Joe Simpson (montanhista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Joe Simpson (nascido em 1960) é um alpinista inglês e autor de diversos livros. Ele é mais conhecido por seu livro Tocando o vazio que conta a real história da desastrosa tentativa de ascensão dos 6 344 metros do monte Siula Grande, nos Andes peruanos, por ele e Simon Yates em 1985, e pela adaptação cinematográfica deste seu livro em 2003.

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Vertente norte do Eiger

Simpson nasceu em 13 de agosto de 1960[1] em Kuala Lumpur, Federação da Malásia,[2] onde seu pai estava servindo no exército britânico. A partir do 8 anos de idade, Simpson estudou em diversas escolas na Grã-Bretanha, principalmente no Colégio Ampleforth e em vários países onde seu pai estava estacionado.[3] Ele tinha apenas 14 anos quando leu Aranha Branca: O clássico relatando a escalada do Eiger, um relato épico dos esforços para conquistar a Face Norte do Eiger por Heinrich Harrer, que escalou a então invicta face Norte com Anderl Heckmair, Kasparek Fritz e Ludwig Vorg em 24 de julho de 1938. Apesar dos perigos inerentes do montanhismo descrito no livro, essa leitura despertou no jovem uma paixão para as montanhas.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1985, Simpson e o parceiro de escalada Simon Yates fizeram uma primeira ascensão da face oeste com 6344 (20.813 pés) do Siula Grande, nos Andes Peruanos. Na descida, Simpson quebrou a perna e durante o subsequente auto-salvamento em uma tempestade, os dois se separaram. A subida foi quase fatal para os dois alpinistas, e seu calvário é descrito no livro de Simpson Touching the Void (Tocando o vazio).

Ao voltar para a Grã-Bretanha, Yates recebeu críticas por cortar a corda que sustentava Simpson mas este defendeu vigorosamente seu companheiro de equipe, dizendo que ele não tinha absolutamente nenhuma outra alternativa, dada a situação desesperadora.[4]

Simpson recebido numerosas operações cirúrgicas, como resultado das lesões nas pernas sofridas no Siula Grande. Os médicos disseram que ele nunca iria escalar novamente e que teria dificuldade para andar pelo o resto de sua vida. Após dois anos de reabilitação, ele estava de volta nas montanhas.

Ele fez seis tentativas frustradas na face norte do Eiger nos anos de 2000 a 2003 com seu regular parceiro de escalada Ray Delaney, mas todas foram abortadas pelo mau tempo.[5]

Durante a escalada do Pachermo com Mal Duff em 1991 no Nepal, em uma queda quebrou o tornozelo esquerdo, este evento é descrito no terceiro livro de Simpson 'Neste jogo de fantasmas'.

Seus últimos livros de não-ficção descrevem outras expedições e o seu sentimento muda para a critica do montanhismo extremo provocado pelas muitas mortes que cercam a perseguição do objetivo.

Um de seus livros, The Beckoning Silence, foi transmitido em um documentário exibido no Channel 4, em outubro de 2007.[6] O livro ganhou o 2003 National Book Award exterior (categoria Literatura exterior).

Simpson começou uma nova carreira como palestrante motivacional, abordando eventos corporativos em todo o mundo.

Seu best-seller, "Tocando o vazio", sobre as grandes dificuldades na escalada do "Siula Grande", foi traduzido para 23 línguas e vendeu 500.000 cópias em todo o mundo.[7]

Seu mais recente livro é o romance O Som da Gravidade.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Seus livros são de não ficção, exceto se anotado.

  • Tocando o vazio (Jonathan Cape) 1988
  • The Water People (ficção) (Jonathan Cape) 1992
  • This Game of Ghosts (Jonathan Cape) 1993
  • Storms of Silence (Jonathan Cape) 1996
  • Dark Shadows Falling (Jonathan Cape) 1997
  • The Beckoning Silence (Jonathan Cape) 2002
  • The Sound of Gravity (ficção) (Jonathan Cape) 2011

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://www.noordinaryjoe.co.uk/aboutme.asp
  2. http://www.bbc.co.uk/radio4/factual/desertislanddiscs_20040919.shtml
  3. This Game of Ghosts, p. 27.
  4. http://www.abc-of-mountaineering.com/info/joe-simpson.asp
  5. Simpson, Joe (22 outubro 2007). "Joe Simpson: My journey back into the void" The Daily Telegraph.
  6. "Joe Simpson: My journey back into the void" (22 outubro 2007). Página visitada em 3 de fevereiro 2008.
  7. http://www.noordinaryjoe.co.uk/news_item34.asp
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Joe Simpson (montanhista)


  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Joe Simpson».