Jiguli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Jiguli, uma margem do Volga
Jiguli perto da aldeia de Chiraievo
carro Jiguli (VAZ-2105)

Jiguli (em russo: Жигули) é uma colina situada na "península" formada pela curva de rio de Samara, à beira direita do rio Volga. É localizada no óblast de Samara, Rússia. A colina tradicionalmente nomea-se por montes. O ponto maior alto da colina é de 375 metros em cima do nível médio das águas do mar. A ladeira de norte é abrupto mas a ladeira de sul é de declive. Jiguli é ocupada principalmente pela Reserva Florestal de Jiguli e a Parque Nacional "Samarskaya Luka", entre a colina e Volga há cidade de Jigulhovsk.

Em homenagem ao local a marca dos carros de passeio mais vendida na União Soviética também foi nomeada de "Jiguli" (ou "Zhiguli", na transliteração anglófona). Esta marca pertence ao fabricante AvtoVAZ e foram produzidos com base na tecnologia fornecida pela FIAT nos anos 70. Os automóveis destinados à expotação recebem a marca "Lada", a qual também passou a ser usada no mercado interno.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]