João Acaiabe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
João Acaiabe
Nome completo João Acaiabe
Nascimento 14 de maio de 1944 (69 anos)
Espírito Santo do Pinhal, SP
Atividade 1976 - presente
IMDb: (inglês) (português)

João Acaiabe (14 de Maio de 1944) é um ator brasileiro, famoso por sua participação no Sítio do Picapau Amarelo como Tio Barnabé.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido e crescido em Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo, iniciou sua carreira artística ainda na adolescência trabalhando como locutor de rádio. Já fez inúmeros trabalhos na TV, um dos mais marcantes foi no programa Bambalalão na TV Cultura durante os anos 80, onde contava histórias para o público infantil. Recentemente interpretou o Tio Barnabé na série Sítio do Picapau Amarelo na TV Globo.

Ao longo de sua carreira realizou diversos trabalhos sócio-culturais, como, por exemplo, aulas de teatro para adolescentes em FEBEM e participação em movimentos de igualdade racial.

No teatro trabalhou com Plínio Marcos em várias peças, entre elas Barrela e Jesus homem — esta, uma obra polêmica por apresentar um Jesus Cristo negro, contestador e nada cordato, interpretado pelo próprio Acaiabe.

É professor de teatro do Colégio Santo Américo em São Paulo.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Na Televisão[editar | editar código-fonte]

No Cinema[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. SBT divulga nomes do elenco de ‘Chiquititas’. CARAS (7 de fevereiro de 2013). Página visitada em 11 de fevereiro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.