João Fernandes Lavrador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

João Fernandes Lavrador (1453 - 1505) foi um navegador e explorador português. Juntamente com Pedro de Barcelos, foram os primeiros a avistar a Costa de Labrador na América do Norte em 1492 (Fonte: Cronologia da Monarquia Portuguesa, Editora Circulo de Leitores).

Fernandes representou por gráficos as costas de Sudoeste da Gronelândia e do noroeste da América do Norte por volta de 1498 e contou sobre eles na Europa. Acredita-se que as áreas foram chamadas de ilha do Labrador e terra do Labrador, respetivamente. Foi dado o título de proprietário de muitas terras que ele descobriu e foi considerado o primeiro dono de terras de Labrador.

O nome Labrador é um dos nomes de origem europeia mais antigas do Canadá, quase tão antiga quanto o nome Newfoundland (Terra Nova). A região e mar do Labrador foram nomeados em homenagem ao explorador português João Fernandes Lavrador, que, juntamente com Pedro de Barcelos, exploraram a região.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]