Joaquim Antônio da Cruz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Joaquim Antônio da Cruz
Dados pessoais
Nascimento 6 de janeiro de 1846
Caxias, Maranhão, Brasil
Morte 10 de outubro de 1912 (66 anos)
Rio de Janeiro , Distrito Federal, Brasil
Nacionalidade brasileiro
Vida militar
Constituição brasileira de 1891, página da assinatura de Joaquim Antônio da Cruz (penúltima assinatura). Acervo Arquivo Nacional

Joaquim Antônio da Cruz, mais conhecido como Joaquim Cruz (Caxias, 6 de janeiro de 1846 — (Rio de Janeiro, 10 de outubro de 1912), foi um médico, militar e político brasileiro.

Foi senador pelo Estado do Piauí entre 1891 e 1900, além de deputado federal de 1906 a 1911.

Nascido em Caxias, Maranhão, aos 6 de janeiro de 1846, formou-se em medicina na Faculdade Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, e, aos 16 de março de 1876, ingressou no corpo de saúde do Exército Brasileiro como tenente segundo-cirurgião.

Integrou em 1885 a comissão da desobstrução do Rio Parnaíba.

Durante o período Império, militou no Partido Liberal.

Foi promovido a capitão, primeiro cirurgião em 5 de março de 1890 e major médico de terceira classe a 27 de março de 1890.

Entre 1900 e 1904, participou da Comissão Demarcadora de Limites com a Argentina, chefiada pelo General Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira.

Reformou-se no posto de major médico do Exército Brasileiro, em 17 de janeiro de 1902.

Após a Proclamação da República foi eleito senador, representante do Estado do Piauí , por 9 (nove) anos para a Assembléia Constituinte, mas não logrou renovar seu mandato.

Como senador firmou a segunda Carta Política Brasileira que foi a primeira Constituição dos Estados Unidos do Brazil, hoje República Federativa do Brasil.

Em 1906 se elegeu Deputado Federal e foi reeleito em 1909.

Em sua homenagem foram batizados dois vapores que navegaram no Rio das Balsas e Rio Parnaíba,nos Estados do Maranhão e Piauí, respectivamente o Joaquim Cruz, da Oliveira Pearce & Cia. e o S.S. Senador Cruz, este último incorporado à frota da Companhia de Navegação a Vapor do Parnaíba em 1907 (Cf. GANDARA, op. cit.).

Deputado votou favoravelmente ao projeto de anistia de Ruy  Barbosa, em que foram anistiados João Cândido e os demais marinheiros por ele liderados na  chamada Revolta da Chibata , que aboliu os castigos corporais nas Forças Armadas Brasileiras.

Filho do coronel João da Cruz e de Lina Joaquina Castello Branco da Cruz, era irmão do deputado federal João Christino Cruz.

Casou-se com Francisca Braga Torres (Cruz), filha do Brigadeiro Francisco Xavier Torres Junior e de Maria Pinto Braga Torres e neta do Governador, do Ceará , Francisco Xavier Torres.

Deste consórcio obteve seis filhos: Eurico Cruz, Milton Torres Cruz, João, Maria Lina, a qual, segundo STUDART, (op. cit.), foi casada com o Governador, General e Parlamentar do Ceará, Benjamin Liberato Barroso, Affonsina e Constantino. Consogro do escritor Domingos Olímpio.

Avô do Ministro do Trabalho e Previdência Social Benjamin Eurico Cruz.

Faleceu em 10 de outubro de 1912, de um carcinoma na boca, (cf. STUDART, op.cit.) e foi sepultado no jazigo perpétuo 4541sp, Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • ABRANCHES, Dunshee de- "Governos e Congressos da Republica dos Estados Unidos do Brazil- Apontamentos biographicos sobre todos os Prezidentes e Vice-Prezidentes da República, Ministros de Estado e Senadores e Deputados ao Congresso Nacional", primeiro volume- página 459- 1918- São Paulo-SP (da coleção de Referência da Biblioteca da UnB- Universidade de Brasília-DF.).
  • GANDARA, Gercinair S., "Rio Parnaíba Cidades-Beira", Tese de Dourado em História, pág. 165,e 372,2008, UnB-DF.
  • STUDART, Guilherme, barão de, “Apontamentos bio-bibliographicos” verbete: "Benjamim Liberato Barroso".

Referências gerais[editar | editar código-fonte]

[1], in PÁGINA DO SENADO FEDERAL DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, ;https://web.archive.org/web/20040822001258/http://www2.senado.gov.br/sf/senadores/senadores_biografia.asp?codparl=1837 JOAQUIM CRUZ

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.