João Asen III da Bulgária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
João Asen III
Imperador da Bulgária
Governo
Reinado 12791280
Consorte Irene Paleóloga
Antecessor Ivailo
Miguel Asen II
Sucessor Jorge Terter I
Vida
Nome completo Иван Асен
Nascimento 1259/1260
Morte 1303 (44 anos)
Pai Mitso Asen
Mãe Maria Asenina

João Asen III (em búlgaro: Иван Асен III - Ivan Asen III) foi o imperador da Bulgária entre 1279 e 1280. Ele era filho de Mitso Asen com Maria Asenina, uma filha de João Asen II com Irene de Tessalônica. Foi o último imperador da dinastia Asen.

História[editar | editar código-fonte]

Temendo o rápido sucesso de Ivailo, o imperador bizantino Miguel VIII Paleólogo convocou João Asen à sua corte, concedeu-lhe o título de despotes e casou-o com sua filha mais velha, Irene Paleóloga, em 1277 ou 1278. O imperador então enviou-o à frente das forças bizantinas para tomar o trono búlgaro. Embora Ivailo tenha-o derrotado em várias ocasiões, ele acabou cercado por três meses na fortaleza de Drastar pela Horda Dourada, aliada dos bizantinos. Neste intervalo, os bizantinos cercaram a capital búlgara, Tarnovo. Quando os nobres búlgaros ouviram rumores de que Ivailo teria sido morto em combate, renderam a cidade e aceitaram João Asen III como imperador em 1279.

Para reforçar sua posição na capital, João casou sua irmã Kira Maria ao nobre búlgaro-otomano Jorge Terter, mas não conseguiu se fazer reconhecer em diversas regiões do país. Ivailo apareceu repentinamente perante as muralhas da cidade e derrotou as tentativas bizantinas de liberar João Asen. Desesperado, o novo imperador e Irene fugiram em segredo de Tarnovo com o tesouro búlgaro. Chegando em Mesembria, o casal embarcou para Constantinopla, onde o furioso Miguel VIII se recusou a recebê-los por vários dias por causa da fuga covarde.

Em 1280 ou 1281, João Asen III foi até a Horda Dourada para tentar conseguir apoio pela sua causa. Ivailo, pelo mesmo motivo, também estava na corte mongol. No final, Nogai Khan mandou matar Ivailo e apoiou João Asen, que era seu concunhado (ambos eram casados com filhas de Miguel VIII), mas não conseguiu reconduzi-lo ao trono búlgaro. João retornou para as terras de sua família na Tróade e morreu ali em 1303.

Família[editar | editar código-fonte]

João Asen III e Irene foram os progenitores de uma grande e influente família, os Asan (ou Asanes), na corte bizantina, que prosperou adquirindo diversos cargos cortesões e provinciais até o final do império em 1453. Um dos descendentes de João, Irene Asanina (filho de seu filho Andrônico Asan), se casou com o futuro imperador João VI Cantacuzeno e, através da filha do casal, Helena, esposa de João V Paleólogo, João Asen III é um ancestral dos últimos imperadores bizantinos.

De seu casamento com Irene Paleóloga, João teve vários filhos:

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

João Asen III da Bulgária
Nascimento: 1259/1260 Morte: 1303
Precedido por:
Miguel Asen II
Imperador da Bulgária
1279–1280
Sucedido por:
Jorge Terter I
Precedido por:
Ivailo

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • John V.A. Fine, Jr., The Late Medieval Balkans, Ann Arbor, 1987.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]