao mundo das Jewelpet, uma lista de músicas usadas na série e entrevistas, tanto do elenco e membros da equipe da série. O livro foi publicado em 02 de Junho de 2012.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Sete jogos de vídeo também foram feitos para combinar com os brinquedos e a franquia do anime, três foram para o Nintendo DS, e três para o Nintendo 3DS e um para os fliperamas no Japão.

Eventos[editar | editar código-fonte]

Vários musicais foram realizados na Sanrio Puroland e na Sanrio Harmonyland, com as sete principais Jewelpets, Ruby, Sapphie, Garnet, Labra, Angela, Charlotte, Jasper e Rossa. Alguns dos musicais também apresentam outros personagens da Sanrio. Um musical baseado no arco de Kira Deco do anime estreou no Japão em Junho de 2012.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Jewelpet ficou classificado em 3º lugar no Questionário Infantil da Bandai em Junho de 2010, devido à sua popularidade com as crianças de 6 a 8 anos de idade do sexo feminino e as mais velhas também.[17] A franquia dos personagens é também um dos top 15 altamente votados na Franquia de Personagem Sanrio no 26º Ranking de Personagem Sanrio em 2011, classificando em 14º lugar. Tornou-se o sexto altamente votado na franquia de personagem tanto nos dias 27 e 28 da Classificação Personagens Sanrio.[18]

O primeiro anime de Jewelpet ficou classificado em 7º na Pesquisa de Vídeo de Kanto, em 27 Dezembro de 2009 a 03 de Janeiro de 2010, após ser exibida os Episódios 39 e 40.[19] A sua sequência recebeu aclamação da crítica dos fãs e críticos, fazendo o primeiro anime Sanrio financiado apelar em todos os dados demográficos. Personagem principal da série, Akari Sakura também é classificada em 6º na Megahouse como Excelente Modelo da Sério em seu 10º Aniversário na enquete.[20]

No comunicado de imprensa pela Sega Toys em 01 de Outubro de 2012, o Jewel Pod Diamante vendeu cerca de 160.000 unidades em menos de dois meses desde o seu lançamento e chegou ao topo das paradas como brinquedo da menina mais vendido no Japão. A empresa terá a venda alvo de 400.000 no final do ano e terá um total de 700.000 unidades vendidas em todos os três Jewel Pods.[21]

Referências

  1. Jewelpet Sanrio. Visitado em 17-07-2009.
  2. (株)セガトイズ (株)サンリオが共同開発 新キャラクター 『ジュエルペット』誕生 〜かわいい動物をモチーフにした33種類の"魔法使いのペットたち"〜 Sanrio. Visitado em 03-01-2013.
  3. Jewelpet na Long Jump Brasil Long Jump Brasil.
  4. A história oficial da Franquia de Jewelpet (em Japonês) Sanrio. Visitado em 03-10-2012.
  5. Revista Pucchigumi, publicação de Janeiro de 2013, Shogakukan.
  6. (em japonês) Site oficial dos JCC de Jewelpet na Bushiroad Bushiroad. Visitado em 03-10-2012.
  7. 'Boing' estreia três novas séries: 'Geronimo Stilton', 'Las Supernenas Z' e 'Jewelpet' (em espanhol) Telecinco (31-03-2010). Visitado em 23-04-2010.
  8. Jewelpet Anime do Gênero Garota Mágica Terá sua Quarta Temporada, e seu Primeiro Filme Anime News Network. Visitado em 03-10-2012.
  9. Pucchigumi Revista, na publicação de Março de 2013 da Shogakukan.
  10. Jewelpet Anime do Gênero Garota Mágica Terá sua Quinta Temporada em Abril Anime News Network. Visitado em 16-02-2013.
  11. Tweet sobre a confirmação da série no Japão (em japonês) Twitter (12-02-2014). Visitado em 14-02-2014.
  12. Tweet anunciando a nova série e o fim da transmissão da Happiness (em japonês) Twitter (12-02-2014). Visitado em 14-02-2014.
  13. Tweet Oficial da Sanrio em relação a título oficial do anime (em japonês) Twitter (12-02-2014). Visitado em 14-02-2014.
  14. Jewelpet Anime do Gênero Garota Mágica Terá sua Sexta Temporada em Abril (em inglês) Anime News Network (13-02-2014). Visitado em 14-02-2014.
  15. 映画ジュエルペット スウィーツダンスプリンセス (em japonês) Walkerplus. Visitado em 19 de Outubro de 2013.
  16. 竜山さゆり: ジュエルペット Shogakukan. Visitado em 03-10-2012.
  17. 2010 Bandai Questionário Infantil Namco Bandai Holdings.
  18. Os resultados da Classificação do 27º Personagem Sanrio Sanrio. Visitado em 03-10-2012.
  19. Ranking da Animação na TV no Japão, 27 de Dezembro-3 de Janeiro Anime News Network. Visitado em 03-10-2012.
  20. http://www.megahobby.jp/event/excellentmodel_10th_enquete/results/index.html
  21. "発売から2か月で16万個突破 !! ジュエルポッド ダイアモンド(ピンク・パープル・ブルー)", Sega Toys, 2012-10-01. Página visitada em 03-10-2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.