João Jorge da Saxónia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
João Jorge da Saxónia
Príncipe da Saxônia
Cônjuge Maria Isabel de Württemberg
Maria Imaculada de Bourbon-Duas Sicílias
Nome completo
João Jorge Pio Carlos Leopoldo Maria Januário Anacleto da Saxónia
Casa Wettin
Pai Jorge I da Saxónia
Mãe Maria Ana de Portugal
Nascimento 10 de Julho de 1869
Dresden, Alemanha
Morte 24 de novembro de 1938 (69 anos)
Schloss Altshausen, Altshausen, Alemanha
Enterro Alter Katholischer Friedhof, Dresden, Alemanha
Religião Catolicismo

O príncipe João Jorge da Saxónia (João Jorge Pio Carlos Leopoldo Maria Januário Anacleto), (10 de Julho de 1869 - 24 de Novembro de 1938) foi o sexto filho, segundo varão, do rei Jorge I da Saxónia e da sua esposa, a infanta Maria Ana de Portugal, e irmão mais novo do último rei da Saxónia, Frederico Augusto III. João Jorge era um especialista em arte de renome e ávido coleccionador de arte.

Primeiros Anos[editar | editar código-fonte]

João Jorge era o sexto filho e segundo varão de Jorge, penúltimo rei da Saxónia, e da sua esposa, a infanta Maria Ana de Portugal. O príncipe foi criado em Dresden e recebeu uma educação católica rigorosa.

Os primeiros anos escolares de Jorge foram conduzidos por professores privados até 1881, quando começou o seu treino militar. Entre 1889 e 1890, estudou Direito com o seu irmão mais novo, Maximiliano, em Freiburg im Breisgau. Depois de se mudar para a Universidade de Leipzig, João Jorge estudou História e História da Arte. Em 1909, o príncipe recebeu um doutoramento honorário dessa mesma universidade.

Casamentos[editar | editar código-fonte]

João Jorge casou-se primeiro com a duquesa Maria Isabel de Württemberg, terceira filha do duque Filipe de Württemberg e da sua esposa, a arquiduquesa Maria Teresa da Áustria, a 5 de Abril de 1894, em Estugarda. Maria Isabel acabaria por morrer oito anos depois, a 24 de Maio de 1904, aos trinta-e-dois anos de idade, em Dresden.[1]

Dois anos depois, a 30 de Outubro de 1906, em Cannes, João Jorge casou-se com a sua segunda esposa, a princesa Maria Imaculada de Bourbon-Duas Sicílias, filha mais velha do príncipe Afonso de Bourbon-Duas Sicílias, conde de Caserta, e da sua esposa, a princesa Maria Antonieta de Bourbon-Duas Sicílias. Não tiveram filhos.

Residências[editar | editar código-fonte]

Em 1902, João Jorge passou a residir no Schloss Weesenstein, a aproximadamente 30 km de Dresden, por cima de Müglitztal. Em 1918, quando terminou a Primeira Guerra Mundial e o seu irmão Frederico Augusto III abdicou, João vendeu o Schloss Weesenstein e passou a viver em Freiburg im Breisgau.

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Os antepassados de João Jorge da Saxónia em três gerações
João Jorge da Saxónia Pai:
Jorge I da Saxónia
Avô paterno:
João I da Saxónia
Bisavô paterno:
Maximiliano, príncipe-herdeiro da Saxónia
Bisavó paterna:
Carolina de Parma
Avó paterna:
Amélia Augusta da Baviera
Bisavô paterno:
Maximiliano I José da Baviera
Bisavó paterna:
Carolina de Baden
Mãe:
Maria Ana de Portugal
Avô materno:
Fernando II de Portugal
Bisavô materno:
Fernando de Saxe-Coburgo-Gota
Bisavó materna:
Maria Antônia de Koháry
Avó materna:
Maria II de Portugal
Bisavô materno:
Pedro IV de Portugal
Bisavó materna:
Maria Leopoldina de Áustria

Referências

  1. Darryl Lundy (10 de Maio de 2003). "Johann Georg Prinz von Sachsen". thePeerage.com. Consultado a 29 de Outubro de 2013.