Jill Valentine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Jill Valentine
Série de jogos Resident Evil
Primeiro jogo Resident Evil
Dublador em inglês Catherine Disher (RE3)
Heidi Anderson (Re: Remake)
Patricia Ja Lee (RE5)
Ator de captura de movimentos Patricia Ja Lee
Informações pessoais
Sexo Feminino
Data de nascimento 1974
Aniversário 20 de maio de 1974 (40 anos)
Afiliação B.S.A.A. - Divisão Norte Americana
Portal Games


Jill Valentine é uma das protagonistas da série de jogos Resident Evil. Protagonizou três jogos da série principal (Resident Evil 1, Resident Evil 3 e Resident Evil: Revelations. Jill também foi a protagonista de Resident Evil: Umbrella Chronicles e Resident Evil: Remake, e co-protagonizou Resident Evil 5 tendo 2 capítulos do jogo só dela. Jill fez aparição em outros jogos como Resident Evil Operation Raccoon City e Resident Evil: The Mercenaries 3D.

História[editar | editar código-fonte]

Cronograma de jogos com Jill Valentine

1996 —
Resident Evil

1998 —
Resident Evil: Director's Cut

1999 —
Resident Evil 3

2002 —
Resident Evil: Remake

2006 —
Resident Evil: Deadly Silence

2007 —
Resident Evil: The Umbrella Chronicles

2009 —
Resident Evil 5

2011 —
Resident Evil: The Mercenaries 3D

2012 —
Resident Evil: Revelations
Resident Evil: Operation Raccoon City

2013 —
Resident Evil Revelations: Unveiled Edition

Resident Evil 1[editar | editar código-fonte]

Jill prestou serviço ao S.T.A.R.S na Equipe Alpha.

Em 1998, as montanhas Arklay, nos arredores de Raccoon City, foram palco de diversos assassinatos estranhos, relacionados a canibalismo. Os macabros eventos chocaram a população da pequena cidade, levando os S.T.A.R.S. a investigarem as causas dessas mortes. A primeira divisão do S.T.A.R.S. a ser enviada foi a Bravo, que mais tarde viria a desaparecer durante as investigações no local. O capitão Albert Wesker lidera então a equipe Alpha e os desloca até as florestas. O grupo consistia na própria Jill, o capitão Wesker, Chris Redfield, Barry Burton, Brad Vickers e Joseph Frost. Nas escuras e tenebrosas florestas, o grupo encontra os destroços de helicóptero do time Bravo e o corpo de um deles, o piloto Kevin Dooley. Pouco tempo depois, Frost é atacado por um bando de criaturas estranhas que surgiram das matas. Um deles o mordeu na jugular, causando uma ferida mortal. Jill ficou paralisada ao ver a cena e quase foi atacada por um deles, mas Chris consegue acertá-lo e chegar até Jill. Quando ambos começam a correr, o piloto Brad fica horrorizado com o que aconteceu e fugiu de helicóptero, deixando seus companheiros de equipe para morrerem. Os Alphas avistam uma grande propriedade e buscam abrigo por lá. Durante a missão, após o descobrimento do corpo de Kenneth Sullivan, membros dos Alphas, e do desaparecimento de Chris e Wesker, Jill se une à Barry Burton para descobrir o que está acontecendo naquele lugar e encontrar seus companheiros, a dupla então enfrenta diversos monstros fruto do T-Vírus. Mais tarde, os S.T.A.R.S. descobrem que aquelas criaturas foram "produzidas" pela Umbrella Corporation, uma poderosa compania farmaceutica para qual Albert Wesker trabalhava secretamente. Depois da forjada morte de Wesker e da destruição do Tyrant, uma poderosa arma biológica, Jill, Barry, Chris e Rebecca Chambers são resgatados por Brad, que retornou ao local e os levou de volta a Raccoon City.

Resident Evil 3[editar | editar código-fonte]

Após retornar para Raccoon City depois de sua macabra experiência na mansão, os únicos S.T.A.R.S. vivos tentaram alertar a toda cidade sobre o ocorrido na mansão, mas ninguém deu ouvidos. Decididos a desmascarar a Umbrella sozinhos, Chris, Jill e Barry unem forças para derrubar a poderosa empresa. Barry vai encontrar sua família antes de enfrentar mais um perigo, Chris segue para a Europa onde possivelmente haveria uma base da Umbrella e Jill ficou em Raccoon para observar a reação da Umbrella com tal acusação, prometendo encontrar-se com Chris mais tarde.

