Jimmy Crespo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde Fevereiro de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Jimmy Crespo
250px
Informação geral
Nome completo James Crespo Jr.
Nascimento 5 de Julho de 1954 (60 anos)
Origem Brooklyn, Nova Iorque (estado)
País Estados Unidos
Gênero(s) Hard rock, blues rock
Instrumento(s) Guitarra
Período em atividade 1968–present
Afiliação(ões) Aerosmith, Rod Stewart
Página oficial jimmycrespo.com

James "Jimmy" Crespo Jr. (Nova Iorque, 5 de julho de 1954) é um guitarrista estadunidense que foi guitarrista principal da banda de rock Aerosmith entre os anos de 1979 a 1984[1] , tendo também trabalhado ao lado de Rod Stewart. Atualmente, Jimmy Crespo mora em Las Vegas, onde toca com a banda Sin City Sinners.

Biografia[editar | editar código-fonte]

James Crespo, ou simplesmente Jimmy Crespo, nasceu no Brooklyn em Nova York, USA, filho de mãe americana e pai porto-riquenho. Havia tocado na banda Flame em 2 discos e já era um bem sucedido e promissor músico de estúdio quando foi convidado por Jack Douglas a substituir Joe Perry no Aerosmith em 1979.

Tocou em algumas faixas do disco "Nigght in the Ruts" (1980), porém seu nome nem chegou a constar nos créditos do disco (até então não era ainda um membro fixo da banda, havia sido convidado por Jack Douglas para terminar algumas faixas, já que Joe Perry abandonou a banda durante as gravações do disco).

Após audições com alguns guitarrista (entre eles Michael Schenker, ex-UFO e Scorpions), Steven Tyler optou por manter Jimmy Crespo no line-up do Aerosmith. Sendo assim Jimmy Crespo fez seu primeiro show em 11 de janeiro de 1980 (segundo a autobiografia da banda "Walk This Way" de 1997).

Crespo foi co-autor de 6 faixas do disco "Rock in a hard place" de 1982, sendo este o único álbum de estúdio do Aerosmith que não conta com a dupla de guitarrista Joe Perry e Brad Whitford (Jimmy foi acompanhado pelo francês Rick Dufay, que substituiu Brad em 1981).

Em 1984 a banda retornou com a clássica formação e os guitarristas Jimmy Crespo e Rick Dufay seguiram seus caminhos. Jimmy também pode ser ouvido no disco ao vivo "Classics Live!" de 1986, em 4 faixas.

Após a experiência no Aerosmith, Jimmy tocou em bandas como Stress e Rough Cutt. Além disso acompanhou a banda de Rod Stewart em turnê por 2 anos entre 1995 e 1996.

Referências

  1. Erlewine, Stephen Thomas. Aerosmith Allmusic. Página visitada em 20 August 2011.
Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.