João (nome)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

João é um prenome muito comum na língua portuguesa e sua versão feminina é Joana. Este nome deve a sua popularidade a dois personagens do Novo Testamento, ambos santos muito reverenciados. O primeiro foi João, o Batista, um eremita judeu considerado o antecessor de Jesus Cristo. O segundo foi São João Evangelista, um dos doze apóstolos de Cristo, autor do Evangelho Segundo João e do livro da revelação apocalíptica.

O nome João tem sua origem etimológica direta no latim Ioannes que, por sua vez, é derivado do grego Ιωάννης (Ioánnis). Todavia a origem etimológica primitiva encontra-se na língua hebraica no nome יוחנן (Yôḥānān), forma reduzida de יהוחנן (Yəhôḥānān).

O significado da forma hebraica de João é "Deus é propício"1 , "Deus Mostrou Favor", "Deus Foi Clemente" ou "Graça Divina".

O nome é uma junção das palavras hebraicas YHVH (tetragrama que representava o nome de Deus para os antigos hebreus, cuja pronúncia mais aceita é Iavé) com a palavra chanan, que significa graça, e que unificadas resultam em Yochanan.

Conforme a Concordância Strong (H2603), a palavra Chanan significa literalmente "graça, benção ou misericórdia). Uma transliteração do hebraico Yochanan para a forma latinizada seria a junção das palavras Deus (latim, Theos) e graça (gratia), oque aproximadamente resultaria em Teográcio ou Teograciano.

Versões do nome João em alguns idiomas[editar | editar código-fonte]

Referências