Jingshanosaurus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaJingshanosaurus
Ocorrência: Triássico Superior
Jingshanosaurus xinwaensis.JPG

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Género: Jingshanosaurus
Zhang & Yang, 1995

O Jingshanosaurus (significando "lagarto de Jingshan") é um gênero de dinossauro do Jurássico Inferior. Seu fósseis, um esqueleto quase completo, incluindo uma caveira, foram encontrados próximos ao povoado de Jingshan ("Montanha Dourada"), Condado de Lufeng, Província de Yunnan, China, do qual o nome deriva.[1] Primeiro descrito em 1995, a espécie-tipo é o J. xinwaensis, formalizado por Zhang e Yang.[2] Os restos fósseis de Jingshanosaurus têm sido exibidos em museus vários anos antes da nomeação formal.

O esqueleto do Jingshanosaurus sinwaensis no Museu Beijing de História Natural.

O Jingshanosaurus foi realmente um dos últimos prossaurópodes, que lentamente se extinguiu em favor de seus primos maiores, os saurópodes. O Jingshanosaurus pode ter sido mais intimamente relacionado ao Yunnanosaurus, e tem, às vezes, sido incluído no Yunnanosauridae. De fato, Dong Zhiming considerou o Jingshanosaurus possivelmente um espécime grande de Yunnanosaurus. Se verdadeiro, isto faria do Jingshanosaurus um sinônimo júnior do Yunnanosaurus.

Referências

  1. Ben Creisler, Dinosauria Translation and Pronunciation Guide.
  2. Y. Zhang, and Z. Yang. (1995). A new complete osteology of Prosauropoda in Lufeng Basin, Yunnan, China. Yunnan Publishing House of Science and Technology, Kunming, China 1-100. [Chinese]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:
Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.