João de Capistrano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
São João de Capistrano, O.F.M.
São João de Capistrano
Nascimento 24 de junho de 1386 em Capestrano
Morte 23 de outubro de 1456 (70 anos) em Ilok
Veneração por Igreja Católica Apostólica Romana
Festa litúrgica 23 de outubro
Gloriole.svg Portal dos Santos

São João de Capistrano, O.F.M. (Capestrano, 24 de junho de 1386Villach, 23 de outubro de 1456) foi um religioso italiano. É venerado como santo pela Igreja Católica Apostólica Romana.

João cursou os Estudos Jurídicos na Universidade de Perúsia, Perúsia. Mais adiante, ele se tornou juiz governador de uma cidade na Itália e acabou sendo preso devido a perseguições políticas.

Muito desiludido com isso e após o falecimento de sua esposa, decidiu dedicar sua vida a Deus. Vendeu seus bens e doou o dinheiro aos pobres, inspirado por São Francisco. Ingressou na Ordem Franciscana, se tornou sacerdote e encarou com humildade e dedicação todas as tarefas que lhe foram impostas.

A pedido do papa, seguiu para a Hungria no final de sua vida, onde conseguiu mobilizar milhares de camponeses para resistir a uma invasão otomana. Disto resultou a derrota dos invasores quando do cerco de Belgrado (1456).

Morreu em Villach, na Áustria, aos 70 anos de idade. Depois os luteranos desterraram-no e atiraram-no ao Danúbio; felizmente foi encontrado pelos católicos que o levaram para para o outro lado do rio, para Elloc, aí perto mas já na Croácia, onde se conserva religiosamente honrado num mosteiro franciscano.

Foi beatificado pelo papa Leão X e, em 1690, canonizado pelo papa Alexandre VIII.

Ligações exteriores[editar | editar código-fonte]

São João de Capistrano, religioso, +1456, evangelizo.com, 23 de outubro de 2011


Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre João de Capistrano