João-bobo (brinquedo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
João-bobo ; Dynamogène

Um joão-bobo (português brasileiro) ou sempre-em-pé (português europeu) é um brinquedo que consiste em um objeto de base arredondada que por mais que seja inclinado tende a permanecer de pé. Podem ser confeccionados em diversos materiais como madeira e plástico. Há também versões infláveis.

A explicação física para o objeto estar sempre em pé é o baixo centro de gravidade, perto da base arredondada do objeto. Assim o formato arredondado e a distribuição da massa fazem o objeto manter-se de pé mesmo se inclinado.[1]

Esse brinquedo se apresenta geralmente com figuras humanas, de homem ou mulher, com vestimentas coloridas pintadas no brinquedo. Apresentando-se também como alguns animais como as aves, o pinguim e a águia, e ainda o urso ou o leão e o cachorro (esses de cócoras, devido à forma do brinquedo); e mais modernamente, com figuras de Disney (a partir de 1942) e Maurício de Souza(1970), geralmente autores infantis como também personagens de Monteiro Lobato. Elaborado com diversos materiais, sejam de madeira(os mais antigos), sempre com a âncora, chumbada ou peso-de-lastro encaixado ao seu pé ou base, seja em plástico-resistente ou inflável (esses mais recentes), em que a âncora, chumbada ou peso-de-lastro é colocada de forma que fique em compartimento separado na base da criatura que o separa do ar que o infla. A orientação pedagógica para todas as crianças dessas idades, de zero a dez, tem-se em vista a introdução do conceito pedagógico do equilíbrio e o incentivo ao movimento, de que essas crianças carecem e deverão ser incentivadas, como também a se movimentar de forma geral, "engatinhando", e a andar mais cedo, pois costumam ir atrás do brinquedo, tanto "engatinhando", como andando ou nadando, para se divertir com ele.

Referências

  1. Santos, Victoria Miguel dos (19 de junho de 2019). «João Bobo e o centro de massa: Um relato de experiência sobre o uso da abordagem experimental para o ensino de Física»  28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Ícone de esboço Este artigo sobre brinquedo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.