João Fernandes Andeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Morte do Conde Andeiro, Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto

João Fernandes de Andeiro, 2.º Conde de Ourém, foi fidalgo galego natural da Corunha (Andeiro-Cambre). Apoia o rei D. Fernando [1] quando este invade a Galiza, desejoso de alcançar o trono de Castela, e sendo a sorte adversa ao monarca português, parte para Inglaterra, onde se torna um homem de confiança de Duque de Lencastre.

Em Julho de 1372, tendo voltado de Inglaterra na companhia dum outro embaixador do Duque, o escudeiro Roger Hoor, encontra-se com D. Fernando perto de Braga.[2] Deste encontro resultou o tratado de Tagilde.

No decurso das suas subsequentes viagens a Portugal, que passam a ser feitas em segredo a partir de 1373, apaixona-se por D. Leonor Teles, e teve com ela um romance quando o rei português já se encontrava muito doente e se começava a colocar o grave problema da sucessão (Crise de 1383-1385), em que a rainha viria a apoiar o lado castelhano e a sua filha, D. Beatriz. Os seus amores com a rainha e a sua ligação ao Partido Castelhano explicam o seu assassinato em 1383 pelo Mestre de Avis, que chefiava uma das facções na sucessão ao trono, o Partido Nacionalista.

Embora o Mestre de Avis tenha ferido de morte João Fernandes de Andeiro, este só acabou por morrer após a estocada de Rui Pereira.

Referências

  1. Lopes 1895-1896, p. Cap. XXX.
  2. Lopes 1895-1896, p. Cap. LXVII.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Precedido por
João Afonso Telo de Meneses
Conde de Ourém
Sucedido por
Nuno Álvares Pereira
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.