Jimmy Carter e o incidente do coelho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A foto de Carter e do coelho.
O coelho nada e se afasta do barco

Nomeado “o ataque do coelho assassino” pela imprensa, o incidente de Jimmy Carter e do coelho é o caso de um coelho do pântano (Sylvilagus aquaticus) que tenta subir no barco do presidente americano em 20 de abril de 1979.

História[editar | editar código-fonte]

O presidente dos Estados Unidos estava pescando, só, em um barco, perto de sua cidade natal Plains, na Geórgia, quando um coelho se aproxima nadando até a embarcação, grunhindo de maneira ameaçadora, os dentes visíveis, as narinas abertas e indo diretamente para o presidente [1] . O coelho tenta desesperadamente subir no barco e Carter tenta afastá-lo agitando o remo.

De volta a seu escritório, Jimmy Carter contou sua desventura aos empregados que não acreditaram que os coelhos pudessem nadar ou que eles nunca se aproximariam de uma pessoa de maneira agressiva. Contudo, o incidente foi confirmado mais tarde através de uma foto feita pelo fotógrafo da Casa Branca. [2] .

No dia 28 de agosto de 1979, o porta-voz da Casa Branca Jody Powell mencionou o incidente a um correspondente da Associated Press, Brooks Jackson, que escreveu um artigo sobre o assunto no dia seguinte. President Attacked by Rabbit (Presidente atacado por coelho) estava na primeira página do Washington Post, mas a recusa da Casa Branca de publicar uma foto fez com que fosse exibida uma caricatura no jornal. Posteriormente a imprensa nomearia o coelho de Killer Rabbit (“coelho assassino”), em referência ao coelho vorpal do filme Monty Python and the Holy Grail.

A Casa Branca só publicou uma foto do incidente no mandato de Ronald Reagan.

O incidente do Coelho foi utilizado pelos oponentes de Carter para ilustrar uma presidência que eles consideravam, de acordo com as palavras do Washington Post, “infeliz e debilitada”[3] .

Referências

  1. (em inglês) Cecil Adams, What was the deal with Jimmy Carter and the rabbit?, Straight Dope, 10 novembre 1995
  2. (em inglês) President Jimmy Carter and the "killer rabbit", 20 avril 1979
  3. (em inglês) Larry J. Sabato, Jimmy Carter's Killer Rabbit - 1979, Washington Post, 1998