João-bobo (brinquedo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
João-bobo ; Dynamogène

João-bobo é um brinquedo que consiste em um objeto de base arredondada que por mais que seja inclinado tende a permanecer de pé. Podem ser confeccionados em diversos materiais como madeira e plástico. Há também versões infláveis.

A explicação física para o objeto estar sempre em pé é o baixo centro de gravidade, perto da base arredondada do objeto. Assim o formato arredondado e a distribuição da massa fazem o objeto manter-se de pé mesmo se inclinado.

Esse brinquedo se apresenta geralmente com figuras humanas, de homem ou mulher, com vestimentas coloridas pintadas no brinquedo. Apresentando-se também como alguns animais como as aves, o pinguim e a águia, e ainda o urso ou o leão e o cachorro (esses de cócoras, devido à forma do brinquedo); e mais modernamente, com figuras de Disney (a partir de 1942) e Maurício de Souza(1970), geralmente autores infantis como também personagens de Monteiro Lobato. Elaborado com diversos materiais, sejam de madeira(os mais antigos), sempre com a âncora, chumbada ou peso-de-lastro encaixado ao seu pé ou base, seja em plástico-resistente ou inflável(esses mais recentes), em que a âncora, chumbada ou peso-de-lastro é colocada de forma que fique em compartimento separado na base da criatura que o separa do ar que o infla. A orientação pedagógica para todas as crianças dessas idades, de zero a dez, tem-se em vista a introdução do conceito pedagógico do equilíbrio e o incentivo ao movimento, de que essas crianças carecem e deverão ser incentivadas, como também a se movimentar de forma geral, "engatinhando", e a andar mais cedo, pois costumam ir atrás do brinquedo, tanto "engatinhando", como andando ou nadando, para se divertir com ele.

Ícone de esboço Este artigo sobre brinquedo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.