Jiang Ying

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jiang Ying
Jiang Ying
Nascimento 11 de agosto de 1919
Haining
Morte 5 de fevereiro de 2012 (92 anos)
Pequim
Nacionalidade China Chinesa
Cônjuge Qian Xuesen
Ocupação Cantora de ópera

Jiang Ying (chinês tradicional: 蔣英, chinês simplificado: 蒋英, pinyin: Jiǎng Yīng; Haining, 11 de agosto de 1919Pequim, 5 de fevereiro de 2012) foi uma cantora de ópera e professora de música chinesa.

Família[editar | editar código-fonte]

Jiang era descendente de chineses e japoneses. Era a terceira filha de Jiang Baili, um líder em estratégisa militar de Chiang Kai-shek, e de sua mulher japonesa, Satō Yato (佐藤屋子?). Jiang era prima do romancista Jin Yong, tembém natural de Haining.

Casou em 1945 em Xangai com o célebre projetista de foguetes Qian Xuesen, que foi um dos fundadores do Jet Propulsion Laboratory nos Estados Unidos e depois dirigiu o programa espacial da República Popular da China.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1936 Jiang foi para a Europa com seu pai, tendo estudado música em Berlim. Jiang graduou-se em 1941 na Hochschule für Musik Hanns Eisler em Berlim. Quando a Segunda Guerra Mundial eclodiu na Europa, Jiang teve de mudar-se e foi estudar ópera na neutra Suíça. Graduou-se na Escola de Música de Lucerna em 1944.

Jiang retornou à China, apresentando-se a primeira vez em Xangai, em 31 de maio de 1947. Mudou-se no mesmo ano para os Estados Unidos.

Jiang retornou para a China junto com seu marido Qian em 1955, quando ele foi deportado pelo governo estadunidense. Qian e Jiang entraram na China por Kowloon, Hong Kong. Jiang tornou-se professora de música e ópera, e dirigiu o Departamento de Música Vocal Ocidental do Conservatório Central de Música de Pequim.

Jiang morreu em 5 de fevereiro de 2012 em Pequim.[1][2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.