Jodhi May

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jodhi May
Nascimento 1 de maio de 1975 (38 anos)
Londres, Inglaterra
 Reino Unido
Atividade 1988–presente

Jodhi May (Londres, 1 de maio de 1975) é uma atriz inglesa.

Biografia e carreira[editar | editar código-fonte]

Nascida em Camden Town, Londres, May atuou pela primeira vez com 12 anos de idade, no filme A World Apart, de 1988. O papel lhe rendeu um prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes, que ela dividiu com suas co-protagonistas Barbara Hershey e Linda Mvusi. Ela permance até hoje a mais jovem atriz a receber o prêmio.

Além de uma curta temporada enquanto estudou inglês no Wadham College, em Oxford, ela trabalhou constantemente nas duas décadas seguintes, e pode ser vista regularmente na televisão, cinema e teatro britânicos. Frequentemente é escalada no papel de mulheres inocentes vítimas de abuso, ou de uma mulher inteligente que sofre um colapso nervoso.

Alguns dos papéis notáveis que estrelou incluem Alice Munro em The Last of the Mohicans (O Último dos Moicanos), de Michael Mann, como Lea Papin em Sister My Sister; como Florence Banner na adaptação da BBC de Tipping the Velvet, a rainha Ana Bolena na primeira adaptação de The Other Boleyn Girl, e como Sabina Spielrein na peça The Talking Cure. May também dirigiu um curta-metragem, e está desenvolvendo um roteiro.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]