Durante a infecção em massa que atingiu Raccoon em Setembro de 1998, Jill ainda estava na cidade e rapidamente deixa seu apartamento para fugir da cidade. Os cidadãos de Raccoon são infectados pelo mesmo vírus que Jill enfrentou na mansão, transformando os pobres habitantes em monstros. Contando apenas com a sua inteligência, coragem e sorte ela deve sobreviver das criaturas e escapar da cidade. A jovem policial encotra seu colega de equipe no S.T.A.R.S., Brad Vickers, que estava mortalmente ferido e alegando estar sendo perseguido por um tipo de monstro. Mais tarde, Jill encontra-se com Brad na R.P.D (Raccoon Police Departament - Departamento de Polícia de Raccoon City), onde o piloto é morto pelo mesmo monstro que estava perseguindo-o. O "Nemesis" se diferenciava das demais criaturas fabricadas pela Umbrella pelo fato dele ser extremamente inteligente, sabe manusear armas de fogo e ainda consegue cumprir determinados objetivos. O "Nemesis" fora enviado à Raccoon pela Umbrella com o objetivo de eliminar todos os membros do S.T.A.R.S. que sobreviveram ao incidente da mansão, porque só eles eram testemunhas vivas das farsas da empresa. O monstro então trava seu alvo em Jill. A moça, após fugir várias vezes do Nemesis, conhece o mercenário da Umbrella, Carlos Oliveira, que estava na cidade cumprindo uma missão de contenção do vírus. Ambos unem forças para escaparem da cidade. Alguns membros da unidade de Carlos ainda estavam vivos, como Nicholai Ginovaef e Mikhail Victor, esse último estava ferido. Carlos revela a Jill que um helicóptero da Umbrella estará sobrevoando a Torre do Relógio de Raccoon, e para chamá-lo basta tocar o sino do local. Depois do desaparecimento de Nicholai e a morte de Mikhail em um confronto com Nemesis, Jill e Carlos chegam à Torre do Relógio. Eles conseguem tocar o sino e convocar o helicóptero, mas o veículo é abatido em pleno vôo pelo Nemesis, que travou uma violenta luta com Jill no jardim do local, que terminou com Nemesis severamente ferido e Jill infectada. Carlos a leva em segurança até a capela da torre.

(Os eventos a seguir se passam um dia depois da luta entre Jill e Nemesis.)

Com Jill ainda muito debilitada, Carlos dirige-se até o Hospital de Raccoon City em busca do anti-vírus que estava no corpo de Jill. O rapaz tem acesso a uma amostra e a leva até Jill, administrando a vacina em seu corpo, deixando o vírus em estado latente. Jill retorna às ruas em busca de um novo meio de fuga. Jill e Carlos adentram uma fábrica da Umbrella, ainda sendo perseguidos por Nemesis. Nicholai é visto roubando um helicóptero e fugindo sem prestar ajuda à Jill e Carlos. Quando eles tomam conhecimento de um míssil que estava a caminho de Raccoon, ambos tentam escapar o mais rápido possível. Jill consegue finalmente destruir o poderoso Nemesis. Barry Burton surge com um helicóptero e resgata Jill e Carlos da cidade antes que tudo fosse destruído. Depois de todo o ocorrido, durante os eventos de Resident Evil CODE: Veronica, Jill vai até o apartamento de Chris, mas não o encontra. Ela então continua a procurá-lo acreditando firmemente que seu amigo ainda esteja vivo.

Resident Evil The Umbrella Chronicles[editar | editar código-fonte]

Jill retorna no game exclusivo para Wii que conta vários eventos já relatados em outros jogos onde Jill aparece, como a infecção na mansão Spencer no primeiro Resident Evil e a destruição em Raccoon City em Resident Evil 3 Nemesis, além de um cenário inédito que conta a queda da Umbrella, onde Jill protagoniza o cenário ao lado de Chris Redfield.

Resident Evil 5[editar | editar código-fonte]

3 anos após a queda definitiva da Umbrella Corporation, Jill e Chris agora são membros de alto escalão da BSAA, ambos ainda lutam contra o legado negro da empresa espalhado por todo mundo. Ozwell E. Spencer, um dos criadores da Umbrella, é localizado pela empresa, e a dupla logo apresenta grande interesse pela missão. Então, partem para a propriedade de Spencer para interrogá-lo, porém, Albert Wesker, o traidor dos S.T.A.R.S., estava no local e havia acabado de assassinar Spencer. Começa uma violenta luta. Mesmo estando em desvantagem, Wesker consegue derrotar Chris e Jill facilmente, graças ao poder que o terrorista obteve de um vírus injetado em seu sangue, lhe garantindo força sobre-humana e velocidade extrema. Chris estava prestes a ser morto, mas Jill não permitiu. A moça se joga de uma janela agarrada à Wesker com intuito de matá-lo. Porém, mais tarde é revelado que não só Jill sobreviveu, como também passou por uma série de experimentos de Wesker. O mesmo a transformou em um poderoso ser. Ela está sendo controlada por um dispositivo que Wesker colocou em seu peito, podendo controlar suas ações. Jill passa a ter habilidades sobre-humanas e a atacar Chris, que ao descobrir se tratar de Jill tenta salvá-la de Wesker. Jill retorna ao normal, mas não vai junto de Chris e Sheva em sua missão, por estar fraca fisicamente. Na batalha final do jogo, Jill aparece novamente em um helicóptero para ajudar Chris e Sheva a sairem do local.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Sienna Guillory interpreta Jill no filme Resident Evil: Apocalypse, de 2004.

