João II Casimiro Vasa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

João II Casimiro Vasa (1609-1672) (Jan II Kazimierz Waza em polonês) foi Rei da Polônia e Grão-Duque da Lituânia durante a época da República das Duas Nações.

Nasceu em Cracóvia em 1648, segundo filho de Sigismundo III da Polônia e Constança de Habsburgo. Sucedeu no trono polonês a seu irmão maior, Vladislau IV Vasa (1595-1648), e casou com a viúva, Maria Luísa Gonzaga.

Seu governo foi marcado por guerras contra a Suécia e Rússia, época conhecida na história da Polônia como O Dilúvio. Em 1660 foi forçado a assinar um tratado pelo qual renunciava a suas pretenções ao trono sueco e aceitava a soberania sueca sobre a Livônia e Riga.

João II abdicou ao trono polonês em 1668, refugiando-se na França. Foi nomeado abade da Abadia de Saint-Germain-des-Prés, em Paris, onde foi sepultado após sua morte em 1672.

Ver também[editar | editar código-fonte]