João de Lencastre, Duque de Bedford

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

João de Lancaster, Duque de Bedford (20 de Junho de 138914 de Setembro de 1435) foi o quarto filho do rei Henrique IV de Inglaterra. Em 1411, o seu irmão mais velho Henrique V fez dele Conde Kendal e Richmond e Duque de Bedford. João casou pela primeira vez em 1423 com Ana da Borgonha, filha do Duque João, o Temerário, e de novo em 1432 com Jacquetta do Luxemburgo. Não teve descendência de qualquer dos casamentos.

Depois da morte prematura de Henrique V em 1422, João tornou-se no regente do sobrinho Henrique VI, então um bebé de meses. O cargo foi dividido com o irmão Humphrey, Duque de Gloucester e a João coube a regência de França, onde, de acordo com o tratado de Troyes, Henrique VI também reinava. Esta posição, no entanto, não era aceite pelos franceses que preferiam Carlos VII de França. A luta entre Bedford à frente da facção inglesa e os partidários do delfim marcaram os últimos episódios da guerra dos cem anos. Bedford foi bem sucedido até aparecer Joana de Arc, que funcionou como força de união no lado francês. Com vista a eliminar Joana, Bedford organizou a sua captura, julgamento e execução por feitiçaria em 1431. No fim do ano, trouxe o sobrinho Henrique VI de Inglaterra e corou-o como rei de França, numa tentativa de forçar o seu aceitamento.

Bedford morreu em 1435, enquanto negociava o tratado de Ruão.