João Friso de Orange-Nassau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Príncipe Friso
Príncipe de Orange-Nassau
Príncipe dos Países Baixos
Cônjuge Mabel Wisse Smit
Descendência
Condessa Luana de Orange-Nassau
Condessa Zaria de Orange-Nassau
Nome completo
João Friso Bernardo Cristiano David de Orange-Nassau
Casa Orange-Nassau
Pai Claus, Príncipe consorte dos Países Baixos
Mãe Beatriz dos Países Baixos
Nascimento 25 de setembro de 1968
Utrecht, Países Baixos
Morte 12 de agosto de 2013 (44 anos)
Haia, Países Baixos
Enterro Lage Vuursche, Utrecht, Países Baixos
Religião Igreja Protestante na Holanda

João Friso de Orange-Nassau, príncipe dos Países Baixos (Utrecht, 25 de setembro de 1968Haia, 12 de agosto de 2013) foi um membro da família real holandesa, segundo filho da rainha Beatriz e de seu marido, Claus von Amsberg.

Em 30 de junho de 2003, o príncipe João Friso desposou Mabel Wisse Smit, sendo obrigado a abdicar aos seus direitos na linha de sucessão ao trono neerlandês, não fazendo desde então parte da Casa Real, mas manteve seu título (príncipe dos Países Baixos). O motivo para a abdicação foi o passado polêmico de Mabel. Ele e sua esposa tiveram duas filhas: as condessas Luana e Zaria de Orange-Nassau. A viúva e filhas residem em Londres, Inglaterra.

Acidente e morte[editar | editar código-fonte]

Em 17 de fevereiro de 2012, o príncipe Friso foi surpreendido por uma avalanche na localidade de Lech am Arlberg, na Áustria, enquanto esquiava fora da pista[1] . Ele foi levado para um hospital em Innsbruck em estado crítico mas estável. Posteriores testes mostraram que ele sofreu enormes danos cerebrais devido à falta de oxigénio. Após um ano e meio, no dia 12 de agosto de 2013 pela manhã, o príncipe morreu aos 44 anos devido a complicações do acidente[2] [3] .


Referências

  1. Príncipe soterrado em avalanche não deve recobrar consciência, diz médico (em português) AFP. G1 (24 de fevereiro de 2012). Página visitada em 31 de janeiro de 2013.
  2. "Morre o príncipe Johan Friso, da família real da Holanda", G1, 12 de Agosto de 2013. Página visitada em 12 de Agosto de 2013.
  3. "Morreu o príncipe holandês Johan Friso", Público, 12 de Agosto de 2013. Página visitada em 12 de Agosto de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.