, e em Resident Evil: Retribuição, de 2012.

Livros[editar | editar código-fonte]

Seu pai, Dick Valentine, foi preso, e mesmo assim fica feliz pela escolha de sua filha, vivendo por um ideal. Jill se sentia sozinha pelo fato de seu pai estar na cadeia, mas logo sua solidão acabou ao fazer duas amigas, as irmãs Beck MGee e Priscilla MGee (vizinhas de Jill, que se tornaram vítimas do incidente em Raccoon City). A morte das duas se tornou uma motivação para que Jill trabalhasse no caso.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Jill Valentine é interpretada pela atriz Sienna Guillory nos filmes Resident Evil: Apocalypse o segundo filme da série que é baseada no jogo só que contem alterações, porque o roteirista do filme Paul W. S Andersen optou por contar o que aconteceu anteriormente a historia da serie de jogos e criando novos personagens, e apos algum tempo foi adicionando os personagens do jogo e entrelaçando as historias com a sequencias dos filmes. assim como no jogo Jill Valentine é uma ex-agente dos S.T.A.R.S, que se junta aos personagens do jogo Carlos e Nicholai e os personagens adcionados na historia do filme: Alice, Peyton, Terri e L.J.

Jill Valentine só volta a aparecer na série no quarto filme Resident Evil: Afterlife que logo no final explica o misterioso desaparecimento da personagem no terceiro filme Resident Evil: Extinction que intrigou os fãs por muito tempo na verdade depois de Jill, Alice, Carlos, L.J. e Angie conseguirem fugir de Racoon City e das mão da Umbrella no final do segundo filme até o terceiro filme como já se sabia se passaram 3 anos e durante esse tempo a Umbrella conseguiu capturar Jill e controla-la com um aparelho criado pela Umbrella. Alice conseguiu fugir mas se perdeu de Carlos, L.J. e Angie. Durante os outros anos, Alice correu pelo país atrás de sobreviventes do holocausto e de seus amigos. Enquanto isso, Carlos se juntou ao comboio de Claire Redfield (outro personagem do jogo adicionada ao filme) que junta sobreviventes e procura por um lugar seguro para conseguir sobreviver. Lá eles encontram outros personagens (que não aparecem no jogo) como Betty, K-Mart, Mikey, Chase e Eddie. No final do quarto filme, Jill aparece como vilã por estar controlada pela Umbrella Corporation atacando o navio onde Claire, Alice, Luther, K-Mart e Chris estão.

Diferentemente do filme Resident Evil: Apocalypse Jill Valentine, ainda interpretada pela atriz Sienna Guillory, aparece com cabelos longos e loiros, que mostram uma grande semelhança com a Jill Valentine do jogo Resident Evil 5. e já no quinto filme lançado em 2012 Jill já aparece novamente como vilã sequestrando Alice e depois tentando impedi a fuga de Alice junto com Ada, Leon, Barry, James (Personagens do jogo adicionados no quinto filme e que provavelmente apareceram no sexto filme que será lançado em 2014)e Luther (Amigo de Alice que sobreviveu ao ataque ao navio). No final do filme eles e Jill se enfrentam e Alice consegue tirar o controle da Umbrella sobre Jill. eles fogem com Jill de novo com eles e alice diz: "È bom ter você de volta conosco, Jill" eles tambem saiem com a garota Becky um dos clones criados pela Umbrella que eles conseguem salvar (Barry, James e Luther Morrem no fime).

No Final eles vão para Washington e se juntam a Albert Wesker (antigo vilão da série) com o intuito de tentar exterminar a raça de zumbis e toda a contaminação tentando salvar o que resta da raça humana.

Marvel vs Capcom 2[editar | editar código-fonte]

Jill foi a unica personagem da série a participar do jogo de luta Marvel vs Capcom 2, lançado em 2000.

Marvel vs Capcom 3: Fate of Two Worlds[editar | editar código-fonte]

Jill é a 3ª personagem da série a participar do jogo de luta Marvel vs Capcom 3: Fate of Two Worlds sendo Albert Wesker e Chris Redfield os primeiros personagens, lançado em 2011; diferentemente do jogo anterior, Jill está usando seu Battle Suit de Resident Evil 5 e possui golpes novos TOTALMENTE diferentes do jogo anterior.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]