João Santa-Rita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
João Santa-Rita
Nome completo João P. Santa-Rita
Nascimento 20 de Maio de 1960 (53 anos)
Lisboa
Nacionalidade Portugal portuguesa
Ocupação arquitecto

João P. Santa-Rita (Lisboa, 20 de maio de 1960) é um arquitecto português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1982 frequentou o Curso de Verão da Universidade de Arquitectura de Darmstadt, tendo-se licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa em 1983.

Integra o atelier do arquitecto José Santa-Rita em 1976. Entre 1986 e 1988 colaborou no atelier do arquitecto Manuel Vicente, em Macau. Em 1990 cria o Atelier Santa-Rita Arquitectos com José Santa-Rita.

Foi premiado em concursos nacionais e internacionais tendo obtido uma menção honrosa no Concurso Internacional para a Revitalização do ULUGH-BEG CENTER em Samarcanda - ex-URSS E o 1º Prémio no Concurso Internacional para o Plano de Urbanização de Almada Nascente com WS Atkins e Richard Rogers Partnership.

Foi co-comissário de uma exposição de desenhos de arquitectura na Sociedade Portuguesa de Autores em Lisboa (2001) e produziu e organizou as exposições itinerantes do Atelier Santa-Rita Arquitectos "Objectos + Arquitecturas" - Milão 1999; Lisboa/Coimbra 2000 e "Paysages Strategiques" - Paris 2001; Lisboa 2003 e “La Poética de La Fragmentazione” – Milão 2006.

Convidado para membro da Akademie Fur Baukultur (Alemanha).Tem trabalhos publicados na Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, Inglaterra, Itália, Holanda, Japão, e Portugal e deu entrevistas para diversas revistas de Arquitectura e Design.

Obras e projectos[editar | editar código-fonte]

Destacam-se, entre os seus projectos realizados, os seguintes:

Destacam-se, entre os seus projectos arquitectónicos, os seguintes:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]