Joan Scott

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joan Scott
Joan scott1
Joan W. Scott
Nome completo Joan Wallach Scott
Conhecido(a) por Contribuições para os estudos de gênero
Nascimento 18 de dezembro de 1941 (73 anos)
Brooklyn, Nova Iorque,
 Estados Unidos
Nacionalidade Norte-americana
Progenitores Mãe: Lottie Wallach
Pai: Sam Wallach
Ocupação Instituto de Estudos Avançados de Princeton
Profissão Historiadora

Joan Wallach Scott é uma historiadora Norte-americana, nascida em 18 dezembro de 1941 no Brooklyn, cujo trabalho, inicialmente dedicado à história francesa (movimento operário e história intelectual) foi direcionado na década de 1980 para a história das mulheres a partir da perspectiva de gênero[1] . Ela atualmente ocupa a cadeira Harold F. Linder na Instituto de Estudos Avançados de Princeton.

Entre suas publicações mais notáveis está o artigo ""Gênero: uma categoria útil de análise histórica"", publicado em 1986 no American Historical Review Este artigo, "sem dúvida, um dos artigos mais lidos e citados na história da revista"[2] , foi essencial na formação de um campo de história de gênero dentro dos estudos históricos anglo-americanos. O artigo foi traduzido para o português[3] e é referência teórica importante no estabelecimento dos estudos de gênero no Brasil.

Carreira Acadêmica[editar | editar código-fonte]

Joan Scott graduou-se na Universidade Brandeis, em 1962. Em 1969, obteve seu Ph.D. pela Universidade de Wisconsin. Em seguida, ela ensinou sucessivamente na Universidade de Illinois em Chicago e na Universidade Northwestern, na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, na Universidade de Rutgers e na Universidade Johns Hopkins. Após ocupar brevemente o cargo de diretora de estudos associados à École des Hautes Études en Sciences Sociales (em 1984), obteve em 1985 a cadeira Harold F. Linder do Instituto de Estudos Avançados. Em janeiro de 2006, ela se juntou ao conselho editorial do The Journal of Modern History.

Referências

Ver também:[editar | editar código-fonte]