João III de Brabante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jan3Brabant.jpg

João III de Brabante, o Triunfante (1300 - Bruxelas, 5 de dezembro de 1355), foi duque de Brabante e de Limburgo de 1312 a 1355.

Filho de João II, duque de Brabante e de Limburgo, e de Margarida da Inglaterra, filha do rei Eduardo I da Inglaterra.

O início de seu reinado foi cheio de descontentamentos devido ao fato de que os bens dos brabaneses no estrangeiro foram sequestrados em pagamento às dívidas dos duques João I e João II, e também porque os conselheiros do jovem duque não respeitaram a Carta de Kortenberg. Em troca de que o duque seguisse a Carta de Kortenberg, da administração tutoriada das finanças ducais e de novos privilégios para as vilas brabanesas, estas últimas por fim aceitaram pagar as dívidas do duque.

João III, no entanto, também teve problemas com o rei da França, que queria isolar Flandres comercialmente, o que ia contra os interesses econômicos de Brabante. Em 1315, João III ajuda Adolphe de La Marck, bispo de Liège a lutar contra os cidadãos revoltosos deste último. Durante as décadas que seguiram, combateu ainda alguns senhores vizinhos.

Quando do começo da guerra dos Cem Anos, João III toma o lado da Inglaterra e acompanha Eduardo III em suas expedições. Em represália, Filipe VI de Valois faz confiscar os bens dos brabaneses na França e os burgueses de Bruxelas se revoltam então contra o duque João III. Este último intervem energeticamente e decapita um dos chefes revoltosos.

A partir de 1340, João III se afasta da aliança inglesa, preferindo se aliar à França, e casa suas filhas a seus aliados da realeza francesa, o duque de Luxemburgo, o conde de Flandres e o duque de Guéldria.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Casa-se, em 1311, com Marie d'Evreux († 1335), filha de Luís de França, conde de Évreux e de Margarida d'Artois. Têm :

Teve também grande número de filhos ilegítimos.

Com a Mlle. de Huldenberg, uma de suas amantes, teve Jan van Brabant (IV).

Precedido por
João II
duque de Brabante
e de Limburgo
Armoiries Brabant Limbourg.svg

Sucedido por
Joana e
Venceslau I