João Asen III da Bulgária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
João Asen III
Imperador da Bulgária
Governo
Reinado 12791280
Consorte Irene Paleóloga
Antecessor Ivailo
Miguel Asen II
Sucessor Jorge Terter I
Dinastia Asen
Vida
Nome completo Иван Асен
Nascimento 1259/1260
Morte 1303 (44 anos)
Filhos Miguel Asan
Andrônico Asan
Isaac Asan
Manuel Asan
Constantino Asan
Teodora Asanina
Maria Asanina
Pai Mitso Asen
Mãe Maria Asenina

João Asen III (em búlgaro: Иван Асен III - Ivan Asen III) foi o imperador da Bulgária entre 1279 e 1280. Ele era filho de Mitso Asen com Maria Asenina, uma filha de João Asen II com Irene de Tessalônica. Foi o último imperador da dinastia Asen.

História[editar | editar código-fonte]

Temendo o rápido sucesso de Ivailo, o imperador bizantino Miguel VIII Paleólogo convocou João Asen à sua corte, concedeu-lhe o título de déspota e casou-o com sua filha mais velha, Irene Paleóloga, em 1277 ou 1278. O imperador então enviou-o à frente das forças bizantinas para tomar o trono búlgaro. Embora Ivailo tenha-o derrotado em várias ocasiões, ele acabou cercado por três meses na fortaleza de Drastar pela Horda Dourada, aliada dos bizantinos. Neste intervalo, os bizantinos cercaram a capital búlgara, Tarnovo. Quando os nobres búlgaros ouviram rumores de que Ivailo teria sido morto em combate, renderam a cidade e aceitaram João Asen III como imperador em 1279.

Para reforçar sua posição na capital, João casou sua irmã Kira Maria ao nobre búlgaro-otomano Jorge Terter, mas não conseguiu se fazer reconhecer em diversas regiões do país. Ivailo apareceu repentinamente perante as muralhas da cidade e derrotou as tentativas bizantinas de liberar João Asen. Desesperado, o novo imperador e Irene fugiram em segredo de Tarnovo com o tesouro búlgaro. Chegando em Mesembria, o casal embarcou para Constantinopla, onde o furioso Miguel VIII se recusou a recebê-los por vários dias por causa da fuga covarde.

Em 1280 ou 1281, João Asen III foi até a Horda Dourada para tentar conseguir apoio pela sua causa. Ivailo, pelo mesmo motivo, também estava na corte mongol. No final, Nogai Khan mandou matar Ivailo e apoiou João Asen, que era seu concunhado (ambos eram casados com filhas de Miguel VIII), mas não conseguiu reconduzi-lo ao trono búlgaro. João retornou para as terras de sua família na Tróade e morreu ali em 1303.

Família[editar | editar código-fonte]

João Asen III e Irene foram os progenitores de uma grande e influente família, os Asan (ou Asanes), na corte bizantina, que prosperou adquirindo diversos cargos cortesões e provinciais até o final do império em 1453. Um dos descendentes de João, Irene Asanina (filho de seu filho Andrônico Asan), se casou com o futuro imperador João VI Cantacuzeno e, através da filha do casal, Helena, esposa de João V Paleólogo, João Asen III é um ancestral dos últimos imperadores bizantinos.

De seu casamento com Irene Paleóloga, João teve vários filhos:

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

João Asen III da Bulgária
Nascimento: 1259/1260 Morte: 1303
Precedido por:
Miguel Asen II
Imperador da Bulgária
1279–1280
Sucedido por:
Jorge Terter I
Precedido por:
Ivailo

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • John V.A. Fine, Jr., The Late Medieval Balkans, Ann Arbor, 1987.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]