Jo Jo White

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde novembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Joseph Henry "Jo Jo" White (St. Louis, Missouri, em 16 de novembro de 1946) é um ex-jogador profissional de basquetebol, considerado um dos melhores da história.

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

White nasceu em St. Louis, Missouri. Jogou basquete universitário no University of Kansas, Entrando na NCAA e perder um duplo horas extraordinárias Thriller UTEP, Então conhecido como Texas Western, No Midwest regional final (UTEP passou a ganhar o campeonato, que foi retratado no filme da Disney 2006 Glory Road, Com a Texas Western Kansas jogar no torneio de basquete universitário 1966).

Após a faculdade, jogado no Branco 1968 E.U.A. time de basquete olímpico no México, que foi derrotado (9-0), batendo Iugoslávia 65-50 no jogo valendo o título.

Após as Olimpíadas, White foi elaborado em 1969 na primeira rodada (9 escolher global) pelo NBA's Boston Celtics, Que na época tinha acabado de ganhar seu 11 º campeonato em 13 anos. No entanto, antes mesmo White informou ao acampamento de treinamento, o lendário centro Celtics e jogador-treinador Bill Russell anunciou sua aposentadoria. White duraria uma temporada de reconstrução, enquanto o Celtics voltou aos trilhos, elaboração Dave Cowens e do comércio de Paul Silas. Juntamente com estes dois e veterano John Havlicek, White seria a pedra angular de duas equipes do campeonato dos Celtics na década de 1970 (1973-74 e 1975-76).

White passou a se tornar um profissional de basquete dos primeiros "homens de ferro", tocando em todos os 82 jogos por cinco temporadas consecutivas na década de 1970. Habilidades White incluiu grande defesa, velocidade, um arremesso de tres pontos, e liderança de equipe.

Os Celtics de 1970 terminou com o primeiro registro da série, perdendo desde 1951. Com White a liderar o ataque do guarda posição, a equipe voltou à boa forma vencendo em 1971. Ele foi um All-Star por sete anos consecutivos de 1971 até 1977, terminando entre os dez primeiros da liga em assistências de 1973 a 1977. Em 1974 e 1976, White ajudou a liderar o Celtics no campeonato da NBA e foi nomeado o jogador mais valioso do 1976 NBA Finals. Talvez o jogo mais emocionante que White tenha jogado foi a vitória decidida na terceira prorrogação contra o Phoenix Suns no jogo de 5 dessas finais. White foi o maior artilheiro do jogo, com 33 pontos, teve um jogo de 9 assistências, liderando os Celtics a uma vitória 128-126. Registrando um incrível tempo de 60 minutos de jogo, somente o Suns ' Garfield Heard jogou mais minutos. Muitos afirmam que ele seja o maior jogo já joguei.

Ele foi trocado pelo Celtics à Golden State Warriors em 1979, e se aposentou em 1981, com a Kansas City Kings. Na sexta-feira no dia 2 de Abril de 1982 o seu número 10 foi pendurado nas vigas na Boston Garden.

Retornou ao Jayhawks como auxiliar técnico em 1982-83.

White continua envolvido no basquete e atualmente é diretor de projetos especiais e as relações da comunidade com o Celtics, enquanto continua a freqüentar a maioria dos jogos em casa.

Além disso, ele apareceu em dois filmes com papéis diminutos: 1980's Inside Moves e 2007's The Game Plan, Em que seu filho, o ator Brian J. White, também estrelou.